Wednesday, August 22, 2007

Autor açoriano Mário Cabral vence Prémio Literário John dos Passos

Autor açoriano Mário Cabral vence Prémio Literário John dos Passos

O prémio de 2.500 euros, integrado no Município da Cultura 2007, será entregue a 8 de Setembro
O júri elegeu a obra 'O Acidente', da autoria de Mário Cabral, como o melhor título a concurso.


in DN a 18-08-2007

Foi ontem apresentado, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Ponta do Sol, o vencedor do 1.º Prémio Literário John dos Passos, galardão criado com o intuito de homenagear a memória do escritor homónimo, bem como incentivar a produção e a investigação histórico-literárias.

O prémio, iniciativa da Biblioteca de Estudos John dos Passos, representada na conferência de imprensa por Maria do Carmo Santos, realizar-se-á de dois em dois anos e pretende distinguir uma obra publicada em território nacional. Nesta primeira edição, a modalidade literária escolhida foi Prosa de Ficção. No total, concorreram 19 obras de autores de todo o território nacional, cujo critério era terem sido publicadas entre 2005/06.

O júri, constituído por Margarida Falcão e Fernando Figueiredo, nomeados pela Câmara Municipal da Ponta do Sol, e Miguel Oliveira, em representação da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, elegeu 'O Acidente', de Mário Cabral, como o melhor título a concurso.

O principal critério da atribuição foi a conjugação da narrativa, uso particular das personagens, ensaio e discurso filosófico na obra classificada por não ser um romance tradicional, e que se aproxima da linha de John dos Passos.

A obra de Mário Cabral, de 44 anos, natural da Terceira, nos Açores, retrata uma viúva que se dirige à Igreja da Conceição, com o fim de entregar a alguém o último de uma colecção de rosários recebidos naquele sistema de cartas anónimas às quais se deve dar sequência. Quando sai do templo é atropelada mortalmente. Cada personagem que assiste ao acidente perspectiva-o de modo diverso, tendo esta forte influência nas suas vidas. Pouco a pouco, os seus pontos de vista entrelaçam-se, como fios de uma teia, dando corpo ao romance, onde se questiona o que é a realidade. Terá mesmo havido este facto concreto? No final há uma personagem que garante que tudo não passou de um livro sobre o qual se fez um filme.

O prémio de 2.500 euros, integrado no Município da Cultura 2007, será atribuído por Inácio Silva, vereador da Cultura, ao autor, no próximo dia 8 de Setembro, que é a data das comemorações do Dia do Concelho.


Roberto Varela, Correspondente

Ponta do Sol sofre requalificação urbanística

Reunião do Governo foi presidida pelo 'vice' João Cunha e Silva.


Ponta do Sol sofre requalificação urbanística



Conselho de Governo já adjudicou a obra das infra-estruturas básicas


in DN a 18-08-2007

A Ponta do Sol vai receber novas áreas de utilização urbanística.

Na reunião de ontem do Conselho de Governo, presidida pelo vice-presidente do governo regional, João Cunha e Silva, foi aprovada a adjudicação da obra de execução das infra-estruturas gerais do Vale da Ribeira da Ponta do Sol.

Este investimento, orçado em cerca de 4,8 milhões de euros, visa dotar a zona a norte da antiga estrada regional das infra-estruturas necessárias para impulsionar a expansão daquele concelho.

A correcção e canalização do curso da Ribeira, a construção de uma nova escola básica, a criação de zonas de lazer e de um novo espaço para o mercado municipal, são algumas das infra-estruturas públicas que ainda estão em falta na Ponta do Sol.

Monday, August 20, 2007

Jornada cívica na Lombada evoca Revolta das Águas

A história remonta ao século passado e está ligada à evolução político-administrativa daquele recanto da Ponta do Sol.


Jornada cívica na Lombada evoca Revolta das Águas

Inauguração de monumento em homenagem à luta travada pela população
Para hoje está prevista uma romagem ao denominado 'Cabo da Levada', onde será celebrada uma missa.



in DN a 19-08-2007


A população da Lombada não tem memória curta. E vai demonstrá-lo na jornada cívica que está a preparar para assinalar os '45 anos da Revolta das Águas', no dia 21 do corrente mês. No passado, ficou a luta por um objectivo: a posse das águas. No presente, a intenção de mais uma lição de cidadania da Lombada e a necessidade de prestar homenagem a gente simples que fez História.

Gabriela Relva é a dinamizadora destas comemorações. A 19 de Agosto, está prevista uma romagem ao denominado 'Cabo da Levada', onde será celebrada missa em memória de Belmira da Conceição Gonçalves, mais conhecida pela 'Sãozinha', assassinada pela polícia no auge da contestação popular, a 21 de Agosto de 1962. Gabriela Relva é irmã da 'Sãozinha' e, também em memória de todos os que deram a cara à luta, prepara as comemorações da efeméride.

No dia 21 de Agosto, será celebrada missa na Igreja da Lombada, pelas 19 horas, e uma hora depois, está programada a inauguração de um monumento em homenagem a todos os que lutaram pela posse das águas, na Levada do Moinho, junto à Igreja. Um acto simbólico que Gabriela Relva pretende que fique para o futuro, em memória de uma luta histórica.

Em data ainda por anunciar, Gabriela Relva prepara a realização de uma conferência sobre 'a revolta das águas da Lombada'. Um tema que é muito caro aos naturais da Lombada, pelo que a sua mensagem precisa sempre de ser actualizada, particularmente numa terra que tem muitos agricultores que dependem da água de rega.

A história remonta ao século passado e está ligada à evolução político-administrativa daquele recanto da Ponta do Sol: primeiro, um morgadio, depois propriedade de uma família inglesa e, mais tarde, do Estado que foi depois vendendo os terrenos, na década de 30, e respectivas veredas e água de rega aos populares. Estes, com grandes sacrifícios, foram pagando a titularidade desses terrenos, até que se confrontaram com a decisão oficial de ver a água, que lhes pertencia, desviada para outras paragens. No fundo, o governo tentou gerir um bem que tinha sido pago pela população. Seguiu-se um longo período de resistência. Durante três meses, entre 6 de Maio e 21 de Agosto de 1962, a gente da Lombada bateu-se pela sua água, guardando dia e noite o chamado 'Cabo da Levada' (onde começa a água que é canalizada para a Ribeira do Moinho), apesar da repressão policial. No dia 21 de Agosto, mais de 200 polícias rumaram à Lombada, espancaram e prenderam dezenas de populares, entre os quais a jovem estudante 'Sãozinha', de 17 anos de idade, abatida a tiro.

Após anos e anos de luta e de persistência, a população da Lombada fez vingar os seus direitos. Ainda hoje, segundo Gabriela Relva, "os proprietários dos terrenos continuam a gerir a água através da Associação de Regantes da Levada do Moinho da Lombada e do Lugar de Baixo".

Rosário Martins

Friday, August 17, 2007

Olhar sobre Pt.ª do Sol em exposição na Vila


Cultura e espectáculos

Olhar sobre Pt.ª do Sol em exposição na Vila

in DN a 13-08-2007


Foi inaugurada na passada sexta-feira uma exposição de fotografia intitulada 'Um Olhar sobre a Ponta do Sol', da autoria de Maria do Carmo Santos. Desta exposição constam 24 fotografias sobre a vila da Ponta do Sol, numa interpretação e visão muito próprias, em que autora evidencia uma perspectiva da vila a partir de uma janela do Centro Cultural John dos Passos.

Maria do Carmo Santos é directora da Biblioteca de Culturas Estrangeiras, sendo a fotografia um passatempo e uma paixão à qual se tem dedicado ao longo de vários anos.

Esta exposição, da qual constam fotos interessantes, está presente ao público na sala de exposições temporárias do John dos Passos, inserida na programação do Município da Cultura 2007.

Roberto Varela, Correspondente

1º 'Encontro de Cultura'de 24 a 26 na Ponta do Sol

Serão colocados stands na 'promenade' onde os artistas mostrarão o trabalho.



1º 'Encontro de Cultura'de 24 a 26 na Ponta do Sol

Iniciativa da Associação dos Canhas reúne mais de trinta artistas em várias áreas

in DN a 13-08-2007

Cultivar o que é nosso, eis o lema do 'Encontro de Cultura Ponta do Sol 2007', uma iniciativa da Associação dos Canhas a realizar-se na 'promenade' da Madalena do Mar, entre os dias 24 e 26 de Agosto.

Esta primeira edição do evento conta com a participação de mais de três dezenas de artistas, nas mais diversas áreas, que ao longo dos três dias vão mostrar e comercializar os seus trabalhos.

Do artesanato à doçaria, da pintura à escultura, da literatura à música, há muito para descobrir. O objectivo é juntar contribuições de toda a Região e não apenas da Ponta do Sol.

A abertura está programada para a sexta-feira, pelas 19 horas. No sábado, a animação estará presente com os grupos Reis Magos e Madeira em Festa. No domingo, a música vem mais forte, com maior número de artistas. As Seis Po'Meia Dúzia, Xarabanda, Amigos da Pequenada e os grupos de dança das Casas do Povo da Ilha e Ponta Delgada compõem o programa. Haverá também edição rádio em directo da 'promenade'.

As pessoas que desejem mostrar os seus trabalhos no 'Encontro de Cultura Ponta do Sol 2007' ainda o podem fazer. Devem ligar para o 963 403 367.

Descentralizar os eventos no concelho foi um dos motivos que levaram a organização a escolher a Madalena para o Encontro, integrado na programação do 'Município da Cultura'. A Associação pretende fazer deste evento um cartaz do concelho, mantendo viva e não deixando perder aspectos da cultura madeirense.

Paula Henriques

Thursday, August 09, 2007

Ponta do Sol em mostra fotográfica



Ponta do Sol em mostra fotográfica


Maria do Carmo Santos expõe a partir do dia 10 no Centro John dos Passos


in Dn a 08-08-2007

'Um Olhar Sobre a Ponta do Sol'', uma exposição de fotografia de Maria do Carmo Santos, será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 10 do corrente mês, pelas 18 horas, na sala de exposições temporárias do Centro Cultural John dos Passos.

A mostra é constituída por 24 fotografias, nas quais a autora assumiu como temática a vila da Ponta do Sol, lançando um olhar e uma interpretação pessoais sobre esta localidade, em fotos colhidas a partir de uma janela do Centro John dos Passos. Autodidacta da fotografia, uma sua paixão, Maria do Carmo Santos é directora da Biblioteca de Culturas Estrangeiras da DRAC e responsável pelo Centro pontasolense.

Luís Rocha

'Pólo Norte' aquece festas do concelho da Ponta do Sol

Pela segunda vez na Madeira, a banda vai ser cabeça de cartaz das festas do concelho da Ponta do Sol.


'Pólo Norte' aquece festas do concelho da Ponta do Sol


A banda liderada por Miguel Gameiro actua no dia 8 de Setembro, junto à marginal do concelho

in DN a 07-08-2007

Já está confirmado. A banda 'Pólo Norte' foi a escolhida para marcar presença nas festas do concelho da Ponta do Sol.

O grupo liderado pelo vocalista Miguel Gameiro apresenta-se em concerto no dia 8 de Setembro, por volta das 22 horas, junto à marginal do concelho.

A informação está disponível no site da banda (www.pnorte.pt) e faz parte do rol de concertos agendados para este verão. A vinda do grupo de Lisboa à Região também foi confirmada ao DIÁRIO pelo presidente da Câmara da Ponta do Sol, Rui Marques.

Conhecer a génese do grupo obriga a recuar até ao ano de 1992, altura em que a banda 'Honoris Causea' deixava os palcos.

Foi preciso chegar a 1995 para que o público ficasse rendido aos encantos do 'Pólo Norte', que com o tema: 'Aprender a ser feliz' depressa escalaram até ao primeiro lugar do top nacional.

A banda, que mistura o rock com o pop, é conhecida do público madeirense. Foram a atracção no Festival da canção do Faial, na edição do ano passado. O vocalista Miguel Gameiro também foi convidado para marcar presença na inauguração do bar 'Qasbah', situado na promenade do Lido.

Em 2005, os 'Pólo Norte' lançam outro sucesso. 'Deixa o mundo girar' foi uma canção que começou a passar nas rádios, por ter feito parte da banda sonora da telenovela 'Fala-me de amor'.

O tema que dá nome ao álbum marca um estilo mais roqueiro do grupo que marcou o panorama da música nacional.

Filipe Gonçalves