Thursday, January 11, 2007

Ponta do Sol tem oito novas obras


in JM a 11-01-2007

Tratamento especial» devido ao investimento «fraquinho» previsto no Programa de Governo

Ponta do Sol tem oito novas obras

Alberto João Jardim destacou o prejuízo que a impugnação interposta pelo PS no Tribunal Constitucional está a provocar num investimento imobiliário na zona do Lugar de Baixo.


A Câmara Municipal da Ponta do Sol vai receber um «tratamento muito especial» até ao final desta legislatura, com a inclusão de oito novas obras.

A decisão, conhecida, ontem, no final da reunião do Governo Regional com o município pontassolense, resultou da ponderação de alguns factos, entre os quais este ser o concelho com menos volume de investimentos, apenas 31, neste Programa de Governo.
«O programa estava muito fraquinho» face às obras previstas para os restantes concelhos, comparou Alberto João Jardim.



O concelho ganha, assim, mais oito obras, mas duas das previstas tiveram o seu início adiado para o próximo ano, como tem acontecido em todos os outros concelhos visitados pelo Executivo madeirense.

Os deslizes de 2007 para 2008 são as obras do polidesportivo no Sítio do Pomar de São João e a pavimentação de uma estrada que liga o Barreiro às Feiteiras e ao sítio do Pinheiro.

Quanto aos novos investimentos não previstos no Programa de Governo, Alberto João Jardim disse que cinco dos oito são na freguesia da Ponta do Sol. Quatro são caminhos/estradas; o quinto será a consolidação da falésia no Lugar de Baixo.

Esta intervenção é para «começar já», decidiu. Isto também porque está previsto para a zona um projecto imobiliário a cargo da Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste, estimado em «dois ou três milhões de contos». Acontece, no entanto, que o investimento se encontra, neste momento, suspenso devido a uma acção colocada pelo PS no Tribunal Constitucional, alegando uso indevido do domínio público marítimo, segundo disse ontem Jardim.

«O PS, brilhantemente, descobriu que não se pode fazer casas perto do mar, no domínio público marítimo, e foi para o Tribunal Constitucional», contou Jardim, evidenciando o prejuízo que representa a paragem desta obra. Mas Jardim também focou outro dano, ou seja, «o prejuízo que essa raça e essa seita vem fazendo à Região Autónoma da Madeira ultimamente».

Alberto João Jardim garantiu que a freguesia da Ponta do Sol vai continuar a crescer a norte. Aqui destaque para a decisão de não fazer um novo mercado no novo eixo norte da freguesia, como previsto. Esta obra será substituída por uma escola do 1.º ciclo. Este novo espaço de ensino irá inactivar as actuais instalações escolares localizadas perto do centro John dos Passos. Este espaço ficando vago será vendido pelo Governo. Com esta verba mais aquela que estava destinada para o novo mercado serão satisfeitas as despesas da nova escola.

Por outro lado, ficou também decidido que a Recta dos Canhas não sofrerá intervenção. Em substituição será beneficiada a ligação entre a Recta dos Canhas e o Carvalhal e haverá uma via expresso entre a Ponta do Sol e os Canhas. Perto da rotunda da Ponta do Sol vai nascer um jardim municipal.

Seis deslizes na Ribeira Brava
As 61 obras previstas para o concelho da Ribeira Brava serão todas lançadas no decurso desta legislatura, disse ontem Alberto João Jardim após a reunião com a vereação local, liderada por Ismael Fernandes.
Tal como tem acontecido noutros concelhos onde o Governo se tem reunido, também este município verá o início de algumas obras transitar deste ano para 2008. No caso, serão seis deslizes.

Entre as obras cujos inícios passam para o próximo ano está a nova Escola Básica e Secundária da Ribeira Brava, bem como a Praceta de São Paulo.
Também o projecto de canalização e regularização da Ribeira da Tabua desliza para 2008, o mesmo se passando com a estrada que irá ligar o Massapez à Fonte Cruzada.
Há ainda outros dois investimentos a sofrerem adiamentos de um ano. Um é a recuperação da capela da Mãe de Deus, o outro é o Caminho Zimbreiros-Voltas.
Após ter feito o ponto de situação de todas as obras, que decorrem segundo o previsto, o presidente do Governo Regional explicou que estes deslizes decididos em todos os concelhos visitados estão a acontecer tendo como pano de fundo «o pior cenário da Lei de Finanças Regionais», bem como está a ser tido em conta as alterações resultantes das perdas de fundos comunitários.

Por outro lado, e confrontado com declarações de Jacinto Serrão, que disse que nada valerá a intervenção do Presidente da República no sentido de promover a cooperação entre os governos Central e Regional se Jardim não mostrar outra atitude, o presidente do Governo respondeu que não ouve «esse ignoto, líder do PS». Quanto à acusação de Jacinto Serrão de que Jardim estaria a revelar «desorientação» nas reuniões que agora tem mantido com as câmaras, o presidente disse: «Eles tentaram que a gente ficasse desorientados, mas, no fim, vamos ver quem é que ri melhor».


Alberto Pita

Ponta do Sol ganha mais oito obras

Ponta do Sol ganha mais oito obras

Foi feita "justiça" ao concelho com menor volume de investimentos do Governo para o actual mandato

in DN a 11-01-2007

Muito por culpa da dimensão da Ponta do Sol, o executivo madeirense tinha previsto realizar apenas 31 investimentos durante o actual mandato. Mas a "injustiça" - como qualificou Alberto João Jardim - de que foi alvo o concelho aquando da elaboração do Programa de Governo, dado o número de obras previstas para os restantes municípios do arquipélago, acabou por ser reparada.

A reunião de ontem dos membros do Governo com a vereação de Rui Marques saldou-se com o agendamento da realização de mais oito obras no concelho. Dois caminhos rurais no sítio do Pomar São João, o caminho municipal Ingriota-Terças e o caminho Levada-Vargem-Lombada, mais a consolidação da falésia sobranceira à Marina do Lugar de Baixo.

A construção do mercado municipal foi trocada pela edificação de uma nova escola do 1º ciclo, mudança determinada pela procura na instalação de supermercados privados e porque já existe o mercado de produtos agrícolas dos Canhas.

A ligação via expresso em túnel entre a Ponta do Sol e os Canhas foi outra novidade anunciada pelo presidente do Governo Regional. As obras que "deslizaram", ou seja, foram adiadas para 2008, são a construção do polidesportivo do sítio do Pomar São João e a pavimentação da estrada entre Barreio-Feiteiras e o sítio do Pinheiro.

Raul Caires

Wednesday, January 10, 2007

Pontassolense joga em Braga Nacional recebe... 'carrasco'

in DN a 10-01-2007


Pontassolense joga em Braga Nacional recebe... 'carrasco'

O sorteio para a quinta eliminatória da Taça de Portugal determinou ainda que a Camacha vai jogar a Pinhal Novo



O sorteio da quinta eliminatória da Taça de Portugal, realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol, foi madrasto para o Pontassolense, a única equipa que em Portugal ainda não sofreu qualquer derrota esta temporada. Então, ditou o sorteio que a formação da Ponta do Sol jogue no reduto do Sporting de Braga, uma das melhores equipas nacionais... a seguir aos 'grandes'.

Os bracarenses, que na ronda anterior 'despacharam' o Portimonense, são claramente favoritos para o embate com os madeirenses, que mereciam melhor sorte nos desígnios do sorteio, atendendo à época que estão a realizar. Se é verdade que nada está perdido, não será errado afirmar que poucas hipóteses terá o Pontassolense.

Quanto ao Nacional terá a honra de receber o 'carrasco' do Marítimo. O Penafiel é o 'senhor que se segue' na carreira dos alvinegros e todos os cuidados serão poucos, bastando ter em conta a precoce eliminação dos verde-rubros. Qualquer deslize poderá, assim, ser fatal para a turma alvinegra, que terá de preparar este jogo da melhor forma possível para evitar os dissabores vividos pelo velho rival.

A Camacha, a terceira equipa madeirense sobrevivente nesta competição, terá a missão de jogar no reduto do Pinhalvonense, que é treinado pelo conhecido Rui Nascimento, que foi adjunto de Manuel Cajuda no Marítimo. Rui Nascimento conhece, por isso, a realidade insular, mas a Camacha também tem argumentos para sonhar com a passagem à sexta eliminatória da prova rainha do futebol nacional.

Os jogos da quinta eliminatória da Taça de Portugal jogam-se a 21 de Janeiro.

Carlos Brito confiante

O treinador do Nacional, Carlos Brito, ficou satisfeito com o sorteio da quinta eliminatória da Taça de Portugal, ainda que tenha alertado para o perigo chamado Penafiel. "O facto de jogarmos em casa é sempre importante, mas isso não nos garante, de forma alguma, a passagem à eliminatória seguinte. Os jogos da Taça têm cariz totalmente diferente daqueles que são disputados no campeonato e aquilo que me apercebo, ao contrário do que acontecia há uns anos, que há mais gente a sonhar com a possibilidade de ir à final da competição. Vamos observar o Penafiel, prometendo que não iremos encarar este jogo de forma desleixada".


Filipe Sousa

Cooperação depende de pedido de desculpas

10-01-2007

Cooperação depende de pedido de desculpas


90% das obras anunciadas para a Ponta do Sol estão por cumprir, acusa o PS


Qualquer tentativa de diálogo entre os Governos Regional e da República só é viável se Jardim mostrar arrependimento pelo "registo de ofensa" e pela "guerrilha" contra o primeiro-ministro. O alerta é do líder do PS-Madeira.

Ontem, na Ponta do Sol, Jacinto Serrão considerou ainda que não vale a pena o líder do Executivo madeirense apelar à intervenção de Cavaco Silva, se não provar que está interessado em acabar com "os insultos" e com o seu "baixo nível educacional".

O presidente do PS-M acredita que o facto de Jardim ter admitido, na passada segunda-feira, que Belém também deve ter iniciativa para promover a cooperação institucional entre as Regiões Autónomas e o Governo central é já um "pedido de desculpas implícito" e "uma manifestação clara do arrependimento".

Ainda assim, Serrão deixa um aviso: "O Presidente da República não é muito dado a jantarinhos, nem o primeiro-ministro".

No entender do líder do PS, a confirmar-se a intervenção de Cavaco Silva, será o próprio Presidente da República a 'fazer' com que o líder do GR peça desculpa aos membros do Governo central.

As declarações de Serrão foram proferidas ontem no intervalo de um encontro promovido com os autarcas do PS da Ponta do Sol. Um dia antes de Jardim se reunir com a Câmara local, os socialistas acusaram o governo "laranja" de prejudicar o concelho, cortar no investimento e não concretizar as obras anunciadas.

Nas palavras do vereador José Manuel Coelho, a Ponta do Sol é, hoje, um concelho endividado e sem capacidade para investir. "A meio do mandato, 90% das obras anunciadas estão por concretizar", acusa o socialista que considera também urgente a revisão do Plano Director Municipal.


Patrícia Gaspar

"Queremos continuar na Taça e no primeiro lugar da II divisão"

Com 20 anos, Mário Rondon aspira jogar na Liga portuguesa.


"Queremos continuar na Taça e no primeiro lugar da II divisão"

Objectivos delineados por Mário Rondon, jogador do Pontassolense que vem revelando veia de goleador

in DN a 09-01-2007



Mário Rondon continua a ser um dos destaques da equipa do Pontassolense. Não apenas no campeonato, onde a equipa é líder da Série A da II Divisão e o avançado o melhor marcador, como na Taça de Portugal, com o conjunto da Ponta de Sol apurado para a quinta eliminatória, tendo Rondon tido um papel importante ao assinalar o segundo golo da vitória (2-1) sobre o Olivais e Moscavide, da Liga de Honra.

Venezuelano, Rondon veio para a Madeira representar o Marítimo mas problemas burocráticos - tinha estatuto de estrangeiro e a 'papelada' necessária tardou a chegar do país de Simon Bolivar - obstaram ao sucesso como 'verde-rubro'. "Na Ponta de Sol fui muito bem recebido e acabaram por tratar de tudo" conta o jovem de 20 anos que deixou os pais na Venezuela e vive, na casa de tios, na Ribeira Brava. Chegar ao futebol da I Liga, "em qualquer clube embora se fosse um dos 'grandes' era muito melhor", é o objectivo do futebolista que na temporada transacta viveu uma experiência de duas semanas no Benfica mas o fim da equipa B dos 'encarnados' impediu o sonho da transferência. "Foi algo de espectacular até porque sou benfiquista", recorda.

Ainda com o sabor da passagem da eliminatória da 'Taça' bem presente, Rondon explica que o golo marcado "foi bom para mim e para a equipa", originando um triunfo, na sua opinião, "merecido". "Trabalhamos no máximo e acreditamos sempre na vitória, bastou sermos humildes e confiantes como pediu o nosso treinador", explica Mário Rondon.

Já perspectivando a próxima eliminatória, o avançado prefere que saia ao Pontassolense, no sorteio de hoje, uma equipa "da II ou da III Divisão" para que a passagem a nova fase "se torne mais possível". "Mas se for um adversário da Liga também iremos lutar para ganhar", acentua com confiança. "Sporting ou Benfica? Também seria bom mas, de qualquer maneira, só vamos pensar na Taça na outra semana", adverte.

Olhemos, então, para o campeonato, que será retomado no próximo domingo, com o Pontassolense a jogar em 'casa' com o Marítimo B. "Temos dez pontos de avanço em relação ao segundo classificado, queremos manter essa posição mas não podemos falar em subida até porque ainda haverá um 'play-off'", alerta o jogador.

"Um grupo fantástico liderado por um treinador que transmite muita tranquilidade" é a base, segundo Mário Rondon, para a excelente carreira do Pontassolense. Tanto na Taça de Portugal como no campeonato da II Divisão. Pessoalmente, Rondon refere que na época transacta apenas marcou dois golos, enquanto na actual já leva cinco no campeonato. "Mas antes já tinha esse instinto", nota embora saliente que importante "é a equipa". "Se a equipa estiver bem, eu estou bem e os golos vão aparecendo", remata o goleador pontassolense.


Duarte Azevedo

Thursday, January 04, 2007

Madeira acumula dívidas para não fazer figura de tonta


O sistema de reservatórios das Rabaças tem capacidade para 6.000 metros cúbicos de água e é o quarto maior da Região.


in DN a 4-01-2007

Madeira acumula dívidas para não fazer figura de tonta



Jardim garante que o seu Governo vai manter o modelo de desenvolvimento, com recurso ao endividamento
Alberto João Jardim diz que quem critica o recurso ao endividamento age com "má-fé" e "cinismo".



O presidente do Governo Regional assegurou, ontem, numa inauguração na Ponta do Sol, que a Madeira vai manter o mesmo modelo de desenvolvimento assente no investimento público e, se necessário, com recurso ao endividamento. Se não tivesse tomado esta opção, a Região faria "figura de tonta e não se fazia nada para não gastar dinheiro" e "os outros" é que tinham as obras.

Na inauguração do novo reservatório das Rabaças, Alberto João Jardim disse que age com "má-fé" e "cinismo" quem critica os seus executivos de recorrerem ao endividamento. "No fundo o que queriam era que nós estivéssemos parados, que não fizéssemos nada, que nós não fizéssemos dívidas, que era para o povo ficar descontente e pode ser que votasse neles nessa altura", argumentou o governante.

Segundo o presidente do Executivo, "todos os Estados, mesmo os mais ricos, têm a sua dívida pública para fazerem as infra-estruturas de que a população necessita". A Madeira limitou-se a seguir o exemplo dos outros e tinha um motivo adicional para o fazer - a União Europeia disponibilizava apoios para obras e projectos e que se perderiam caso a Região não tivesse verbas para a sua comparticipação.Por outro lado, Jardim voltou a referir que o Estado Português está mais endividado que a Madeira, na proporção dos respectivos Produtos Internos Brutos (PIB).

O sistema de reservatórios das Rabaças é o quarto maior da Madeira, com capacidade para 6.000 metros cúbicos de água. A obra, executada pela IGA - Investimentos e Gestão de Água, no valor de 1,8 milhões de euros, vem reforçar o abastecimento da Ponta do Sol e Ribeira Brava.


Miguel Fernandes Luís

Engenharia extraordinária




in JM a 04-01-2007

Presidente do Governo apela à população para que valorize trabalho da IGA

Engenharia extraordinária

1,8 milhões de euros é quanto custou o reservatório das Rabaças. O Governo Regional suportou 27 por cento do investimento (486 mil euros), sendo que o restante foi financiado pela União Europeia.


O presidente do Governo Regional deslocou-se, ontem, ao Sítio das Adegas, na zona alta da Ponta do Sol, onde procedeu à inauguração do reservatório das Rabaças. Conforme salientou, na oportunidade, o governante, esta é uma das maiores obras que a IGA tem na Região. «Esta obra aproxima-se dos 400 mil contos e é fundamental, quer para o abastecimento de água potável às populações da Ponta do Sol e na Ribeira Brava, como também vem reforçar os caudais destinados à rega para a lavoura», explicou.

O governante fez mesmo questão de elogiar a IGA pelo «extraordinário trabalho que tem sido feito», quer na ilha da Madeira quer no Porto Santo. «São obras de engenharia notáveis, na medida em que o carácter montanhoso da Madeira torna a procura da água e a realização destas obras muito mais difícil do que em qualquer zona do mundo que tenha muitos rios, lagos e seja plana. Aqui há um trabalho notável de engenharia e gostaria que um dia toda a população tivesse a noção deste maravilhoso trabalho que o Instituto de Gestão da Água vem fazendo nesta Região», concluiu.

Já o presidente da IGA, Pimenta de França, salientou que o novo reservatório tem capacidade para 6 mil metros cúbicos de água, que serão essenciais para a regularização do abastecimento à Ribeira Brava e Ponta do Sol. Mas, a localização desta infra-estrutura permitirá também aumentar a pressão nas condutas, fazendo, dessa forma, passar mais água e resolver um problema que já é sério em termos de abastecimento na zona da Apresentação, no concelho da Ribeira Brava, e ainda no Carvalhal, Madalenas e Canhas, no concelho da Ponta do Sol.

No acto falou ainda Rui Marques, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, que se mostrou orgulhoso por mais esta obra que, conforme salientou, «é fundamental para o concelho e toda a população». Da parte do autarca, ficou ainda a promessa de que vai concluir a estrada de acesso aos novos reservatórios, ainda que com novos prazos.


Celso Gomes