Friday, June 08, 2007

Cana já representa cinco milhões

Cana já representa cinco milhões

Alberto João Jardim visitou a II Feira da Cana-de-açúcar, no Mercado dos Canhas


Alberto João Jardim esteve ontem na 'II Feira da Cana-de-açúcar' que decorreu no Mercado dos Agricultores dos Canhas.

O presidente do Governo Regional elogiou os produtores da cana-de-açúcar, "por terem mantido viva a cultura". Jardim lembrou os "tempos difíceis que os agricultores madeirenses passaram com os condicionamentos industriais" impostos pelo "extinto Hinton, que era quem decidia na altura quanta cana se ia produzir".

Jardim lembrou que erca de 1,5 milhões de euros foi a quantia paga aos agricultores pela cana-de-açúcar produzida este ano, sendo que, no total, a cultura já representa um volume de cinco milhões de euros (um milhão de contos), contando com o mel, a aguardente e outros produtos derivados.

Segundo Manuel António Correia, secretário do Ambiente e Recursos Naturais, "este evento pretende homenagear uma cultura ancestral, com raízes culturais bastante marcadas no quotidiano nadeirense".

A 'II Feira da Cana-de-açúcar', que terminou ontem, foi uma organização da Casa do Povo da Ponta do Sol, Câmara Municipal, da Sociedade dos Engenhos da Calheta e da Fábrica de Mel do Ribeiro Seco.

Dia da Dança leva ballet ao 'Município da Cultura'

A 'Dança das Socas' é um dos bailados para ver a 28. O Dia Mundial da Dança comemora-se a 29.


Cultura e espectáculos


Dia da Dança leva ballet ao 'Município da Cultura'


in DN a 22-04-2007

A Companhia de Dança da Madeira vai comemorar o Dia Mundial da Dança com um espectáculo no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, no próximo dia 28 de Abril.


O programa inclui vários dos bailados apresentados na última produção no Teatro Baltazar Dias, com destaque para os 'Bailado Esmeralda', 'Bayadère', 'Dança das Socas', 'Country' (uma produção com as botas a imporem o ritmo) e 'Work in Progress', esta última uma coreografia de dança contemporânea para a música assinada por Madonna.

As coreografias são da responsabilidade de Vanessa Amaral, Alexey Fokine, Heron Nobre, Mar e Jules Perrot.

Neste espectáculo participam ainda as crianças da Escola de Bailado Carlos Fernandes. O grupo de jovens bailarinos entre os 9 e os 11 anos vão dançar a 'Caixinha de Música'.

Anadélia Giscafré é a bailarina convidada. Participam ainda os bailarinos Vanessa Amaral, Alexey Fokine, Carolina Gomes, Sofia Carraca, Joana Figueira, Joana Sousa, Liliana Sousa, Eisabel Camacho, Vanessa Matos, Catarina Camacho, Joana Bicas e Maria do Carmo Paredes.

A Companhia de Dança da Madeira apresenta-se num espectáculo único, agendado para as 21 horas. Os bilhetes custam 5 euros. Encontram-se à venda no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Centro Cultural John dos Passos e no Posto de Turismo do Funchal.

O bailado acontece a pedido da Direcção Regional dos Assuntos Culturais e está integrado no programa do 'Município da Cultura'.

Dança na madeiraestá melhor A Dança na Madeira está melhor e tem mais público. O balanço foi feito pelo directo da companhia criada em 2006. Carlos Fernandes disse que o público tem gostado e que recebido "muito bem" o trabalho do grupo. Sobre a repetição dos bailados, o director artístico explica que ainda que sejam os mesmos trabalhos, o facto de ter um novo elenco torna-o "muito diferente".


O grande drama para quem continua a apostar nesta área é a falta de profissionais, disse. Carlos Fernandes considera necessário ir ao mercado fora, porque o regional não é capaz de responder às necessidades. A primeira experiência com a bailarina brasileira Anadélia Giscafré "foi boa" e por isso mesmo Carlos Fernandes pretende continuar a apostar na contratação de bailarinos para o corpo da companhia regional.

No próximo dia 29, o antigo bailarino vai estar na gala Internacional de bailado, mas no lado da plateia. Este espectáculo da Companhia Nacional de Bailado é uma oportunidade para o público ver juntas estrelas do bailado de renome internacional e nacional. Para o director da Companhia de Dança da Madeira é uma oportunidade para negociar novos talentos para a formação regional.


Paula Henriques

Karaté teve 'Regional' na Ponta do Sol

Karaté teve 'Regional' na Ponta do Sol

in DN a 17-04-2007

O Pavilhão da Ponta do Sol recebeu este fim-de-semana o Campeonato Regional de Karaté para os escalões de pré-Infantil a juvenil que contou com um número bastante significativo de jovens karatecas que proporcionaram grandes momentos de competição.

No que diz respeito aos resultados, nos 'Katas', os vencedores foram: Beatriz Silva (CK Caniço) e Nuno Freitas (KCM) em pré-infantil; Estepheny Abreu (Estreito) e Jason Lemos (Estreito) em infantis; Tatiana Santos (Estreito) e Alberto Nunes (São Roque) em iniciados; e Ana Oliveira (CKRB) e João Silva (São Roque) nos juvenis.

Quanto à prova 'Kumité', nos iniciados' o CK Caniço foi o grande dominador com Amílcar Rodrigues, Diogo Neves, Duarte Gonçalves e André Nóbrega a alcançarem os primeiros lugares. Nos juvenis o triunfo ficou entregue a Petra Silva (CK Caniço), Cláudio Rodrigues (KCM), Nuno Fernandes (São Roque), Hugo Quintal (CK Caniço) e Artur Pinto (CK Caniço).



Paulo Vieira Lopes

CTM Ponta do Sol começa 'Trois Pistes'

Desporto

CTM Ponta do Sol começa 'Trois Pistes'


in JM a 08-04-2007


O CTM Ponta do Sol iniciou ontem a partição no 'Trophée des Trois Pistes', uma prova internacional de patinagem de velocidade organizada pelo clube Pibrac Roller Skating que conta com a participação de muitos campeões europeus e mundais e vai decorrer até amanhã.

A competição, como o próprio nome indica, tem provas em três patinódromos diferentes e assim ontem foi a vez da pista de Pibrac, com um perímetro de 166 metros, seguindo-se hoje a de Valence d'Agen, com 200 metros, e amanhã a de Gujan Mestras, também com 200 metros de perímetros.

A equipa do CTM Ponta do Sol é constituída pelos atletas Francisco Figueiredo, Ana Marante e Carolina Noronha.


Carlos Moniz

Jovens autarcas criam rede para partilhar experiências

Jovens autarcas criam rede para partilhar experiências

O presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol integra grupo que quer desenvolver parcerias

in DN a 05-04-2007

O grupo de autarcas portugueses com menos de 35 anos decidiu criar uma rede de intercâmbios entre os municípios que representam com o objectivo de partilhar experiências para resolver problemas comuns e promover iniciativas em parceria.

"As autarquias que lideramos vivem muitas situações e problemas comuns e é fundamental partilhar experiências para encontrar soluções comuns", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, Aníbal Costa. O jovem autarca socialista, de 34 anos, falava no final do segundo encontro dos autarcas "sub-35", que decorreu ontem, naquela vila do distrito de Beja, e no qual participaram oito do grupo de 14 presidentes de câmaras e assembleias municipais, eleitos pelo PS, PSD e CDU.

Espectáculos culturais, eventos desportivos e troca de experiências ao nível da educação e apoio social, como intercâmbios entre jovens e idosos, foram algumas das iniciativas apontadas por Aníbal Costa.

O mais jovem presidente de câmara do país, Ricardo Alves (PSD), de 29 anos, que preside pela primeira vez à autarquia de Arganil (Coimbra), juntam-se nesta rede os presidentes das câmaras de Cartaxo (Santarém), Óbidos (Leiria) e Baião (Porto), além do presidente da Assembleia Municipal de Vouzela (Viseu). Integram também o grupo de jovens autarcas os presidentes das câmaras de Alcochete (Lisboa), Ourique (Beja), Vila Real de Santo António (Faro) e Ponta do Sol (Madeira) e os presidentes das assembleias municipais de Barrancos (Beja), Constância (Santarém), Madalena (Açores) e Moura (Beja).


Friday, May 18, 2007

CTM Ponta do Sol “vice”





in JM a 18-05-2007

Patinagem de Velocidade — “Nacionais” de cadetes e seniores

CTM Ponta do Sol “vice”




Em termos individuais, o destaque vai para a campeoníssima Carolina Noronha, que no seu 1.º ano de sénior continua a conquistar títulos, juntando agora ao seu currículo os 500 metros séries, que venceu sobre a rival Patrícia Leal, do Roller Lagos. Nos 300 metros contra-relógio ficou no 2.º lugar, a 52 centésimos da 1.ª classificada, nos 10.000 metros pontos/eliminar arrecadou o 4.º posto, atrás do pódio do Roller Lagos, e o 3.º lugar nos 10.000 metros a eliminar. Refira-se ainda que a atleta bateu os seus recordes pessoais dos 300 e 500 metros, com 29s047 e 46s923 respectivamente. Quanto a Ana Amante, conseguiu o 6.º lugar nos 300 metros contra-relógio, nos 10.000 metros a eliminar e nos 10.000 metros pontos/eliminar, e o 5.º posto nos 500 metros séries. Já Maria João Miguel, que regressou à competição após uma paragem de sete meses, ficou-se pelo 12.º posto nos 300, 11.º nos 500 e 13.º nos 10.000 pontos/eliminar e 10.000 eliminar. A equipa do CTM foi desclassificada na estafeta à Americana, por uma infracção na zona de transmissão. No que respeita aos masculinos, também João Santos, de regressa à competição após interregno prolongado, obteve a 12.ª posição nos 300 metros contra-relógio, a 16.ª nos 500 mts séries, a 18.ª nos 10.000 mts pontos/eliminar e nos 15.000 mts a eliminar. A estreante em termos nacionais Cácia Santos, rapidamente ultrapassou o nervosismo inicial demonstrado nos 300 mts contra-relógio e 500 mts séries (18.ª em ambas) e foi-se sentido mais à vontade nas provas de resistência (16.º e 17.º nos 3.000 mts pontos e 5.000 mts eliminar, respectivamente), sendo que conseguiu também bater os seus recordes pessoais nos 300 mts e 500 mts.

Madeirenses integram selecção nacional

Destaque, por outro lado, para a convocação de Carolina Noronha e Ana Amante para o 1.º estágio de preparação para o Campeonato da Europa 2007, que se disputará precisamente em Canelas (pista) e Válega (estrada) nos próximos dias 23 a 29 de Julho. Assim, a 2 e 3 de Junho, as duas atletas do CTM Ponta do Sol integrarão os trabalhos da selecção nacional de Patinagem de velocidade. A próxima prova em que o CTM estará envolvido, a nível nacional, será o Campeonato Nacional de estrada, a disputar em Válega (Ovar) nos dias 9 e 10 de Junho.




Vasco Sousa

' Viagem ao Longo dos Séculos' junta artes em palco





O Grupo de Folclore da Ponta do Sol vai mostrar um pouco do dia-a-dia no século XIX e princípios de XX.

in DN a 13-05-2007



' Viagem ao Longo dos Séculos' junta artes em palco

O evento ocorre sábado, na Ponta do Sol com teatro, dança, música e moda
Uma forte componente audiovisual irá marcar o espectáculo, ao ar livre, previsto para as 21 horas do dia 19.



Dança, teatro, música e moda integram o espectáculo ''Viagem ao Longo dos Séculos', do Grupo de Folclore da Ponta do Sol para o próximo sábado, dia 19 de Maio.

Cerca de uma centena de artistas, entre actores, figurantes, bailarinos e modelos vão retratar no Centro da Vila, a partir das 21 horas, a realidade madeirense, desde o século XV ao presente, sem esquecer uma viagem imaginária ao futuro, avançou António do Vale, responsável pela iniciativa. Vestuário e música da época para além de efeitos especiais estão encomendados para o evento, a projectar em ecrãs gigantes para o público melhor acompanhar no local.

O espectáculo, com textos de Margarida Relva, Zé Abreu, Eduardo Luís, está dividido em várias componentes e por épocas. A direcção artística é de Zé Abreu. No teatro, os alunos do Conservatório prepararam uma encenação de 15 minutos sobre o descobrimento e povoamento da ilha da Madeira. Os alunos do núcleo de teatro da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol apresentam-se com a adaptação do romance histórico "Da Choça ao Solar", do Padre João Caetano, para retratar o século XVII.

As vivências do século XIX e princípios de XX são 'pintadas' pelo Grupo de Folclore da Ponta do Sol, que traz, entre outras coisas, a apanha da cana de açúcar.

A nível da dança, os alunos do Conservatório prepararam um leque abrangente. Desde as danças africanas dos escravos, à valsa do século XVIII, XIX, passam também pelas dos anos 40 - 60, antes de terminar na actualidade.

Num outro campo, a moda vai reflectir a actualidade, com a colecção de Primavera/Verão da loja Taoo's. O desfile e a produção de moda está a cargo da Modage e da DDiarte. Além dos modelos já agenciados, a organização abriu um 'casting' para seleccionar mais jovens. Dos cerca de 40 que apareceram, 13 vão desfilar. No final, será apresentada a visão do futuro, um trabalho da Escola da Ponta do Sol, com particular ênfase à questão ambiental. Termina com efeitos especiais.

'Viagem ao Longo dos Séculos' é o primeiro evento do género promovido pelo grupo. Está integrado no programa do Município da Cultura e conta com o apoio de várias instituições públicas, nomeadamente da Câmara Municipal, Direcção Regional dos Assuntos Culturais e Junta de Freguesia. É também o primeiro ao ar livre após do encerramento do Centro do trânsito.


Paula Henriques