Idoso aparece morto
O homem estava desaparecido há três dias e terá morrido devido a uma queda
in DN a 11-03-2008
Um homem com 83 anos foi encontrado morto no interior de casa, ontem de manhã, no sítio do Jargão, Ponta do Sol.
O idoso, que terá morrido devido a ferimentos sofridos numa queda, estava desaparecido há cerca de três dias, tendo os vizinhos alertado os bombeiros para a situação. Assim, cerca das 10 horas de ontem, os Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava iniciaram uma operação de busca numa vereda, onde a população local suspeitava que a vítima tinha caído.
Como nada foi encontrado, os bombeiros foram procurar à casa do desaparecido, onde acabaram por encontrá-lo já cadáver. A Polícia Judiciária foi chamada ao local, mas, segundo fonte oficial, a "análise preliminar ao corpo não indica a intervenção de terceiros" na morte do homem.
Mesmo assim, a hipótese de homicídio só será completamente afastada após a realização da autópsia, que será feita no Instituto de Medicina Legal, para onde o cadáver foi encaminhado.
Márcio Berenguer
Sol Social tem como objectivo a divulgação de notícias publicadas sobre o concelho da Ponta do Sol. Embora muitos poderiam associar o nome "Sol Social" a algo ligado ao social, ao "mundo vip", a ligação entre estas duas palavras surge de "Ponta do Sol" e de "Comunicação Social". Assim, teremos o Sol Social que pretende recolher informações sobre este concelho... serendipitymg@gmail.com
Wednesday, March 19, 2008
Friday, March 07, 2008
EIMRAM entregou cinco novas viaturas, num investimento de 700 mil euros
Municípios reforçam limpeza urbana
EIMRAM entregou cinco novas viaturas, num investimento de 700 mil euros
in DN a 05-03-2008
Os municípios de Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Calheta, Porto Santo e São Vicente contam, desde ontem, com novos equipamentos para a recolha de resíduos sólidos urbanos. Cinco viaturas varredouras foram entregues, ontem de manhã, em Câmara de Lobos, aos representantes de cada um dos municípios, pela mão do presidente do Conselho de Administração da Empresa Intermunicipal da Região (EIMRAM), Roberto Silva.
Após a cerimónia simbólica de entrega dos novos equipamentos - que perfazem um investimento total de 700 mil euros -, Roberto Silva frisou que, com esta entrega, a EIMRAM dá por terminado um processo que foi iniciado em 2002. "Foi um processo demorado e complexo, tendo em conta os valores que envolvia, mas é com grande satisfação que estamos a terminar a terceira fase, com a entrega destas cinco viaturas", referiu, apontando que este é o resultado de um esforço em dotar as autarquias dos meios necessários para a continuidade da limpeza urbana.
O responsável reforçou que esta iniciativa vem demonstrar que os municípios continuam a investir nesta área, apesar das dificuldades financeiras. Do valor investido, 70% diz respeito a fundos europeus, enquanto os restantes 30% são resultado de um "esforço" feito por cada uma das autarquias.
"Fica aqui hoje demonstrado que, quer a associação quer os municípios continuam bastante preocupados com esta área e se hoje a Madeira tem os índices que tem de recolha de resíduos, deve-se ao trabalho dos municípios e a estes investimentos", rematou.
Z. C.
EIMRAM entregou cinco novas viaturas, num investimento de 700 mil euros
in DN a 05-03-2008
Os municípios de Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Calheta, Porto Santo e São Vicente contam, desde ontem, com novos equipamentos para a recolha de resíduos sólidos urbanos. Cinco viaturas varredouras foram entregues, ontem de manhã, em Câmara de Lobos, aos representantes de cada um dos municípios, pela mão do presidente do Conselho de Administração da Empresa Intermunicipal da Região (EIMRAM), Roberto Silva.
Após a cerimónia simbólica de entrega dos novos equipamentos - que perfazem um investimento total de 700 mil euros -, Roberto Silva frisou que, com esta entrega, a EIMRAM dá por terminado um processo que foi iniciado em 2002. "Foi um processo demorado e complexo, tendo em conta os valores que envolvia, mas é com grande satisfação que estamos a terminar a terceira fase, com a entrega destas cinco viaturas", referiu, apontando que este é o resultado de um esforço em dotar as autarquias dos meios necessários para a continuidade da limpeza urbana.
O responsável reforçou que esta iniciativa vem demonstrar que os municípios continuam a investir nesta área, apesar das dificuldades financeiras. Do valor investido, 70% diz respeito a fundos europeus, enquanto os restantes 30% são resultado de um "esforço" feito por cada uma das autarquias.
"Fica aqui hoje demonstrado que, quer a associação quer os municípios continuam bastante preocupados com esta área e se hoje a Madeira tem os índices que tem de recolha de resíduos, deve-se ao trabalho dos municípios e a estes investimentos", rematou.
Z. C.
Esquadra da Pt.ª do Sol em risco de desabar
No local onde antes era evidente a cedência do terreno, nasceu uma buganvília. Foto victor hugo
Madeira
Esquadra da Pt.ª do Sol em risco de desabar
in DN a 07-03-2008
O acesso à esquadra da Polícia de Segurança Pública da Ponta do Sol regista diversas fendas, pondo em segurança os agentes e os cidadãos que se deslocam àquela unidade. Depois, o edifício não oferece as mínimas condições de trabalho aos 23 agentes presentes naquela unidade.
O surgimento das brechas no chão poderá acelerar a construção de raiz da esquadra ou a transferência do serviço policial para outro edifício ou, em última instância, o encerramento da unidade na Ponta do Sol, à semelhança do que já aconteceu na Camacha, em que os agentes foram transferidos para a esquadra de Santa Cruz.
Sabe-se que o Laboratório Regional de Engenharia Civil foi solicitado para dar um parecer sobre a sustentabilidade e a segurança da infra-estrutura na zona onde está implantada - num cabeço à beira da ribeira.
Uma das preocupações prende-se com o desmoronamento da base dos muros. Os agentes já têm instruções para evitar ali estacionar os automóveis policiais.
Se no exterior as condições estão à vista de todos, dentro, o cenário é também desanimador. A precariedade das instalações já levou José Magalhães, secretário de Estado-Adjunto da Administração Interna e o comandante da PSP, Jorge Moutinho Barreira, a realizar, recentemente, uma visita 'relâmpago' à esquadra para se inteirarem das condições de trabalho dos agentes.
De acordo com informações recolhidas, o Ministério da Administração Interna admitiu transferir a esquadra para outro local. Para isso, a Câmara Municipal da Ponta do Sol, que tem interesse em manter a PSP no concelho, terá rapidamente de providenciar um edifício ou um terreno para construir a nova esquadra.
Ora, precisamente na última reunião de câmara, José Manuel Coelho, vereador eleito pelo Partido Socialista, manifestou-se preocupado com a eventualidade do actual corpo de agentes da PSP poder vir a ser "desmembrado em dois". Coelho referiu, na ocasião, que os concelhos vizinhos da Calheta e da Ribeira Brava poderiam ser dois dos concelhos cujas esquadras poderiam vir a albergar os agentes desalojados da actual unidade da Ponta do Sol, caso a autarquia não encontre rapidamente uma solução para a PSP.
Na sessão ordinária, o vereador da oposição sublinhou que "seria um erro grave com consequências desastrosas ao nível da segurança para a população do concelho".
Novo Terreno em vista para a futura esquadra
Rui Marques, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, adiantou que teve, recentemente, uma reunião com Jorge Moutinho Barreira a quem transmitiu a disponibilidade da câmara ceder um terreno para as futuras instalações da PSP.
A parcela de terra apontada pelo autarca da Ponta do Sol situa-se a norte da vila, numa área considerada de expansão residencial. Perante nova insistência dos dois vereadores socialistas, Marques revelou que o terreno será alvo de expropriação, procedimento que compete ao Governo Regional, através da Secretaria do Equipamento Social.
Os serviços da PSP da Ponta do Sol funcionam ali desde a década de 60 e, apesar de existir boa vontade política da Câmara Municipal e do MAI, há quem considere que a "bola" está no lado de Rui Marques. Refira-se que a futura esquadra chegou a ter um lugar definido: junto à rotunda da via expresso. Porém, a câmara projectou para ali a construção de um auto-silo e a PSP viu adiada a sua pretensão.
Victor Hugo
Thursday, February 28, 2008
Descargas na ribeira da P. do Sol

Volume de terras despejadas na ribeira tem vindo a crescer a um ritmo acelerado.
foto victor hugo
Descargas na ribeira da P. do Sol
além do afunilamento da ribeira, verifica-se uma alteração do traçado do leito
in DN a 28-02-2008
Nos últimos dois dias, a empresa adjudicatária que procede à execução das obras da expansão para norte da vila da Ponta do Sol, está a descarregar terras na ribeira da Ponta do Sol. O cenário consubstancia um autêntico atentado ambiental, na medida em que se está a alterar todo o caudal daquela ribeira.
O movimento de camiões tem vindo a intensificar-se e as descargas sucedem-se a uma velocidade quase contínua, com muitos milhares de metros cúbicos de terra a serem despejados a norte da vila.
Ontem, alguns habitantes das redondezas alertaram o DIÁRIO para a situação, manifestando-se preocupados pelo facto de a água da ribeira estar a ser conspurcada com terras vindas de diversas obras no município e que desaguam no litoral próximo à marina, onde o mar apresenta já uma mancha.
Este matutino pôde constatar a inquietação da população e confirmar que os despejos têm origem no desmantelamento da arriba do Lugar de Baixo, do túnel da Ponta do Sol e, ainda, do novo jardim municipal situado no centro da localidade.
A par do avanço das obras e do afunilamento, verifica-se uma clara alteração do traçado do leito da ribeira e igualmente a diminuição do vale a montante da vila. O estrangulamento, cada vez mais para o interior, permitirá posteriormente dar acesso à construção da via expresso Ponta do Sol-Canhas.
No ponto extremo norte, onde estão a ser realizadas as obras, as máquinas tomaram quase por completo a ribeira. De tal forma que agora passa apenas uma ténue linha de água.
O DIÁRIO sabe que, na passada segunda-feira, a fiscalização da Câmara Municipal esteve no local, alertando os responsáveis pela obra que as descargas de terra não poderiam afectar a corrente de água. Ainda assim, era visível no decorrer do dia de ontem que o aviso foi completamente ignorado. A ribeira está, a cada dia que passa, mais irreconhecível.
Victor Hugo
Nervoso miudinho já chegou aos candidatoS às Câmaras

Nervoso miudinho já chegou aos candidatoS às Câmaras
Santana, Porto Moniz e Calheta são os concelhos onde, neste momento, existem maiores probabilidades de haver mudanças nas candidaturas PSD
in DN a 24-02-2008
A mais de um ano das eleições autárquicas de 2009, o nervoso miudinho está a tomar conta de muitos potenciais candidatos. Mas não só destes. Há quem apenas queira participar no processo e ter uma palavra a dizer, e que já terá sido contagiado por esse tal nervoso.
Por toda a Região existem situações em que se fala em continuidades, mas noutras, as mudanças são dadas como certas.
Funchal: Albuquerque disponívelNo Funchal, há muito que Miguel Albuquerque admitiu que poderia voltar a ser candidato pelo PSD. No momento alto da contestação, fruto do resultado da auditoria administrativa e financeira à CMF, o actual presidente afirmou que se tivesse de decidir naquele momento seria candidato.
Santa Cruz: Gonçalves quer ficarEm Santa Cruz, o presidente eleito pelo PSD admite que só continua na política se for na Câmara. Um regresso à Assembleia Legislativa, de onde saiu por troca com Savino Correia, está fora de questão.
Gonçalves coloca-se à disposição da Comissão Política, mas vai lembrando que se continuar na Câmara até perde dinheiro.
Questionado se apoiaria Arlindo Gouveia, presidente da Junta de Santa Cruz, numa recandidatura, José Alberto Gonçalves diz que sim. Isto apesar das divergências entre ambos, vindas ao de cima a propósito da recente ida de um vasto grupo de santa-cruzenses à Venezuela.
Já Arlindo Gouveia diz que é muito cedo para dizer se apoiará ou não uma recandidatura de José Alberto Gonçalves. O presidente da Junta diz mesmo que tem mais representatividade na freguesia de Santa Cruz do que o presidente da Câmara, que é da Camacha.

Machico: Emanuel pela última vez
Em Machico, o actual presidente da Câmara deixa a porta aberta a uma terceira candidatura à presidência da Câmara. Uma instituição que conquistou ao PS, em 2001.
É a possibilidade da reedição de um duelo entre Bernardo Martins e Emanuel Gomes.

Santana: Carlos Pereira criticado
A saída do actual presidente da Câmara de Santana do cargo é uma probabilidade que vem a ganhar força. No concelho cresce a contestação ao presidente.
Carlos Pereira ainda manterá o apoio de alguns membros da cúpula partidária, mas não é garantido que seja suficiente para o manter no cargo. Até por existir destacadíssimos militantes locais que se opõem a essa continuidade.
Tal como aconteceu antes das autárquicas de 2005, Rui Moisés volta a ser um nome falado e desejado. Resta saber se o deputado à Assembleia Legislativa da Madeira se deixará convencer a concorrer ao cargo e a, provavelmente, ter de deixar parte da actividade que mantém em instituições sociais e culturais do concelho.
No PS, volta-se a falar de Adelino Silva, mas ainda sem certezas.
S. Vicente: Vasconcelos e GouveiaO presidente do PS-Madeira foi o primeiro a chegar-se à frente, ao anunciar que seria recandidato à presidência da Câmara Municipal de São Vicente.
João Carlos Gouveia foi eleito vereador em 2005, mas foi derrotado pelo estreante Humberto Vasconcelos.
Tudo indica que o actual presidente da Câmara vai ser o candidato do seu partido no próximo ano.

Porto Moniz: Farinha e mais dois
Gabriel Farinha não é um dado adquirido no Porto Moniz. Há dois mandatos que é presidente, mas não tem convencido boa parte dos munícipes, nem mesmo dos do PSD.
Na área social-democrata perfilam-se dois potenciais sucessores de Farinha na candidatura: Jaime Lucas e Valter Correia.
Nas últimas autárquicas, Farinha teve um resultado fraco, o que poderá ser determinante na mudança.
Jaime Lucas é deputado na Assembleia Legislativa e Valter Correia preside a Junta de Freguesia do Seixal.
No PS, Emanuel Câmara é o elemento de maior valia, mas não se sabe se está disponível para se recandidatar.
Calheta: Baeta em risco É contestado mesmo entre os seus. Manuel Baeta é acusado de se estar a afastar dos munícipes. Uma tendência que já terá começado a inverter ao, por exemplo, fazer questão de atender todos os cidadãos que o procuram.
Também os presidentes de Junta do concelho reclamavam do distanciamento do presidente. A reunião recente com tais autarcas terá sido uma resposta a essas críticas.
Do que já não se livra Baeta é de, entre PSD e munícipes não filiados, ser referido o nome de Carlos Teles, vice-presidente da Câmara, como um dos possíveis e desejados sucessores. Outros nomes são falados, mas com menos insistência.
Ponta do Sol: Marques repeteÉ um dos concelhos, para já, mais calmos no que respeita à sucessão de Rui Marques.
Localmente, entende-se que a aposta 'recente' no jovem presidente é para continuar, apesar de até agora sem grandes resultados.
A favor de Marques estará a herança de António Lobo. Esse peso acaba por lhe dar alguma condescendência na forma como é visto por correligionários e munícipes em geral.
No PS, neste momento o mais óbvio é que seja candidato José Manuel Coelho.
Ribeira Brava: Ismael de novoÉ uma das grandes maiorias do PSD. Ismael Fernandes é o 'senhor da Ribeira Brava', onde o PS apenas elege um vereador.
Se a lei eleitoral para as autarquias locais mudar, os socialistas poderão aumentar esse número, mas, mesmo assim, tudo indica que Ismael Fernandes continue a reinar a Oeste.
No PS, o lugar de candidato deverá voltar a ser confiado a Rui Caetano. O agora vereador está a ganhar notoriedade, em consequência da sua acção enquanto responsável da direcção do partido pela área autárquica.
C.ª de Lobos: fica Arlindo, mas...Em Câmara de Lobos, Arlindo Gomes tem tudo para voltar a ser candidato, apesar de alguma contestação entre munícipes, acima de tudo, entre o PSD de Câmara de Lobos.
Também ainda não é conhecido o posicionamento do Funchal, onde Arlindo Gomes terá algumas resistências, fruto de posições assumidas face ao Governo.
O presidente de Câmara de Lobos ainda não deu a garantia de estar interessado em continuar na Câmara.
Garantido é que terá de enfrentar, caso seja candidato, João Isidoro, do MPT.
Porto Santo: só dá Roberto SilvaÉ presidente da Câmara e da Associação de Municípios da Região.
À semelhança de Ismael Fernandes, na Ribeira Brava, Roberto Silva é dono e senhor da vida política porto-santense. Não lhe são conhecidos concorrentes ao cargo no PSD, nem mesmo contestatários.
No fragilizado PS, a solução poderá voltar a passar pela família Mendonça.
Nova lei eleitoral autárquica O que muda se se mantiver acordo entre PS e PSD
O presidente da Câmara passa a ser o cabeça-de-lista do partido mais votado à Assembleia Municipal.
As maiorias absolutas ficam facilitadas, pois o partido vencedor, ainda que obtenha apenas uma maioria relativa dos votos nas urnas, indica automaticamente dois terços dos vereadores.
Na oposição, a distribuição dos lugares de vereador é feita através do método proporcional de Hondt.
A totalidade dos vereadores é escolhida entre todos os candidatos para a Assembleia Municipal.
As Assembleias Municipais passam a poder aprovar moções de censura aos executivos camarários, desde que aprovadas por três quintos dos eleitos.
Tal como nos governos, as Assembleias passam a votar o programa, os orçamentos e os planos anuais da vereação.
Os presidentes de Juntas de Freguesia perdem o direito de votar os orçamentos e não ganham o direito de aprovar ou rejeitar a moções de censura.
Passa a haver só dois boletins de voto, para a Assembleia de Freguesia e para a Municipal.
Passa a haver a garantia de representação das forças políticas não vencedoras no executivo municipal.
O PSD ameaçou romper o acordo que havia firmado com o PS para a alteração da Lei Eleitoral para os Órgãos das Autarquias Locais. Na prática, quer isso dizer que as alterações previstas e aqui enunciadas ainda podem ficar sem efeito.
A ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias já se regozijou com esse facto. A Associação foi quem mais contestou a proposta de lei, por estar prevista a retirada de poderes aos presidentes de Junta.
Ontem, o presidente do Partido Social Democrata, Luís Filipe Menezes, afirmou, em Vila Verde, que o acordo com o PS para a nova lei eleitoral autárquica será mantido, mas exigiu que os presidentes das freguesias possam votar os orçamentos municipais.
"Haverá nova lei! Mas o PSD tem de ouvir a voz dos cinco mil portugueses que exercem responsabilidades nas Juntas de Freguesia, do PCP ao CDS/PP, que querem continuar a votar os orçamentos municipais", afirmou Luís Filipe Menezes, negando ter havido quebra de compromisso com o PS, por parte dos social-democratas.
Élvio Passos, Orlando Drumond, Victor Hugo e Marco freitas
Thursday, February 21, 2008
Contadores nos edifícios públicos

Até na Câmara Municipal da Ponta do Sol será instalado um contador.
FOTO VICTOR HUGO
Contadores nos edifícios públicos
Medida pretende contabilizar água gasta e descobrir perdas na rede de distribuição
in DN a 21-02-2008
Não é uma medida inovadora, mas é sem dúvida uma acção de controlo que a Câmara Municipal da Ponta do Sol está a efectuar em todas as instituições públicas do concelho. Rui Marques, presidente da autarquia, deu ordens para avançar com a instalação de contadores de água em todos os edifícios públicos do município.
Tal como o concelho de Machico, as escolas, juntas de freguesia, tribunal, centros de saúde e até a própria Câmara Municipal vão ter contadores para aferir não só a quantidade de água que estes serviços gastam, mas conseguir perceber onde eventualmente existem desperdícios na rede. Apesar de sublinhar o investimento no melhoramento da rede de água potável, o presidente da Câmara garante que "esta é também uma forma de reestruturar o sector das águas, nomeadamente no que diz respeito à leitura, percebendo por exemplo onde existem fugas".
O autarca deixa claro que "a cobrança nestes serviços por enquanto ficará tal como está", mas avisa que "o consumo deve fazer-se moderadamente e sem exageros", até porque os índices de pluviosidade não têm sido os esperados. Assim, a redução dos metros cúbicos de consumo de água poderá ser a próxima medida. Sem querer admitir que a Câmara assume uma despesa elevada, a verdade é que actualmente sai dos cofres da autarquia em média 17 mil euros por mês pela compra de água à IGA para satisfazer os cerca de 8.200 habitantes.
Reduzir gastos
Ora, à parte da instalação dos contadores, outro dos objectivos associados à medida do executivo, é começar por "atacar" este valor. No futuro a par da contabilidade, a iniciativa avançada ao DIÁRIO permitirá descortinar a percentagem de desperdícios, um dado importante que na opinião do autarca "melhora a gestão" da autarquia, reduzindo as quantidades de consumo, incluindo na própria gestão da parte pública.
Victor Hugo
Thursday, February 14, 2008
75 candidaturas à Bandeira Verde
Jornal da Madeira / Região / 2008-02-13
No próximo ano
75 candidaturas à Bandeira Verde
No próximo ano, a Região terá 75 candidaturas à Bandeira Verde, no âmbito do projecto Eco-Escolas.
O anúncio foi feito ontem pelo director regional do Ambiente, durante a cerimónia do hastear da Bandeira Verde no infantário “O Pirilampo”, nos Canhas.
João Correia salientou que este dado significa que em 75 escolas de todos os escalões “há muita gente preocupada em tomar medidas correctas e a desenvolver trabalhos na área do ambiente”.
Por seu turno, o secretário regional de Educação e Cultura, sublinhou o facto de este ser o primeiro estabelecimento de ensino desta faixa etária a conseguir obter este galardão. “Temos vindo a referir que os verdadeiros professores do ambiente são as crianças” e este facto significa que “não é prematuro incutir princípios ecológicos e ambientais em crianças desta idade, porque eles são os professores das suas famílias em matéria de ambiente e de ecologia”, disse Francisco Fernandes.
RC/SL
No próximo ano
75 candidaturas à Bandeira Verde
No próximo ano, a Região terá 75 candidaturas à Bandeira Verde, no âmbito do projecto Eco-Escolas.
O anúncio foi feito ontem pelo director regional do Ambiente, durante a cerimónia do hastear da Bandeira Verde no infantário “O Pirilampo”, nos Canhas.
João Correia salientou que este dado significa que em 75 escolas de todos os escalões “há muita gente preocupada em tomar medidas correctas e a desenvolver trabalhos na área do ambiente”.
Por seu turno, o secretário regional de Educação e Cultura, sublinhou o facto de este ser o primeiro estabelecimento de ensino desta faixa etária a conseguir obter este galardão. “Temos vindo a referir que os verdadeiros professores do ambiente são as crianças” e este facto significa que “não é prematuro incutir princípios ecológicos e ambientais em crianças desta idade, porque eles são os professores das suas famílias em matéria de ambiente e de ecologia”, disse Francisco Fernandes.
RC/SL
Subscribe to:
Posts (Atom)