Sol Social tem como objectivo a divulgação de notícias publicadas sobre o concelho da Ponta do Sol. Embora muitos poderiam associar o nome "Sol Social" a algo ligado ao social, ao "mundo vip", a ligação entre estas duas palavras surge de "Ponta do Sol" e de "Comunicação Social". Assim, teremos o Sol Social que pretende recolher informações sobre este concelho... serendipitymg@gmail.com
Friday, June 08, 2007
Canhas celebra festa do seu primeiro patrono
Canhas celebra festa do seu primeiro patrono
in JM a 29-04-2007
A iniciativa pertence ao Pe. António Paulo, pároco dos Canhas que a propósito nos referiu que «com a edição deste pequeno livro queremos elucidar a população dos Canhas, e não só, de algo que é relevante para a história da freguesia».
Naquele livro o prof. Gabriel de Jesus Pita, que é natural dos Canhas, refere que «de acordo com o testemunho de Gaspar Frutuoso, escrito em 1590, com o título Saudades da Terra, a capela de São Tiago, nos Canhas, constituiu a primeira manifestação do culto público a S. Tiago (Menor), na Madeira. Efectivamente, na página 89 desta obra, editada em 1979, pelo Instituto Cultural de Ponta Delgada, pode ler-se: «Aqui se tornou o capitão a meter nos batéis e chegou até uma ponta, que se faz abaixo uma légua, que entra muito no mar, e, porque na rocha, que está sobre a ponta, se enxerga de longe e se vê claro uma veia redonda na mesma rocha com uns raios que parece sol, deu-lhe nome o capitão a Ponta do Sol, onde também traçou uma vila, que depois se fundou, a primeira de sua jurisdição. (...) Daqui tornou o capitão a caminhar por terra, a cavalo, com os que com ele costumavam ir e, passando uma ribeira que está além desta Ponta do Sol, traçou uma igreja, em uma ladeira, do apóstolo Santiago».
De São Tiago a
Nossa Senhora da Piedade
Salienta ainda que «o crescimento rápido da população dos Canhas conduziu, pouco depois, à necessidade de construir uma nova igreja, mais ampla ainda, para sede de paróquia. Desconhece-se a data exacta da nova construção. Sabe-se, apenas, pelo I Livro das Visitações dos Canhas, que em 1593, o Visitador ordenou a transferência da Pia Baptismal, da capela de S. Tiago para a nova igreja, localizada no local da actual e que no ano seguinte, o novo Visitador verificou o cumprimento da ordem dada. Foi então que o padroeiro da freguesia dos Canhas deixou de ser S. Tiago, passando a ser Nossa Senhora da Piedade. Em 1726 foi edificada uma nova igreja, no mesmo local, a qual foi destruída pela terramoto de 1748, dando lugar a uma nova construção, que é a actual, benzida a 4 de Março de 1756.
No que respeita ainda à capela de S. Tiago, Henrique Henriques de Noronha, nas Memórias Seculares e Eclesiásticas para a composição da História da Diocese do Funchal na Ilha da Madeira, publicadas em 1722, refere a existência desta capela, dizendo-a instituída por Brás da Câmara. A 24 de Dezembro de 1732, o Bispo do Funchal concedia alvará de erecção da capela a Manuel de Canha, o qual tendo comprado a Rafael Catanho uma fazenda nos Canhas, que a incluía, mandou restaurá-la. Desconhece-se a data em que a capela foi destruída».
Uma festa que
tinha muito esplendor
No livro sobre o primeiro padroeiro da paróquia dos Canhas podemos ainda ler que «a celebração da festa de S. Tiago ocorre, no calendário católico, a 3 de Maio. Não sabemos se em algum tempo a referida festa, na freguesia dos Canhas, teve lugar na data própria. Há alguns anos atrás esta festa revestia algum esplendor e realizava-se uma procissão que descia até o sítio que ostenta o nome do Santo. Depois passou a celebrar-se em conjunto com outras festas, reunindo-se até três no mesmo domingo. A Ditadura Salazarista, propensa a tudo regulamentar oficialmente, publicou, a 24 /05/1950, o Decreto-lei n.º 37.837, que obrigava os Governadores Civis a publicar um edital com as datas dos arraiais e festas religiosas autorizadas. O Governador Civil do Funchal publicou esse edital a 19/10/1950 e nele vem referida a festa de S. Tiago, com a data do 3.º Domingo de Abril.
O Padre Ernesto Silvano de Sousa Jardim, que foi pároco da freguesia dos Canhas de 1987 a 1989, lançou a ideia de construção de uma nova capela dedicada a S. Tiago (Menor), no lugar da antiga, no sítio do mesmo nome, para o que ainda chegou a iniciar-se a recolha de esmolas. A iniciativa, porém, não teve seguimento».
Com esta iniciativa a paróquia dos Canhas presta homenagem ao seu primeiro padroeiro, São Tiago Menor, irmão de S. Judas Tadeu, nascido em Nazaré, filho de Alfeu, irmão de S. José, e de Maria de Cléofas, prima de Maria mãe de Jesus, uma das santas mulheres que acompanharam Jesus ao Calvário, que assistiu à deposição no túmulo e foi testemunha da Ressurreição (Mt 27, 55-56).
Não era um dos 12 apóstolos e não foi discípulo de Jesus durante a sua vida terrena. Foi líder dos judeus-cristãos, na comunidade de Jerusalém e o seu primeiro bispo.
Sílvio Mendes
Olga Shramko reforça o CTM Ponta do Sol
A jogadora russa abandona a Ponta do Pargo
in DN a 25-04-2007
A jogadora russa Olga Shramko vai representar a equipa de ténis-de-mesa CTM Ponta do Sol na próxima temporada.
A confirmação veio da parte do presidente em exercício do clube ponta-solense, João Inácio Abreu, que adiantou ainda que a atleta vai juntar-se à chinesa Fu Yu e à madeirense Carmen Gonçalves na equipa que vai disputar a I Divisão feminina na próxima temporada.
No entanto, a equipa do CTM Ponta do Sol, que ainda não tem treinador para a próxima época, poderá ainda receber mais um elemento.
Joana Gonçalves aindaestá em dúvida E isto porque a madeirense Joana Isabel Gonçalves ainda tem possibilidades de continuar no clube, apesar de estar a ser pretendida pelo Câmara de Lobos.
Quem está de saída, como já foi oportunamente anunciado, é Paula Susana Gonçalves, que vai representar o São João.
Nélio Gomes
Cana já representa cinco milhões
Alberto João Jardim visitou a II Feira da Cana-de-açúcar, no Mercado dos Canhas
Alberto João Jardim esteve ontem na 'II Feira da Cana-de-açúcar' que decorreu no Mercado dos Agricultores dos Canhas.
O presidente do Governo Regional elogiou os produtores da cana-de-açúcar, "por terem mantido viva a cultura". Jardim lembrou os "tempos difíceis que os agricultores madeirenses passaram com os condicionamentos industriais" impostos pelo "extinto Hinton, que era quem decidia na altura quanta cana se ia produzir".
Jardim lembrou que erca de 1,5 milhões de euros foi a quantia paga aos agricultores pela cana-de-açúcar produzida este ano, sendo que, no total, a cultura já representa um volume de cinco milhões de euros (um milhão de contos), contando com o mel, a aguardente e outros produtos derivados.
Segundo Manuel António Correia, secretário do Ambiente e Recursos Naturais, "este evento pretende homenagear uma cultura ancestral, com raízes culturais bastante marcadas no quotidiano nadeirense".
A 'II Feira da Cana-de-açúcar', que terminou ontem, foi uma organização da Casa do Povo da Ponta do Sol, Câmara Municipal, da Sociedade dos Engenhos da Calheta e da Fábrica de Mel do Ribeiro Seco.
Dia da Dança leva ballet ao 'Município da Cultura'
A 'Dança das Socas' é um dos bailados para ver a 28. O Dia Mundial da Dança comemora-se a 29. Cultura e espectáculos
Dia da Dança leva ballet ao 'Município da Cultura'
in DN a 22-04-2007
A Companhia de Dança da Madeira vai comemorar o Dia Mundial da Dança com um espectáculo no
O programa inclui vários dos bailados apresentados na última produção no Teatro Baltazar Dias, com destaque para os 'Bailado Esmeralda', 'Bayadère', 'Dança das Socas', 'Country' (uma produção com as botas a imporem o ritmo) e 'Work in Progress', esta última uma coreografia de dança contemporânea para a música assinada por Madonna.
As coreografias são da responsabilidade de Vanessa Amaral, Alexey Fokine, Heron Nobre, Mar e Jules Perrot.
Neste espectáculo participam ainda as crianças da Escola de Bailado Carlos Fernandes. O grupo de jovens bailarinos entre os 9 e os 11 anos vão dançar a 'Caixinha de Música'.
Anadélia Giscafré é a bailarina convidada. Participam ainda os bailarinos Vanessa Amaral, Alexey Fokine, Carolina Gomes, Sofia Carraca, Joana Figueira, Joana Sousa, Liliana Sousa, Eisabel Camacho, Vanessa Matos, Catarina Camacho, Joana Bicas e
A Companhia de Dança da Madeira apresenta-se num espectáculo único, agendado para as 21 horas. Os bilhetes custam 5 euros. Encontram-se à venda no Teatro Municipal Baltazar Dias, no
O bailado acontece a pedido da
Dança na madeiraestá melhor A Dança na Madeira está melhor e tem mais público. O balanço foi feito pelo directo da companhia criada em 2006.
O grande drama para quem continua a apostar nesta área é a falta de profissionais, disse.
No próximo dia 29, o antigo bailarino vai estar na gala Internacional de bailado, mas no lado da plateia. Este espectáculo da
Paula Henriques
Karaté teve 'Regional' na Ponta do Sol
in DN a 17-04-2007
O Pavilhão da Ponta do Sol recebeu este fim-de-semana o Campeonato Regional de Karaté para os escalões de pré-Infantil a juvenil que contou com um número bastante significativo de jovens karatecas que proporcionaram grandes momentos de competição.
No que diz respeito aos resultados, nos 'Katas', os vencedores foram: Beatriz Silva (CK Caniço) e Nuno Freitas (KCM)
Quanto à prova 'Kumité', nos iniciados' o CK Caniço foi o grande dominador com Amílcar Rodrigues, Diogo Neves,
Paulo Vieira Lopes
CTM Ponta do Sol começa 'Trois Pistes'
| Desporto |
| CTM Ponta do Sol começa 'Trois Pistes' |
| |
|
|
Jovens autarcas criam rede para partilhar experiências
O presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol integra grupo que quer desenvolver parcerias
in DN a 05-04-2007
O grupo de autarcas portugueses com menos de 35 anos decidiu criar uma rede de intercâmbios entre os municípios que representam com o objectivo de partilhar experiências para resolver problemas comuns e promover iniciativas em parceria.
"As autarquias que lideramos vivem muitas situações e problemas comuns e é fundamental partilhar experiências para encontrar soluções comuns", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, Aníbal Costa. O jovem autarca socialista, de 34 anos, falava no final do segundo encontro dos autarcas "sub-35", que decorreu ontem, naquela vila do distrito de Beja, e no qual participaram oito do grupo de 14 presidentes de câmaras e assembleias municipais, eleitos pelo PS, PSD e CDU.
Espectáculos culturais, eventos desportivos e troca de experiências ao nível da educação e apoio social, como intercâmbios entre jovens e idosos, foram algumas das iniciativas apontadas por Aníbal Costa.
O mais jovem presidente de câmara do país, Ricardo Alves (PSD), de 29 anos, que preside pela primeira vez à autarquia de Arganil (Coimbra), juntam-se nesta rede os presidentes das câmaras de Cartaxo (Santarém), Óbidos (Leiria) e Baião (Porto), além do presidente da Assembleia Municipal de Vouzela (Viseu). Integram também o grupo de jovens autarcas os presidentes das câmaras de Alcochete (Lisboa), Ourique (Beja), Vila Real de