Monday, January 21, 2008

Circo Brasil irá percorrer concelhos durante o ano


Jornal da Madeira / 1ª Página / 2008-01-06


Primeiro espectáculo será na Ponta do Sol

Circo Brasil irá percorrer concelhos durante o ano

Pela primeira vez, a Madeira vai ter um circo itinerante que irá percorrer todas as sedes de concelho e algumas freguesias da ilha, durante os fins-de-semana ao longo do
ano. O Circo Brasil vai ter o seu primeiro espectáculo na Ponta do Sol, em data ainda por definir.

A notícia foi avançada ao nosso Jornal, ontem, pelo responsável do Circo Dallas que estará, até à próxima terça-feira, na Feira do Marítimo. Isac Alves disse que o espectáculo, que vai ficar na Madeira, será mais pequeno, «mas é agradável». Esta é uma oportunidade para os idosos e também os jovens das freguesias da Madeira terem contacto com as artes circences.

Além da Madeira e se houver apoio, o Circo Brasil poderá estar na ilha do Porto Santo nos meses de Verão. «Aquilo lá no continente está mau, já houve cinco companhias que fecharam e o meu genro decidiu ficar o ano por cá», argumentou o responsável.

Sobre o Circo Dallas que ontem estava a “abarrotar”, havia muitos idosos, mas também muitos pais, fruto da campanha feita nas escolas em que pai e filho pagam apenas 10 euros. «Fizemos a distribuição de 20 mil bilhetes em 110 escolas, agora estamos a ver a reacção do público». É que este foi mesmo um ano «horrível» para aquele circo que até teve de anular alguns espectáculos antes do Natal. Após esta época, foi um pouco melhor, devido às festas promovidas pelas empresas e pelas autarquias.

Já no “Giga Park”, no Porto Novo, o dono do “Claudios Circus”, Cláudio Torralvo, estava mais satisfeito com a afluência de público ao seu espectáculo. «No dia 27 de Dezembro nós esgotámos. Antes as pessoas vinham aqui, viam o hipotótamo, que era a nossa atracção, e iam embora. Depois tapámos o local dos animais e as pessoas passaram a comprar bilhetes para o espectáculo». O responsável afirma mesmo que «agora vou embora mais contente».

Hoje, os artistas dão o seu último espectáculo em sessões diferentes. A primeira será às 15 e a segunda às 17 horas. O preço para os adultos é de 13 e 8 euros, para as crianças é de 5 euros.

Ano fraco para a diversão

Em relação aos parques de diversão, o responsável pelo “Giga Park”, Marcos Vaz, adianta que este foi um «ano fraquinho. As pessoas foram ver o parque no Porto Novo, mas só andou nas diversões quem tinha dinheiro». Os melhores dias foram na primeira oitava, a 27 e a 1 de Janeiro e mesmo assim «nem o tempo ajudou, porque choveu». Este parque encerra hoje.

Em Machico, as diversões montadas junto ao Fórum Machico não atraíram muitas pessoas e ontem a chuva não estava a ajudar ao penúltimo dia de feira.

Já no cais do Funchal, António Idalécio lamenta profundamente que não tenha podido trabalhar na passagem de ano. Esta situação traduziu-se em prejuízo, por isso ontem a maioria das diversões estava a um euro. Este é um parque que encerra terça-feira.
Apesar de ter sido um ano menos bom, António Idalécio promete que volta para o ano com outras condições e novas atracções, «quem sabe com a maior montanha russa da Europa».

Marília Dantas

Circo Brasil na Ponta do Sol



Jornal da Madeira / Cultura / 2008-01-12

Circo Brasil na Ponta do Sol

O circo vai até aos concelhos fora do Funchal. Joaquim Silva, proprietário do circo Brasil, cuja estrutura serviu de base ao espectáculo do circo Dallas, promete um espectáculo alegre e de encantar. Ponta do Sol será a primeira terra a acolher o circo, a 19 e 20.

O Circo Brasil actua, a 19 e 20 de Janeiro, na Ponta do Sol, anunciou ontem ao JM o seu proprietário, Joaquim Silva. Os artistas, salvo quatro números, são os mesmos que vêm actuando no Circo Dallas, que se despede amanhã dos funchalenses.

Joaquim Silva explica que o circo Brasil e o circo Dallas mantém relações muito próximas, até porque o dono deste último (Isaac Freitas) é seu sogro. Aliás, foi com base nestas relações que os equipamentos e que a generalidade dos artistas que trabalharam no Funchal são habituais no primeiro dos circos.

O nosso interlocutor lembra que vão manter-se números como os trapezistas, os malabaristas, os trapezistas com arco, os cães, a meia-lua, o carro do Noddy, o mestre “gaitinhas”, os palhaços e ainda um artista madeirense. Enfim, um espectáculo com muita vida e animação e que promete cativar as populações dos concelhos fora do Funchal.

Falta de espaços condiciona

Depois da Ribeira Brava, é objectivo do circo deslocar-se aos outros concelhos, com Joaquim Silva a sublinhar que já mantiveram contactos com algumas autarquias.

Aquele artista circense (pai de seis jovens, todos eles no circo) acrescenta que o maior problema com que se tem deparado, nas consultas que vem fazendo, é com falta de espaços. Mas, diz que há uma solução rápida: fazer os espectáculos nos pavilhões.

Realçando a qualidade do conjunto de artistas, sublinha que as actuações visarão, sobretudo, o público jovem. E enfatiza o facto do espectáculo que os pontassolenses vão assistir ter sido escolhido pela RTP para o programa “Ilha das Cores”. Quanto a preços, diz que o espectáculo terá preços reduzidos: oito a dez euros para os adultos e sete euros e cinquenta cêntimos para as crianças com quatro ou mais anos.


Tempo da estadia depende da receptividade


Joaquim Silva ainda não sabe quanto tempo vai demorar na Madeira. Tudo vai depender da receptividade que os seus espectáculos tiverem junto da população dos concelhos. Por ele, fica muito tempo. Porque gosta da Madeira. Tanto que casa, na sexta-feira, dia 18, na igreja do Socorro, com a sua companheira de anos e anos.

Por outro lado, apela à colaboração e ao apoio das Câmaras, tanto na cedência de espaços como ainda no que se refere à aquisição de bilhetes para o espectáculo. Joaquim Silva faz questão de agradecer a colaboração da Câmara da Ponta do Sol, na pessoa do seu presidente, Rui Marques. E aponta para a inovação de haver circo, pela primeira vez, fora do Funchal, Câmara de Lobos e Santa Cruz.

Os espectáculos terão lugar às 15, 17.30 e 21.30 horas, aos sábados, e às 15 e às 17.30 horas, aos domingos. Em alguns concelhos, admite a realização de espectáculos, à sexta-feira, às 21.30 horas. Cada sessão durará cerca de 90 minutos, menos trinta do que o espectáculo do circo Dallas.


Miguel Angelo

Thursday, January 03, 2008

Cheiros guardados


Comer

Cheiros guardados

Receitas tradicionais da cultura pontassolense podem ser exploradas em 'Sabores da Ponta do Sol'.

in EXTRA - DN a 03-01-2008

Foi ainda com o cheiro das iguarias das avós, tias e mães no nariz que um grupo procurou recuperar e publicar as receitas típicas da Ponta do Sol, em 'Sabores da Ponta do Sol'.

"A recordação dos cheiros e paladares dos comeres da infância acutilavam-nos o pensamento e a urgência de penetrar no campo da cozinha tradicional da Ponta do Sol, pelo conhecimento e comparação com outros sabores", escreveu Teresinha Santos, coordenadora do livro.

Os segredos, os truques e os sabores passados de geração em geração têm agora mais uma forma de perdurar no tempo, ou melhor, nas panelas de todos os que queiram enveredar pelos velhos costumes e tradições deste concelho, com a obra.

O livro divide-se em capítulos. Há uma parte dedicada aos 'Os Sabores Tradicionais de Ponta do Sol', onde se encontram as receitas comuns ao concelho ainda que variem os temperos de família para família; uma outra dedicada aos 'Os Sabores de uma Nobre Família da Ponta do Sol', onde encontram exemplos das casas abastadas de então.

Do 'Brado d`Oeste', um jornal publicado no concelho, foram retirados algumas receitas e ensinamentos que constavam de uma rubrica publicada regularmente entre 1909 e 1917. Foram compilados em 'Brado d`Oeste Exala Sabores'.

O livro termina com um pequeno glossário e algumas páginas dedicadas às medidas.

São sopas, caldos e caldeiras, receitas de peixe e carne e muita doçaria e licores típicos deste concelho. A recolha é válida não só pelo interesse gastronómico, mas também pelo próprio valor patrimonial. A não perder.


Paula Henriques

Quatro centenas cantam os Reis na Ponta do Sol

No ano passado, o John dos Passos foi pequeno para tantas pessoas.
Foto DR


Quatro centenas cantam os Reis na Ponta do Sol

A Festa começa pelas 21h30 de sábado e continua noite dentro nas casas de amigos


in DN a 03-01-2008

Dez grupos organizados juntam-se sábado para cantar os Reis na Ponta do Sol.

A tradição repete-se pela 4ª vez, agora na zona exterior do Centro Cultural John dos Passos, a partir das 21h30, se o tempo ajudar. Se não, os cerca de 400 participantes, segundo a organização, vão cantar as quadras tradicionais e criadas no interior do espaço cultural.

Este ano, os Reis contam com o Grupo Tradicional de Reis da Lombada, Grupo da Madalena do Mar, Grupo dos Emigrantes (Venezuela/Curaçau/Aruba) e Amigos, Grupo de São Vicente de Paulo - Canhas, Grupo de Jovens da Lombada, Grupo das Castanholas, Grupo do Campanário - Ribeira Brava, Grupo do Lugar de Baixo, Grupo Coral da Casa Povo da Ponta do Sol e Grupo de Folclore Ponta do Sol, este último responsável pela organização do evento, que anualmente tem vindo a cativar centenas até à vila da ponta Oeste.

Divulgar a riqueza e a diversidade dos cantares de Reis existentes na Ponta do Sol é o objectivo desta iniciativa, aberta ao público e de acesso gratuito. No local serão montados um palco e ecrã gigante para melhor difusão do espectáculo.


Paula Henriques

Câmara da Pt.ª do Sol com novo horário

Política

Câmara da Pt.ª do Sol com novo horário

in DN a 03-01-2008


Ano novo, medida inovadora. Foi com este pensamento que o executivo liderado por Rui Marques, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, passou a disponibilizar desde ontem a nova tabela horária de funcionamento em todos os serviços da autarquia.

Tanto os serviços no interior como no exterior continuam a cumprir as mesmas 7 horas de trabalho determinadas pela lei, mas o seu cumprimento passa a ser a novidade do habitualmente seguido até à data.

Na prática, o encerramento para o período de almoço faz-se agora 30 minutos mais tarde, ou seja, as portas da Câmara Municipal da Ponta do Sol passam a fechar às 13 horas.

No período vespertino, o figurino habitual também se altera, com a medida a sofrer alterações no encerramento no final do dia, numa antecedência em 30 minutos da anterior tabela, com os respectivos serviços a fecharem o seu expediente normal às 17 horas. A medida foi tomada de comum acordo com os respectivos funcionários e, na prática, servirá igualmente para facilitar a vida dos cidadãos. Rui Marques partilha do sentimento e sublinha que "foi a pensar nos munícipes que aplicámos esta ideia, tentando ajudar aqueles que por razões profissionais tinham sempre alguma dificuldade em conciliar os nossos horários".


Victor Hugo

Campo de golfe e escolas nas obras para a zona oeste

Jornal da Madeira / Região / 2008-01-03


Programa do governo inclui ainda heliporto, várias igrejas e zonas verdes


Campo de golfe e escolas nas obras para a zona oeste

A zona oeste da ilha, que engloba os concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta, vai receber, nos próximos anos, um importante conjunto de investimentos públicos, entre os quais vias expressos, novas escolas, requalificação de sítios, criação de zonas verdes e de lazer, a construção de um heliporto e de um campo de golfe.

A construção das vias expressos entre a Madalena do Mar e o Arco da Calheta, entre a Meia Légua e a Serra de Água e entre a Fajã da Ovelha e a Ponta do Pargo, a recuperação e a construção de várias escolas, a criação de zonas verdes e de lazer, a recuperação urbanística de vários sítios, lares de terceira idade, o desenvolvimento de um projecto imobiliário no Lugar de Baixo, um heliporto na Calheta e um teleférico no Rabaçal são algumas das principais obras previstas para a zona oeste da Madeira (concelhos da Calheta, Ponta do Sol e Ribeira Brava).

Entre as principais obras, destaca-se, na Ribeira Brava, a recuperação da igreja do Campanário, a recuperação da escola básica e secundária (2009) da Ribeira Brava, a ampliação da escola básica do Lombo de S. João (2008), um jardim público nos terrenos que sobrarão da actual escola da sede, e, em 2008, uma intervenção urbanística, com auditório, nos terrenos do velho campo de futebol.

A recuperação urbanística da Furna e Espigão está em curso, e haverá a adaptação da antiga escola para centro de convívio da Furna (2008). A sede da Associação Desportiva e Cultural de S. João (2008) vai arrancar e em curso está a piscina e o redimensionamento da escola básica, enquanto a sede da banda de música e casa do povo está prevista para 2010. Na Tabua, está em curso o centro de acolhimento temporário para crianças e jovens, bem como a recuperação urbanística do sítio da Ribeira. Para 2010, está prevista a recuperação da capela da Mãe de Deus. Na Ponta do Sol, está contemplada a construção do centro de apoio psicopedagógico na antiga escola das Terças (2008), do centro de dia da Lombada (2008), do lar da terceira idade (2009), da nova escola com verbas da venda da velha (2010), do polidesportivo do Pomar D. João (2009) e está em concurso o jardim municipal. O salão paroquial do Monte inicia-se este ano e desenvolver-se-á um projecto imobiliário no Lugar de Baixo, a cargo da Sociedade de Desenvolvimento.

Nos Canhas, acontecerá a ampliação da escola do Carvalhal e Carreira (2008) e de um centro de actividades múltiplas com sede para a Associação dos Canhas (2011).
Na Madalena do Mar, haverá o centro de dia e recuperação da casa paroquial (2010) e o melhoramento da zona pedonal no litoral, após conclusão do túnel Madalena/Arco da Calheta. No Arco da Calheta será construída a nova Igreja do Loreto (2008) e está em curso, pela Sociedade de Desenvolvimento, um polidesportivo/zona desportiva.

Na Calheta, destacam-se o heliporto (2010) e o novo centro de saúde e segurança social (2008). Está adjudicado e em estudo de impacte ambiental, pela Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste, um teleférico no Rabaçal e está em curso o novo Quartel dos Bombeiros. Isto para além da nova igreja do Lombo da Atouguia (2009) e a consolidação da falésia da marginal (2008).

No Estreito da Calheta, para 2009, será executado um piso sintético, com cobertura, no polidesportivo da Escola e teremos a zona central comunitária com praça, jardim e estacionamento, a arrancar em 2008. No Jardim do Mar, será construído um centro de dia (2009) e no Paul, far-se-á o arrelvamento sintético do campo de futebol e a recuperação urbanística junto ao cais. (2008)

Nos Prazeres e abrangendo a Fajã da Ovelha, está em curso um centro de dia, com centro de saúde e de segurança social. Para 2010, arrancarão as bancadas e balneário no campo de futebol. Na Fajã da Ovelha, mais um centro de dia (2008) e a cobertura do polidesportivo da escola nova (2010).

Na Ponta do Pargo para 2008, o Pavilhão do Clube. Em 2008, a Sociedade de Desenvolvimento abrirá concurso para o Campo de Golfe. Far-se-ão obras de melhoramento das instalações paroquiais.


Muitas estradas para executar até 2011

Quanto a acessibilidades, no Campanário, reformular-se-á o nó da Via Rápida, com construção de um passeio pedonal até à Escola (2009) e far-se-ão as estradas Terreiros/Eira das Moças (2008), Vigia/Pedra (2008) e Pinheiro/Tranqual (2009) e uma praceta no Lugar da Serra (2009).

Na Ribeira Brava, teremos a estrada Fonte Pinheiro/Moreno/Barreiro (2008), uma praceta em S. Paulo (2011), a segunda fase da saída leste (2010).

Na Tabua, serão construídas as estradas Massapez/Fonte Cruzada (2009), Zimbreiros/Voltas (2009) e Pico Ferreiro/Maçapez/Apresentação.

Na Serra de Água, para 2008 está em curso a última fase, já em concurso, da via expresso Meia Légua/Serra de Água e a praceta para convívio comunitário.

Na Ponta do Sol, realce-se a construção de dois caminhos rurais no Pomar de S. João (2009) e dos caminhos do Pico das Tabaibeiras (2009) e no Lombo de S. João (2008) e as ligações Ingriota/Terças (2008), Levada da Vargem/Lombada (2008), S. Caetano/Terças (2008) e Tornadouro/
Pereirinha (2008).

Nos Canhas, haverá o alargamento e beneficiação da recta dos Canhas/Carvalhal (2008) e as estradas Lombo do Alho/Poiso (2008), Fajã e Eiras/Canhas (2009), Faia/Amoreirinha (2008), Cova do Pico/Curral Velho (2008), Levada dos Castanheiros/Amoreirinha (2009), Girão/Lombo do Meio (2010) e Grama/Vale e Cova do Pico (2011), para além de um caminho ao sítio do Outeiro (2008).

Na Madalena, assinale-se a segunda fase da ligação ao sítio dos Lombos (2009) e o caminho Capelas/Passo (2008). Na Calheta, haverá um novo acesso à igreja da Atouguia (2009) e a ligação entre a escola do Salão e a Levada da Azinhaga (2009). No Estreito da Calheta, haverá a ligação da Junta de Freguesia à estrada Moinhos/Serrões (2008) e o alargamento da ligação igreja/Estrada Regional (2010). No Paul, será feita a extensão da estrada Cemitério/Largo, em 2009 e o alargamento dos túneis à Fajã da Ovelha (2010).

Miguel Ângelo

Município 2007 disse adeus


Município 2007 disse adeus A Escola Secundária da Ponta do Sol foi uma das entidades que abraçaram este projecto.

Depois de um ano cheio de eventos, caberá à Câmara manter a cultura na PonTa do Sol

in Dn a 30-12-2007

Depois de um ano 'em cheio', a ameaça da desertificação cultural é uma realidade. Cabe, segundo João Henrique Silva, director regional dos Assuntos Culturais, à Câmara da Ponta do Sol dar continuidade a uma programação anual, em parceria com os agentes culturais, mantendo activo o Centro John dos Passos e não deixando morrer a política implementada pelo primeiro 'Município da Cultura' madeirense.

Ao Governo, através da Direcção Regional dos Assuntos Culturais e da própria autarquia, coube mostrar que há um caminho para andar e que a cultura também se vive fora dos grandes centros, resumiu.

Música, teatro, dança, exposições, conferências e homenagens fizeram parte da vida da Ponta do Sol ao longo deste ano, na edição de estreia do 'Município da Cultura'.

Ao longo das mais de 50 semanas, o Centro Cultural John dos Passos e mesmo as principais ruas da vila ganharam nova dinâmica com a canalização de muitos dos eventos culturais para este concelho e criação de novos.

Num adeus anunciado à nascença, a iniciativa que visa a dinamização, descentralização cultural e formação do público terminou ontem, com as cantigas ao Menino Jesus.

A iniciativa do Governo Regional, realizada em parceria com a Câmara Municipal, trouxe dividendos. Segundo João Henrique Silva, director regional dos Assuntos Culturais, os principais objectivos foram concretizados, nomeadamente a realização de forma sistemática de eventos culturais, a dinamização das infra-estruturas e do próprio município e o aumento do número de público em eventos deste género.

Usando o Município da Cultura 2007 como 'balão de ensaio', e retirando dele algumas lições, João Henrique Silva, aponta como aspectos a melhorar as estratégias de publicitação dos eventos. Também ao nível de programação, admitiu: "Poderia ser melhor", mas a disponibilidade financeira não proporcionou alternativas, como a apresentação de mais propostas de fora da Região.

FuncHal terá mais dinheiro
Cerca de 50 mil euros foi quanto a DRAC disponibilizou para o Município da Cultura em 2007 através de contratos-programa. Para 2008 este valor ainda não foi formalizado, mas João Henrique Silva, sem referir para já os números, adiantou que a verba para o Funchal será superior à da Ponta do Sol, ainda que devido à contenção financeira, os números não sejam muito superiores.

Com o orçamento da DRAC, mais a verba disponibilizada pela Câmara da Ponta do Sol, o 'Município da Cultura 2007' consegui reunir cerca de 20 mil espectadores nas sensivelmente sessenta iniciativas distribuídas ao longo do ano.

De cartaz que ontem terminou com a actuação dos Xarabanda e do Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Ponta do Sol, destaque para a exposição documental 'Terra de Jornais: A Imprensa Pontassolense 1909-1923'; para a conferência 'Música: compreender com a razão para ouvir com emoção', com Francisco Loreto; para a peça 'Elas Sou Eu', uma comédia musical pelo Teatro Novo; para o ciclo de concertos 'Sons do Mundo', para o bailado da Companhia de Dança da Madeira e para a Biblioteca de Verão na Praia da Ponta do Sol.


Paula Henriques