in JM a 13.06.06
Deolinda foi «determinante»
O inspector Rui Manuel Figueira foi ontem ouvido pelo Tribunal da Ponta do Sol. O polícia garante o envolvimento de António Lobo nos «actos ilícitos» verificados na autarquia e classifica de «determinante» a ajuda da arquitecta no desfecho do caso.
O inspector Rui Manuel Figueira esteve, ontem, a ser ouvido no Tribunal da Ponta do Sol no âmbito do processo de alegada corrupção na Câmara Municipal local, que senta no banco dos réus cinco arguidos, todos com ligação à autarquia à data dos factos.
O inspector, que presenciou o momento da detenção da arquitecta Deolinda, após esta ter recebido 15 mil euros supostamente para serem entregues ao arguido António Lobo em troca da aprovação de um projecto do denunciante João Pestana, disse que as declarações da arquitecta foram «determinantes» para a investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária. Se não fosse o contributo de Deolinda, afirmou o inspector, detectar os processos ilegais seria como «encontrar uma agulha no palheiro».
in DN a 13.06.06
PJ explicou investigação
O inspector Figueiredo foi ouvido na sessão de ontem do julgamento do caso "Lobo" elucidando o tribunal sobre a forma como foi conduzido o processo
O inspector da Polícia Judiciária responsável pela investigação que levou à detenção do ex-presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, António Lobo, e de mais quatro pessoas, mostrou-se ontem, em tribunal, convicto da culpabilidade do ex-autarca.
«Não há dúvidas que o senhor António Lobo estava ligado a isto», respondeu o inspector Rui Faria Figueiredo ao procurador do Ministério Público, apontando como exemplos os 173 mil euros que foram encontrados em contas pessoais do ex-presidente da Câmara, as escutas telefónicas e o silêncio posterior no telefone de Lobo, após as primeiras detenções do caso.
A ausência de dúvidas de Faria Figueiredo contrastou com as muitas apresentadas na sessão de ontem do julgamento por Arnaldo Matos. O advogado de defesa de António Lobo questionou o inspector sobre a orientação das investigações, acusando a Polícia Judiciária de ter definido como «objectivo» o ex-autarca e as empresas camarárias. Segundo ele, a Judiciária orientou as investigações do caso com base em «conclusões», «conjecturas pessoais» e «especulações», por isso é que não tentou deter António Lobo em flagrante, como aconteceu com a arguida Deolinda.
Sol Social tem como objectivo a divulgação de notícias publicadas sobre o concelho da Ponta do Sol. Embora muitos poderiam associar o nome "Sol Social" a algo ligado ao social, ao "mundo vip", a ligação entre estas duas palavras surge de "Ponta do Sol" e de "Comunicação Social". Assim, teremos o Sol Social que pretende recolher informações sobre este concelho... serendipitymg@gmail.com
Tuesday, June 13, 2006
Monday, June 12, 2006
Menina com meningite acabou por falecer
Menina com meningite acabou por falecer
JM, 10-06-2006
A menina da Ponta do Sol que contraiu meningite e se encontrava em estado crítico no hospital do Funchal acabou por falecer, ontem, apesar de todos os esforços médicos para contrariarem o desenvolvimento daquela doença. Refira-se que, nesta mesma freguesia, no sítio do Carvalhal, foi registado, este ano, um outro caso de “sepsis meningocócica” em Janeiro, da qual faleceu uma criança de 2 anos.
JM, 10-06-2006
A menina da Ponta do Sol que contraiu meningite e se encontrava em estado crítico no hospital do Funchal acabou por falecer, ontem, apesar de todos os esforços médicos para contrariarem o desenvolvimento daquela doença. Refira-se que, nesta mesma freguesia, no sítio do Carvalhal, foi registado, este ano, um outro caso de “sepsis meningocócica” em Janeiro, da qual faleceu uma criança de 2 anos.
Friday, June 09, 2006
Menina de quatro anos internada com meningite
Publicada no Diário de Notícas a 9-06-2006
Pais das restantes crianças da Escola Básica do Lombo dos Canhas consideram que ela devia ter sido encerrada
Uma menina de quatro anos foi internada, ontem, na unidade de Cuidados Intensivos do Serviço de Pediatria do Hospital Central do Funchal sob fortes suspeitas de ter contraído uma meningite, ao que tudo indica da variante "sepsis meningocócica", hipótese que deverá ser confirmada dentro nas próximas 48 horas.
Dado que a criança infectada esteve de manhã na Escola Básica do Lombo dos Canhas, Ponta do Sol, os pais das outras crianças temem pela saúde destas, dado que consideram que o estabelecimento devia ser encerrado no seu todo, apesar da sala de aula e as crianças e professores que estiveram em contacto com a menina infectada terem sido alvo de medidas profiláticas.
Uma pequena nota distribuída aos pais, sob o título "Urgente", onde se dá conta de que uma "criança da pré dos 4 anos foi hospitalizada com meningite" e sugere o que fazer caso detectem determinados sintomas nos filhos, veio lançar mais intranquilidade.
O receio dos pais, que se diz geral, foi apresentado ao DIÁRIO nos seguintes termos: se há a possibilidade de haver mais crianças contagiadas, como prova a nota entregue aos pais, porque não decretaram temporariamente o encerramento da escola, dado que amanhã, (hoje) as crianças e os professores e restante pessoal vão novamente entrar em contacto uns com os outros?
A preocupação dos pais é de tal dimensão que já se fala num abaixo-assinado promovido com a intenção de requerer o encerramento da escola até ao momento em que as certezas sejam claramente superiores às dúvidas.
Contactado ontem à noite pelo DIÁRIO, o Delegado de Saúde do concelho da Ponta do Sol, o médico Fernando Patinha, assegurou que foram tomadas todas as medidas que a situação exigia e segundo os procedimentos que este tipo de caso impõe. No entanto escusou-se a aprofundar qual o seu teor por via telefónica.
As medidas profilaxia - conjunto de procedimentos que são accionados por forma a impedir a disseminação da doença - passam por acções de desinfecção dos espaços e veículos ou de medicamentação ou vacinação dos indivíduos que tenham estado em contacto com a pessoa infectada. Só hoje se sabe quais são as que foram tomadas.
Raul Caires
Pais das restantes crianças da Escola Básica do Lombo dos Canhas consideram que ela devia ter sido encerrada
Uma menina de quatro anos foi internada, ontem, na unidade de Cuidados Intensivos do Serviço de Pediatria do Hospital Central do Funchal sob fortes suspeitas de ter contraído uma meningite, ao que tudo indica da variante "sepsis meningocócica", hipótese que deverá ser confirmada dentro nas próximas 48 horas.
Dado que a criança infectada esteve de manhã na Escola Básica do Lombo dos Canhas, Ponta do Sol, os pais das outras crianças temem pela saúde destas, dado que consideram que o estabelecimento devia ser encerrado no seu todo, apesar da sala de aula e as crianças e professores que estiveram em contacto com a menina infectada terem sido alvo de medidas profiláticas.
Uma pequena nota distribuída aos pais, sob o título "Urgente", onde se dá conta de que uma "criança da pré dos 4 anos foi hospitalizada com meningite" e sugere o que fazer caso detectem determinados sintomas nos filhos, veio lançar mais intranquilidade.
O receio dos pais, que se diz geral, foi apresentado ao DIÁRIO nos seguintes termos: se há a possibilidade de haver mais crianças contagiadas, como prova a nota entregue aos pais, porque não decretaram temporariamente o encerramento da escola, dado que amanhã, (hoje) as crianças e os professores e restante pessoal vão novamente entrar em contacto uns com os outros?
A preocupação dos pais é de tal dimensão que já se fala num abaixo-assinado promovido com a intenção de requerer o encerramento da escola até ao momento em que as certezas sejam claramente superiores às dúvidas.
Contactado ontem à noite pelo DIÁRIO, o Delegado de Saúde do concelho da Ponta do Sol, o médico Fernando Patinha, assegurou que foram tomadas todas as medidas que a situação exigia e segundo os procedimentos que este tipo de caso impõe. No entanto escusou-se a aprofundar qual o seu teor por via telefónica.
As medidas profilaxia - conjunto de procedimentos que são accionados por forma a impedir a disseminação da doença - passam por acções de desinfecção dos espaços e veículos ou de medicamentação ou vacinação dos indivíduos que tenham estado em contacto com a pessoa infectada. Só hoje se sabe quais são as que foram tomadas.
Raul Caires
Poder local «precisa de mais mulheres»
Publicado a 09-06-2006 in Jornal da Madeira
Eleita há oito meses e meio presidente da Junta de Freguesia da Madalena do Mar, Sandra Teixeira é uma das poucas mulheres a assumirem um cargo político no poder local, em Portugal e na Região.
A autarca não tem problemas em afirmar que a política, e de um modo particular as câmaras e as juntas de freguesia, necessita de uma maior presença feminina, num mundo marcadamente masculino.
Sandra Teixeira considera que, muitas vezes, os seus colegas autarcas (homens) se focalizam muito na parte mais económica e no financiamento, esquecendo-se da vertente social, uma área onde as mulheres poderão dar um maior contributo, entende esta autarca, sublinhando que «não se trata de pensar com o coração», mas incluí-lo «nas tomada de decisões».
Sandra Teixeira diz que esta tem sido a sua postura e garante que «dá resultados positivos». Uma forma de agir que vai ao encontro das afirmações do presidente da Associação Nacional de Municípios, quando diz que o esforço dos autarcas deve agora direccionar-se para novas políticas, nomeadamente da competitividade e da coesão social.
A autarca acredita que o futuro passa precisamente por apontar nesta direcção.
No que toca à gestão financeira dos órgãos autárquicos, a nossa interlocutora considera que cabe ao Estado dar maior importância ao poder local e, por isso, «subsidiar mais, estabelecendo protocolos e planos de cooperação, no sentido de satisfazer mais a população e atribuindo mais autonomia, no caso das Juntas», disse, reconhecendo, no entanto, que a descentralização do poder em Portugal ainda «é uma grande dificuldade».
Tânia Caldeira
Eleita há oito meses e meio presidente da Junta de Freguesia da Madalena do Mar, Sandra Teixeira é uma das poucas mulheres a assumirem um cargo político no poder local, em Portugal e na Região.
A autarca não tem problemas em afirmar que a política, e de um modo particular as câmaras e as juntas de freguesia, necessita de uma maior presença feminina, num mundo marcadamente masculino.
Sandra Teixeira considera que, muitas vezes, os seus colegas autarcas (homens) se focalizam muito na parte mais económica e no financiamento, esquecendo-se da vertente social, uma área onde as mulheres poderão dar um maior contributo, entende esta autarca, sublinhando que «não se trata de pensar com o coração», mas incluí-lo «nas tomada de decisões».
Sandra Teixeira diz que esta tem sido a sua postura e garante que «dá resultados positivos». Uma forma de agir que vai ao encontro das afirmações do presidente da Associação Nacional de Municípios, quando diz que o esforço dos autarcas deve agora direccionar-se para novas políticas, nomeadamente da competitividade e da coesão social.
A autarca acredita que o futuro passa precisamente por apontar nesta direcção.
No que toca à gestão financeira dos órgãos autárquicos, a nossa interlocutora considera que cabe ao Estado dar maior importância ao poder local e, por isso, «subsidiar mais, estabelecendo protocolos e planos de cooperação, no sentido de satisfazer mais a população e atribuindo mais autonomia, no caso das Juntas», disse, reconhecendo, no entanto, que a descentralização do poder em Portugal ainda «é uma grande dificuldade».
Tânia Caldeira
Criança com infecção meningocócica
Publicada a 09-06-2006 in Jornal da Madeira
Corre perigo de vida no CHF
Uma criança de 4 anos, da Ponta do Sol, encontra-se internada nos Cuidados Intensivos Pediátricos do CHF, com prognóstico muito reservado, devido a ter contraído uma infecção sepsis meningocócica (meningite), sendo efectuadas medidas de profilaxia aos familiares e às pessoas que contactaram mais de perto a criança em causa.
Uma menina de quatro anos corre perigo de vida devido a uma infecção sepsis meningocócica, confirmou ontem o director clínico do Centro Hospitalar do Funchal. João Manuel Rodrigues confirmou ontem ao JM a existência da entrada no HCF de uma criança, do concelho da Ponta do Sol, com um quadro de sepsis meningocócia muito grave — com uma infecção generalizada por um micróbio que provoca a meningite — e que naquele momento (ao fim da tarde) encontrava-se internada nos Cuidados Intensivos Pediátricos com um prognóstico «muitíssimo reservado».
«É uma situação muito rara e muito grave, e nestas circunstâncias foram tomadas as recomendações determinadas pela Direcção Geral de Saúde, nomeadamente foi avisado o delegado de Saúde da área para serem adoptadas as providências necessárias, e efectuadas medidas de profilaxia (vacinação) aos familiares e às pessoas que contactaram mais de perto a criança em causa», frisou.
Relativamente à doença, aquele especialista refere que são situações pouco comuns e inesperadas, imprevisíveis e com uma evolução muito rápida, cujo prognóstico é severo e muitíssimo reservado. «Neste momento a criança encontra-se em tratamento, internada nos CIP, cujo desfecho é muito grave e desconhecido», frisou o director clínico do HCF.
Nos últimos meses foram detectadas já vários casos de sepsis meningocócica na Madeira, recordando a situação de uma menina de dois anos que faleceu em Janeiro deste ano, residente também na freguesia dos Canhas, tendo havido igualmente outros casos em Machico, no Caniçal e no Curral das Freiras.
Refira-se que o novo Programa Nacional de Vacinação (PNV), entrou em vigor no início deste ano, e já inclui a vacina contra a meningite C e o Ministério da Saúde lançou uma campanha de vacinação contra a doença, dirigida aos menores de 18 anos.
(...)
Corre perigo de vida no CHF
Uma criança de 4 anos, da Ponta do Sol, encontra-se internada nos Cuidados Intensivos Pediátricos do CHF, com prognóstico muito reservado, devido a ter contraído uma infecção sepsis meningocócica (meningite), sendo efectuadas medidas de profilaxia aos familiares e às pessoas que contactaram mais de perto a criança em causa.
Uma menina de quatro anos corre perigo de vida devido a uma infecção sepsis meningocócica, confirmou ontem o director clínico do Centro Hospitalar do Funchal. João Manuel Rodrigues confirmou ontem ao JM a existência da entrada no HCF de uma criança, do concelho da Ponta do Sol, com um quadro de sepsis meningocócia muito grave — com uma infecção generalizada por um micróbio que provoca a meningite — e que naquele momento (ao fim da tarde) encontrava-se internada nos Cuidados Intensivos Pediátricos com um prognóstico «muitíssimo reservado».
«É uma situação muito rara e muito grave, e nestas circunstâncias foram tomadas as recomendações determinadas pela Direcção Geral de Saúde, nomeadamente foi avisado o delegado de Saúde da área para serem adoptadas as providências necessárias, e efectuadas medidas de profilaxia (vacinação) aos familiares e às pessoas que contactaram mais de perto a criança em causa», frisou.
Relativamente à doença, aquele especialista refere que são situações pouco comuns e inesperadas, imprevisíveis e com uma evolução muito rápida, cujo prognóstico é severo e muitíssimo reservado. «Neste momento a criança encontra-se em tratamento, internada nos CIP, cujo desfecho é muito grave e desconhecido», frisou o director clínico do HCF.
Nos últimos meses foram detectadas já vários casos de sepsis meningocócica na Madeira, recordando a situação de uma menina de dois anos que faleceu em Janeiro deste ano, residente também na freguesia dos Canhas, tendo havido igualmente outros casos em Machico, no Caniçal e no Curral das Freiras.
Refira-se que o novo Programa Nacional de Vacinação (PNV), entrou em vigor no início deste ano, e já inclui a vacina contra a meningite C e o Ministério da Saúde lançou uma campanha de vacinação contra a doença, dirigida aos menores de 18 anos.
(...)
Wednesday, June 07, 2006
Novo infantário
in JM, a 07-06-2006
Infantário abre em Setembro
O infantário da Ponta do Sol, actualmente em fase final de construção, vai abrir as portas em Setembro. Neste momento, segundo a Secretaria Regional de Educação, está a decorrer o período de inscrições, na Delegação Escolar, cujo prazo termina no próximo dia 16.
O novo infantário da Ponta do Sol, já em construção, deverá ficar concluído até Setembro, altura em que deverá abrir as portas para um total de 91 crianças daquele concelho.
Neste momento, segundo a informação que recolhemos da Secretaria Regional de Educação, estão já abertas as inscrições, na Delegação Escolar, cujo prazo termina no próximo dia 16.
Conforme nos foi referido pelo director regional de Planeamento e Recursos Educativos, «o edifício tem capacidade para três berçários, que poderão acolher até 36 crianças, duas salas de actividades, para 30 crianças, e uma sala de jardim-de-infância, para 25 crianças, para um total de 91 crianças».
Segundo Nuno Araújo, «a sala dos três anos deverá responder às crianças que vêm da creche, seguindo para as salas de educação pré-escolar, nas escolas de 1.º ciclo (a tempo inteiro), que responderão às restantes necessidades, assegurando uma cobertura plena nessas idades (dos 3 aos 5 anos), sem prejuízo dos estabelecimentos particulares existentes, que foram e são considerados parte fundamental naquela cobertura».
Os custos de frequência, tal como referiu o director regional de Planeamento e Recursos Educativos, serão os aplicáveis a toda a rede regional.
A disponibilização desta estrutura, tal como afirmou, «virá cobrir uma necessidade na freguesia e no concelho, até agora servido apenas, nos Canhas, por um estabelecimento particular. O infantário “O Balão” também será “aliviado” nalguma pressão, pois a sua área geográfica de influência (pela inexistência de estabelecimento local) também abrangia a Ponta do Sol».
O edifício, agora em fase final de construção, possui, segundo Nuno Araújo, excelentes condições, incluindo, para além dos espaços (salas específicas) para as crianças, uma sala polivalente e recreios exteriores, cozinha e refeitórios e espaços de gestão e para o pessoal.
A obra, tal como afirmou, «está a ser concretizada à responsabilidade da Direcção Regional de Obras Públicas [SREST] com base em programa da SRE».
Marsílio Aguiar
Infantário abre em Setembro
O infantário da Ponta do Sol, actualmente em fase final de construção, vai abrir as portas em Setembro. Neste momento, segundo a Secretaria Regional de Educação, está a decorrer o período de inscrições, na Delegação Escolar, cujo prazo termina no próximo dia 16.
O novo infantário da Ponta do Sol, já em construção, deverá ficar concluído até Setembro, altura em que deverá abrir as portas para um total de 91 crianças daquele concelho.
Neste momento, segundo a informação que recolhemos da Secretaria Regional de Educação, estão já abertas as inscrições, na Delegação Escolar, cujo prazo termina no próximo dia 16.
Conforme nos foi referido pelo director regional de Planeamento e Recursos Educativos, «o edifício tem capacidade para três berçários, que poderão acolher até 36 crianças, duas salas de actividades, para 30 crianças, e uma sala de jardim-de-infância, para 25 crianças, para um total de 91 crianças».
Segundo Nuno Araújo, «a sala dos três anos deverá responder às crianças que vêm da creche, seguindo para as salas de educação pré-escolar, nas escolas de 1.º ciclo (a tempo inteiro), que responderão às restantes necessidades, assegurando uma cobertura plena nessas idades (dos 3 aos 5 anos), sem prejuízo dos estabelecimentos particulares existentes, que foram e são considerados parte fundamental naquela cobertura».
Os custos de frequência, tal como referiu o director regional de Planeamento e Recursos Educativos, serão os aplicáveis a toda a rede regional.
A disponibilização desta estrutura, tal como afirmou, «virá cobrir uma necessidade na freguesia e no concelho, até agora servido apenas, nos Canhas, por um estabelecimento particular. O infantário “O Balão” também será “aliviado” nalguma pressão, pois a sua área geográfica de influência (pela inexistência de estabelecimento local) também abrangia a Ponta do Sol».
O edifício, agora em fase final de construção, possui, segundo Nuno Araújo, excelentes condições, incluindo, para além dos espaços (salas específicas) para as crianças, uma sala polivalente e recreios exteriores, cozinha e refeitórios e espaços de gestão e para o pessoal.
A obra, tal como afirmou, «está a ser concretizada à responsabilidade da Direcção Regional de Obras Públicas [SREST] com base em programa da SRE».
Marsílio Aguiar
Tuesday, June 06, 2006
Julgamento (cont.)
Motorista de Lobo admite ter transportado dinheiro
in DN, a 06-06-2006
Arnaldo Matos condenou a forma como o procurador do MP inquiriu a testemunha ontem chamada pelo tribunal
Luís Diogo Pereira, motorista de António Lobo entre 2000 e 2004, quando o autarca presidia a Câmara Municipal da Ponta do Sol, foi ontem convocado pelo tribunal para ser inquirido sobre factos apresentados em audiência pelo ex-fiscal municipal, João Silva, e cuja veracidade, o colectivo de juízes pretendia avaliar. Interrogada pelo procurador do Ministério Público, a testemunha admitiu ter transportado documentos, valores e dinheiro que seriam alegadamente depositados a favor do ex-presidente, António Lobo. Seguiu-se uma "chuva" de requerimentos.
Juiz pede contenção
in JM, a 06-06-2006
Na sessão de ontem do julgamento de alegada corrupção na Câmara Municipal da Ponta do Sol, que senta no banco dos réus cinco arguidos, o juiz-presidente do colectivo pediu contenção nas palavras a Arnaldo Matos.
Arnaldo Matos, defensor do antigo presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, foi, ontem, aconselhado pelo juiz-presidente do colectivo, Filipe Câmara, a conter-se nos comentários quando inquiria Maria Rosário, directora de Serviços do Gabinete de Gestão do Território da Secretaria Regional do Equipamento Social e Transportes.
in DN, a 06-06-2006
Arnaldo Matos condenou a forma como o procurador do MP inquiriu a testemunha ontem chamada pelo tribunal
Luís Diogo Pereira, motorista de António Lobo entre 2000 e 2004, quando o autarca presidia a Câmara Municipal da Ponta do Sol, foi ontem convocado pelo tribunal para ser inquirido sobre factos apresentados em audiência pelo ex-fiscal municipal, João Silva, e cuja veracidade, o colectivo de juízes pretendia avaliar. Interrogada pelo procurador do Ministério Público, a testemunha admitiu ter transportado documentos, valores e dinheiro que seriam alegadamente depositados a favor do ex-presidente, António Lobo. Seguiu-se uma "chuva" de requerimentos.
Juiz pede contenção
in JM, a 06-06-2006
Na sessão de ontem do julgamento de alegada corrupção na Câmara Municipal da Ponta do Sol, que senta no banco dos réus cinco arguidos, o juiz-presidente do colectivo pediu contenção nas palavras a Arnaldo Matos.
Arnaldo Matos, defensor do antigo presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, foi, ontem, aconselhado pelo juiz-presidente do colectivo, Filipe Câmara, a conter-se nos comentários quando inquiria Maria Rosário, directora de Serviços do Gabinete de Gestão do Território da Secretaria Regional do Equipamento Social e Transportes.
Subscribe to:
Posts (Atom)