Wednesday, October 11, 2006

Falta de meios condiciona limpeza de ribeira

in DN a 11-10-2006


A Ribeira da Caixa divide os concelhos da Ribeira Brava e da Ponta do Sol.


Falta de meios condiciona limpeza de ribeira

A câmara da Ponta do Sol já oficiou por três vezes a Secretaria do Equipamento para tratar do assunto


Há mais de seis meses que a população que reside próximo à Ribeira da Caixa, no Lugar de Baixo, concelho da Ponta do Sol, está preocupada com o estado em que se encontra aquele local por onde corre a água.

Além das ervas que crescem no leito daquela ribeira a terra amontoou-se e quando a água voltar a passar pelo local não tem espaço para sair.

Perante uma queda intensa de chuva, pode provocar uma tragédia porque a água pode galgar o passeio o inundar a promenade.

Os populares que contactaram o DIÁRIO a denunciar a situação explicaram que a Câmara da Ponta do Sol tem conhecimento da situação e ainda não limpou a referida ribeira.

Contactado pelo DIÁRIO, o presidente da Câmara, Rui Marques, disse ter informado por três vezes a Secretaria Regional do Equipamento Social e Transporte (SRES) para tratar do assunto.

Citando o último ofício que recebeu no mês passado, o autarca referiu que a SRES informou que «quando houver disponibilidade e meios» vão proceder à limpeza do leito da ribeira.

Acontece que desde Janeiro que o presidente da edilidade da Ponta do Sol insiste em ver o problema resolvido, mas a situação continua a ser adiada.

Ainda ontem, Rui Marques esteve reunido com Santos Costa em que voltou a abordar o problema que se arrasta há muito tempo. O secretário regional deu instruções à Direcção de Serviços de Hidráulica para tratar do assunto com brevidade.


Filipe Gonçalves

Friday, October 06, 2006

Câmara da Ponta do Sol reabre teleférico dos Canhas

in DN 06-10-2006




O meio de transporte já foi utilizado por agricultores em Setembro, para fazerem o transporte das uvas.






Câmara da Ponta do Sol reabre teleférico dos Canhas

O transporte, de forma gratuita, só pode ser usado pelos agricultores aos domingos, segundas e quartas


Já está em funcionamento o teleférico dos Canhas que vai servir de apoio aos agricultores da zona baixa daquela freguesia, podendo ser utilizado sem qualquer custo financeiro.

Por questões de segurança, o meio de transporte tem uma capacidade máxima de 400 quilos. O presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Rui Marques, explicou, ao DIÁRIO, que «os agricultores podem usá-lo para descer. Depois carregam o teleférico e sobem ao final do dia, ou então quando o carregamento estiver concluído».

Rui Marques explicou que o atraso em pôr o teleférico operacional deveu-se a questões ligadas aos recursos humanos. O autarca referiu que havia necessidade de conseguir funcionários que tivessem formação ligada a este meio de transporte.

No entanto, a «contenção de despesas» a que a Câmara está sujeita fez com que a autarquia optasse por deslocar funcionários que estavam a desempenhar funções na Câmara para laborar no teleférico. «Tenho de agradecer a esses funcionários que tinham outras funções e acabaram por se disponibilizar em trabalhar no teleférico», disse o edil.

A obra inclui ainda um pequeno arruamento que liga duas zonas agrícolas que se encontravam inacessíveis. Este meio de transporte percorre uma distância aproximada de 270 metros. O teleférico que vai beneficiar os agricultores funciona aos domingos e quartas, das 10h00 às 15h00, e segundas-feiras, das 10h00 às 13h00.

Apesar de existir um horário de funcionamento preestabelecido, Rui Marques disse, ao DIÁRIO, que está sujeito a alteração, «caso algum agricultor solicite».


Filipe Gonçalves

Tunas desfalcadas mantêm evento

in DN a 05-10-2006

Tunas desfalcadas mantêm evento

Actuações estão espalhadas pela Ponta do Sol, Câmara de Lobos e Funchal



O VI Festival Internacional de Tunas do Atlântico fica marcado pela ausência de uma tuna estrangeira. A organização viu-se a braços com uma desistência de última hora que lesou a edição deste ano, contando apenas com três formações nacionais a concurso.

A Cuarentuna de Derecho de Valência havia sido dada como certa, mas acabou por desvincular-se do compromisso para atender a um pedido da UNESCO, para actuar em Seul, adiantou Rui Sousa, sobre o evento, a decorrer na Madeira de hoje até sábado.

A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, a Luz e Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa e a TASCA - Tuna Académica de Setúbal Cidade de Almada são as que integram o Festival na vertente de competição. Além destas, actuam ainda a Tuna D'Elas, como convidada, e a Estudantina, responsável pela organização do evento.

O programa arranca na quinta-feira com a actuação no Centro Cultural John dos Passos e com serenatas na Ponta do Sol, pelas 21h30, terminando com a festa no FX Bar, no Funchal. Na sexta, as actividades são retomadas com um Madeira de Honra, na Câmara Municipal do Funchal, às 16h00, e continuam com um desfile na Avenida Arriaga, onde será atribuído o prémio "Melhor Passa-Calles". Pelas 22h30, os participantes actuam no centro histórico de Câmara de Lobos, antes de terminarem a festa no Copacabana Bar.

O ponto alto do Festival Internacional de Tunas do Atlântico acontece no sábado, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Os prémios Melhor Tuna, Melhor Instrumental, Melhor Solista, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte e Tuna mais Tuna, entre outros, serão entregues depois da actuação, agendada para as 21h00. Este evento é de entrada paga. Os bilhetes custam cinco euros e podem ser adquiridos no Teatro ou junto da organização.

Este festival é co-produzido pela Comissão dos 500 Anos do Funchal.


Paula Henriques

Nova Lei de Finanças Locais beneficia seis Câmaras

in DN a 5-10-2006

Nova Lei de Finanças Locais beneficia seis Câmaras

Na Região, apenas o Porto Santo perde dinheiro; seis autarquias vão receber mais e quatro ficam como estão


Oito Câmaras da Madeira não podem perder receitas do Estado por terem mais de 50 por cento do território como área protegida.





Apesar das críticas da generalidade dos autarcas, a nova Lei das Finanças Locais apresenta indicadores aparentemente menos dramáticos em relação aos municípios da Madeira.

De acordo com a projecção feita a partir dos cálculos apresentados, esta terça-feira, pelo Governo da República aos autarcas, seis dos onze concelhos da Região podem contar com aumentos, mesmo que ligeiros, nas transferências do Orçamento de Estado. As mesmas contas mostram que há quatro concelhos que terão em 2007 o mesmo que recebem este ano e apenas o Porto Santo terá de contar com menos cinco por cento.

Câmara de Lobos, Machico, Ponta do Sol e Ribeira Brava são os concelhos que terão um aumento de 2,3 por cento - a maior percentagem em relação aos municípios da Madeira -, enquanto Funchal e Santa Cruz vão receber mais um por cento. Exactamente com o mesmo dinheiro do Estado vão ficar as Câmaras da Calheta, do Porto Moniz, de Santana e de São Vicente.

Uma das formulas de cálculo da nova lei prevê que municípios com mais de 50 por cento do território com áreas protegidas não possam perder mais receitas. No caso da Madeira, estão nessa situação oito concelhos: Calheta, Câmara de Lobos, Machico, Ponta do Sol, Porto Moniz, Ribeira Brava, Santana e São Vicente. Esta medida acaba por funcionar como um mecanismo de compensação aos municípios com maiores áreas de protecção ambiental, onde o investimento é condicionado, o que se traduz numa diminuição dos impostos locais.

Seguindo os indicadores apresentados pelo ministro António Costa, em termos nacionais, há 36 concelhos que vão receber menos, 184 ficam como estão e 88 terão uma variação positiva.

Áutarcas têm de se adaptar

Filipe Sousa, membro da Associação Nacional de Autarcas do PS, foi um dos elementos que participaram, terça-feira, numa reunião com o ministro António Costa. Pelo que ouviu, o vereador de Santa Cruz considera que a nova lei é mais correcta. O autarca recorda que o novo quadro legislativo valoriza os cidadãos, política que tem reflexos na distribuição de verbas.

Em relação à Região, Sousa sublinha que apenas o Porto Santo é penalizado, situação que pode ser revista com a revisão dos impostos locais. Este autarca socialista admite algumas discordâncias, nomeadamente pela desvalorização do papel da oposição na análise às contas, mas acredita que, globalmente, a nova lei é aceitável e que tem mecanismos para evitar penalizações. «É preciso é que os autarcas se adaptem», disse.

Ainda segundo a nova lei, no caso da Madeira, apenas a Câmara de Machico já esgotou a capacidade de endividamento, esclarece Filipe Sousa.


Miguel Silva

Thursday, October 05, 2006

Melhores alunos da Madeira frequentam escolas da capital

in DN a 05-10-2006

Melhores alunos da Madeira frequentam escolas da capital


"Gala de Mérito" distinguiu estudantes de 32 escolas, com o sexo masculino a arrecadar as notas mais altas da Região

Saber e competências: estas são, frisou Francisco Fernandes, as «armas» para vencer. O secretário alertou os estudantes para os efeitos da globalização no mercado laboral.

"Gala de Mérito" - uma iniciativa da Associação Insular de Geografia, em parceria com o DIÁRIO - premiou os melhores resultados académicos da Região. No secundário, a nota mais alta pertence a Pedro Vieira que, com a média de 19,5, quer seguir medicina. Pedro Abreu foi o melhor aluno do 3º ciclo.


São ambos rapazes, estudam no Funchal e em comum têm, também, o nome. Pedro Abreu e Pedro Vieira arrecadaram ontem o prémio de melhores alunos da Região Autónoma da Madeira, nas categorias de 3º ciclo e ensino secundário, respectivamente.

Organizada pela Associação Insular de Geografia (AIG), em parceria com o DIÁRIO, a "Gala de Mérito" voltou a homenagear os melhores alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário. Desta vez, o cenário escolhido para a cerimónia que homenageou estudantes do ano lectivo 2005/2006 foi o Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol.

Entre aplausos, sorrisos de satisfação, elogios e muita música, os 44 estudantes afectos a 32 estabelecimentos de ensino receberam a recompensa pelos melhores resultados académicos: um diploma e um prémio monetário.

Incentivar a excelência sem rotular os alunos como piores ou melhores é este, para Francisco Fernandes, o objectivo desta iniciativa que, para além dos melhores alunos de cada escola, distinguiu as notas mais altas por concelho e os resultados mais notáveis de toda a Região.

Ontem, o secretário regional da Educação fez votos para que o evento se prolongue por muitos anos, à semelhança do que acontece nas «sociedades que apostam no seu crescimento».

Francisco Fernandes fez ainda questão de partilhar com os estudantes alguns "ensinamentos" que só a experiência torna perceptíveis. «O tempo passado na escola é aquele que vai deixar mais saudade. Aproveitem-no bem», aconselhou.

Os conselhos do governante foram mais longe. Francisco Fernandes lembrou aos jovens que, num mundo globalizado, as «armas para vencer» são o saber e as competências. Actualmente, vincou, o mercado laboral é disputado por pessoas das mais diferentes nacionalidades, pelo que a formação deve ser mais rigorosa.

«Hoje em dia, tirar um curso no estrangeiro é banal», exemplificou o secretário regional da Educação.

Quem também subiu ao palco para homenagear os melhores alunos madeirenses foi o representante da AIG. Jorge Sousa dedicou a gala a toda a comunidade educativa que, desde os funcionários aos encarregados de Educação até os professores, contribuíram para o sucesso escolar dos alunos, ontem, premiados.

Já o líder da Câmara Municipal da Ponta do Sol aproveitou a ocasião para manifestar o seu total apoio a iniciativas congéneres. Rui Marques não esqueceu os alunos não premiados, endereçando-lhes uma palavra de incentivo para o próximo ano lectivo.

Melhores alunos são rapazes e estudam no funchal

Pedro Vieira tem 16 anos e uma média de 19,5. O melhor aluno do ensino secundário da Região frequentou, no ano lectivo 2005/2006, a Escola Gonçalves Zarco e pretende seguir medicina. Para o jovem estudante, o prémio atribuído pela "Gala de Mérito" é o «culminar de 11 anos de trabalho» e um incentivo para o ingresso no ensino superior.

Pedro tem quase tudo planeado. Sabe que quer ser médico e até já elegeu as universidades do Minho e do Porto como as academias predilectas para concretizar esse sonho.

Mais jovem, Pedro Abreu não é menos empenhado. O estudante afecto à Horácio Bento Gouveia atribui as suas notas a «muita dedicação» e horas de estudo.


Patrícia Gaspar

Tuesday, October 03, 2006

Quinteto italiano toca hoje na Ponta do Sol



Cultura

Quinteto italiano toca hoje na Ponta do Sol

03-10-2006

Hoje, terminam na Madeira as comemorações do Dia Mundial da Música, efeméride celebrada internacionalmente no dia 1 de Outubro, mas cujo programa de celebrações foi prolongado.

Assim, realiza-se hoje, às 21h00, mais um concerto do Quinteto a plettro "Giuseppe Anedda", aberto ao público e que terá lugar no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol. Conforme revela a Direcção Regional dos Assuntos Culturais, «contrariamente ao programa apresentado no concerto no Teatro Municipal Baltazar Dias, o Quinteto a plettro "Giuseppe Anedda" vai efectuar um programa barroco, constituído por composições originais e não originais, em que o bandolim entra na esfera musical que mais lhe pertence».


João Filipe Pestana

"Gala de Mérito" premeia melhores alunos da Região



"Gala de Mérito" premeia melhores alunos da Região

A entrega de prémios da iniciativa da Associação de Geografia/DIÁRIO é já amanhã no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol


in DN a 03-10-2006






O Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, acolhe amanhã, quarta-feira, a partir das 15:00, a 3.ª edição da "Gala de Mérito" académico promovida pela Associação Insular de Geografia (AIG), em parceria com o DIÁRIO.

À cerimónia associar-se-á o secretário regional da Educação, Francisco Fernandes, assim como o presidente da Câmara da Ponta do Sol.

A iniciativa visa premiar os melhores alunos do 3.º Ciclo e Secundário da Região no ano lectivo 2005/2006. Ao todo, estão envolvidas 32 escolas públicas e privadas. Há 3 anos, na 1.ª gala, que decorreu em Machico, eram apenas 14 escolas. No ano passado, a gala decorreu no Estreito de Câmara de Lobos e envolveu 31 escolas.

Serão distribuídos 68 prémios por 44 alunos dos 32 estabelecimentos de ensino de toda a Região. Os critérios adoptados pela organização foram a avaliação (a melhor nota) mas também a atitude (disciplina). «O saber e o saber estar», sintetizou o presidente da AIG, Joaquim Sousa.

Para o dirigente da AIG, são estes "Cristianos Ronaldos e Ronaldinhos" das notas que devem servir de exemplo aos demais numa discriminação positiva que vale a pena premiar.

Dar um contributo na valorização do mérito e da excelência dos jovens estudantes é um dos objectivos da iniciativa que "premeia" também toda a comunidade educativa, desde os professores, pais, auxiliares de educação e todos os que trabalham para que as escolas da Madeira tenham melhores indicadores no "ranking" nacional.

Na gala, que terá alguns momentos musicais a cargo da Câmara da Ponta do Sol, serão entregues troféus, diplomas e um prémio ao melhor aluno de cada escola. O melhor aluno de cada concelho, no 3.º Ciclo e Secundário, será também premiado, assim como o melhor aluno da Região no 3.º Ciclo e o melhor aluno no Secundário. São todos alunos com médias altas a rondar os 5 (3.º Ciclo) e os 20 valores (Secundário).

No ano passado, a gala contou com o "prémio de mérito geográfico", para os melhores da disciplina de Geografia, mas essa distinção foi, este ano, autonomizada. Caiu também a parceria com a RTP-M.


Emanuel Silva