in JM a 03-02-2007
Grupo mostrou-se satisfeito depois de uma visita de trabalho efectuada ao local
PSD diz que concelho da Ponta do Sol está “em andamento” e “recomenda-se”
O PSD/M efectuou, ontem, uma visita de trabalho à Ponta do Sol durante a qual constatou que o concelho “está bem e recomenda-se”.
No âmbito de uma conferência decorrida na sede do PSD local, Paulo Fontes, porta-voz da iniciativa começou por referir o “grande número de obras particulares, de casas novas que estão a ser construídas ao longo das novas acessibilidades que foram feitas”. Estas acessibilidades, apontou, “feitas de cimento e alcatrão” hoje “estão a servir novas moradias” de pessoas que “optaram por viver, aqui, na Ponta do Sol”.
Por esta e outras razões reiterou que “o município está em andamento, está bem e recomenda-se” tendo sublinhado que “estamos optimistas quanto ao futuro deste concelho” e “vamos todos continuar em conjunto a trabalhar por um futuro cada vez melhor para a população”.
Mais adiantou que, ainda, este ano, o grupo irá efectuar mais visitas ao município, uma das quais no âmbito do Município da Cultura 2007, atribuído à Ponta da Sol.
As restantes vão tocar outras áreas que o grupo considera fundamentais no sentido de pôr em relevo o trabalho que tem sido desenvolvido localmente.
O presidente da Câmara da Ponta do Sol, Rui Marques, aproveitou a ocasião para chamar a atenção dos deputados social-democratas para que “não dêem muita atenção à extrapolação feita em termos dos factos narrados pela oposição. Neste sentido garantiu: “As coisas estão a ser planeadas, as obras vão avançar no terreno mais perto do final do ano”, concluiu.
Élia Freitas
Sol Social tem como objectivo a divulgação de notícias publicadas sobre o concelho da Ponta do Sol. Embora muitos poderiam associar o nome "Sol Social" a algo ligado ao social, ao "mundo vip", a ligação entre estas duas palavras surge de "Ponta do Sol" e de "Comunicação Social". Assim, teremos o Sol Social que pretende recolher informações sobre este concelho... serendipitymg@gmail.com
Monday, February 05, 2007
Thursday, February 01, 2007
Conferências mensais no “município da cultura”
in JM a 01-02-2007
Acontece
Conferências mensais no “município da cultura”
No âmbito do Ano do Município da Cultura, o concelho da Ponta do Sol está a apostar na realização de eventos que se traduzem na divulgação de aspectos relacionados com as vivências, a cultura e a tradição do povo pontassolense. No sentido de aproximar ainda mais a população, a organização programou para este ano uma série de conferências cujos temas se centram sobretudo nas personalidades e formações culturais que se destacaram naquele concelho.
Assim sendo, e já a abrir estes ciclo de conferências que se inicia amanhã, pelas 15 horas, no auditório do Centro Cultural John dos Passos, estará o professor Rui Adriano com o tema “O presidente Manuel Arriaga”. De salientar que esta conferência é aberta ao público e geral e que é a primeira de um ciclo de encontros que vão realizar-se uma vez por mês, sempre às 15 horas, no auditório do Centro Cultural John dos Passos.
A próxima conferência acontecerá no dia 3 de Março e terá o como orador António Marques da Silva que abordará o tema “Visitantes Ilustres na Ponta do Sol”.
Ainda a respeito das acções do Município da Cultura, é de salientar que está patente ao público até 12 deste mês a a exposição sobre as “Técnicas e Materiais da Arquitectura Tradicional”, no átrio do Centro Cultural John dos Passos. Esta mostra é da responsabilidade da Direcção de Serviços do património Cultural/DRAC.
Quanto à conferência do mês de Abril, esta vai estar inserida nas comemorações do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios. Ainda sem orador para a palestra, marcada para o dia 20, terá como tema o “Património Arquitectónico da Ponta do Sol”.
No mês de Maio, José Luís Cabrita irá proferir, no d ia 4, a conferência sobre «O Comendador Joaquim Sequeira Cabrita»,e no primeiro dia de Junho, Gabriela Relva vai falar sobre «A Mulher da Ponta do Sol em destaque». «As Indústrias da Ponta do Sol», por Emanuel Janes é o tema da conferência de Julho, marcada para o dia 6, enquanto que em Setembro, Tito Faria Cabral de Noronha falará, no dia 7, sobre «O Dr. Tito Cabral de Noronha» e em Outubro, Gabriel Pita abordará o tema «O Dr. Manuel Pestana Reis».
No dia 9 de Novembro, Ana Margarida Telles de Freitas Pita Neto fará uma abordagem à vida e obra da «A Professora Lise Brito Figueiroa Telles de Freitas» e, no dia 7 de Dezembro, Rosa Canha encerrará este ciclo de conferências com o tema «O Médico Agostinho Gonçalves Canha», personalidade de relevo daquele concelho.
Lucia Mendonça da Silva
Acontece
Conferências mensais no “município da cultura”
No âmbito do Ano do Município da Cultura, o concelho da Ponta do Sol está a apostar na realização de eventos que se traduzem na divulgação de aspectos relacionados com as vivências, a cultura e a tradição do povo pontassolense. No sentido de aproximar ainda mais a população, a organização programou para este ano uma série de conferências cujos temas se centram sobretudo nas personalidades e formações culturais que se destacaram naquele concelho.
Assim sendo, e já a abrir estes ciclo de conferências que se inicia amanhã, pelas 15 horas, no auditório do Centro Cultural John dos Passos, estará o professor Rui Adriano com o tema “O presidente Manuel Arriaga”. De salientar que esta conferência é aberta ao público e geral e que é a primeira de um ciclo de encontros que vão realizar-se uma vez por mês, sempre às 15 horas, no auditório do Centro Cultural John dos Passos.
A próxima conferência acontecerá no dia 3 de Março e terá o como orador António Marques da Silva que abordará o tema “Visitantes Ilustres na Ponta do Sol”.
Ainda a respeito das acções do Município da Cultura, é de salientar que está patente ao público até 12 deste mês a a exposição sobre as “Técnicas e Materiais da Arquitectura Tradicional”, no átrio do Centro Cultural John dos Passos. Esta mostra é da responsabilidade da Direcção de Serviços do património Cultural/DRAC.
Quanto à conferência do mês de Abril, esta vai estar inserida nas comemorações do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios. Ainda sem orador para a palestra, marcada para o dia 20, terá como tema o “Património Arquitectónico da Ponta do Sol”.
No mês de Maio, José Luís Cabrita irá proferir, no d ia 4, a conferência sobre «O Comendador Joaquim Sequeira Cabrita»,e no primeiro dia de Junho, Gabriela Relva vai falar sobre «A Mulher da Ponta do Sol em destaque». «As Indústrias da Ponta do Sol», por Emanuel Janes é o tema da conferência de Julho, marcada para o dia 6, enquanto que em Setembro, Tito Faria Cabral de Noronha falará, no dia 7, sobre «O Dr. Tito Cabral de Noronha» e em Outubro, Gabriel Pita abordará o tema «O Dr. Manuel Pestana Reis».
No dia 9 de Novembro, Ana Margarida Telles de Freitas Pita Neto fará uma abordagem à vida e obra da «A Professora Lise Brito Figueiroa Telles de Freitas» e, no dia 7 de Dezembro, Rosa Canha encerrará este ciclo de conferências com o tema «O Médico Agostinho Gonçalves Canha», personalidade de relevo daquele concelho.
Lucia Mendonça da Silva
Wednesday, January 31, 2007
Município da Cultura assinala “dias mundiais”

in JM a 30-01-2007
Teatro, Poesia, Dança, Monumentos e Música terão iniciativas especiais na Ponta do Sol
Município da Cultura assinala “dias mundiais”
Os “dias mundiais” da Música, do Teatro, da Dança, da Poesia e dos Monumentos e Sítios, têm um destaque especial no programa do Ano do Município da Cultura, iniciativa que irá decorrer até ao final do mês de Dezembro no concelho da Ponta do Sol.
O primeiro a ser assinalado acontece já no mês Março, mais propriamente, a 23, no âmbito do Dia Mundial da Poesia (que se comemora a 21). Neste dia será realizado um recital de poesia portuguesa, interpretado pelos alunos e professores da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol. Um evento que terá lugar, no auditório do Centro Cultural John dos Passos, a partir das 19h00.
Ainda no mês de Março comemora-se mundialmente outra actividade cultural - o Teatro. Apesar da data se assinalar a 27 de Março, é no dia 31 que o Teatro Experimental do Funchal vai repôr, às 21 horas, no Auditório do Centro Cultural John dos Passos, a peça “Mééééééé..... tudo é como é”.
Já em Abril, e no âmbito do Dia undial dos Monumentos e Sítios (comemorado a 18) realizar-se-á uma exposição, subordinada ao tema “Património Arquitectónico da Ponta do Sol”, no átrio da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol e ainda uma conferência sobre a “Arquitectura Religiosa da Ponta do Sol”, agendada para as 15h00, no auditório do Centro Cultural John dos Passos.
E como Abril é também o mês da Dança, a Escola de Bailado Carlos Fernandes está a preparar um espectáculo para apresentar no dia 28, pelas 21 horas, no auditório do Centro Cultural John dos Passos.
Por fim, e não menos importante, chega, em Outubro, o Dia Mundial da Música. Para tal, está a ser composto, pelo músico e compositor madeirense Francisco Loreto, um concerto para tuba e piano que irá assinalar a data, a qual, refira-se, se comemora no primeiro dia deste mês.
De salientar que todos estes eventos são de entrada livre.
Marés vivas assustam na Ribeira Brava e Lugar de Baixo

in JM a 31-01-2007
No cais da Ribeira Brava verificou-se estragos em viaturas
Marés vivas assustam na Ribeira Brava e Lugar de Baixo
Ondas de grande dimensão surpreenderam ontem de manhã vários condutores que tinham os carros estacionados no terminal do cais da Ribeira Brava, sendo que uma delas abateu-se em cima de uma das viaturas, a ponto de amolgar o tejadilho e partir o pára-brisas. A proprietária acabou por receber assistência no Centro de Saúde devido a ferimentos sofridos pelos estilhaços dos vidros. Os veículos foram removidos daquele local pelos bombeiros da Ribeira Brava. A Polícia tomou conta da ocorrência, procedendo ao encerramento daquele terminal quer a viaturas quer a transeuntes.
Por seu lado, nesta mesma manhã, a Marina do Lugar de Baixo foi fustigada por ondas alterosas sem que causasse consequências ao nível de danos materiais, fazendo recordar as marés vivas que ocorreram nos finais de Fevereiro do ano transacto.
Enquanto por um lado a forte ondulação batia forte na muralha da Marina, atingindo por vezes dezenas de metros de altura, naquelas imediações podia-se ver um grupo de surfistas a se regozijar com as condições do mar próprias para a prática daquela actividade.
Uma alteração repentina da ondulação do mar que assolou a costa sul da Região que foi explicada no local pela mudança da Lua, que origina o aparecimento temporário das chamadas marés vivas e que tende a agravar-se nos próximos dias.
Ferdinando Bettencourt
Ondas gigantes atingem marina do Lugar de Baixo e Ribeira Brava
A infra-estrutura conseguiu manter-se firme face à violência do embate da maré. Ondas gigantes atingem marina do Lugar de Baixo e Ribeira Brava
No cais, a ondulação provocou estragos em duas viaturas ligeiras. Uma delas por pouco não foi arrastada para o mar.
in DN a 31-01-2007
A marina do Lugar de Baixo, no concelho da Ponta do Sol, voltou a ser 'atacada' pela fúria das ondas. O mar alteroso galgou a barreira de protecção mas apesar da fúria das ondas a infra-estrutura não sofreu danos. Por volta do meio-dia, o mar começou a ficar bastante agitado e, em poucos minutos, formaram-se ondas de grande dimensão.
A violência do mar também atingiu a Ribeira Brava, onde a situações foi pior.
Com base em informações avançadas ao nosso matutino por algumas testemunhas, a forte ondulação fez estragos em dois carros estacionados no cais da Ribeira Brava.
As viaturas ligeiras ficaram parcialmente destruídas, sendo que uma delas, por pouco, não foi arrastada para o mar.
Valeu a intervenção de alguns trabalhadores que com a ajuda de um reboque conseguiram trazer um dos carros para uma zona segura.
Ao que foi possível apurar, a proprietária da viatura que sofreu maiores danos entrou em estado de choque quando chegou ao local e encontrou o carro destruído. A senhora terá sido assistida no Centro de Saúde da Ribeira Brava.
O Observatório de Meteorologia do Funchal (OMF) disse não ter conhecimento da existência de ondulação na zona Oeste da Madeira.
Uma técnica acrescentou não ter existido aviso de forte ondulação para o zona afectada. E nos próximos três dias as ondas não devem atingir 1.5 metros, salientou. A única explicação apresentada pela técnica do OMF foi a de se tratar de uma situação local.
De novo a marina do Lugar de Baixo volta a ser 'engolida' pela força das ondas. A última vez foi a 27 de Fevereiro de 2005.
Filipe Gonçalves
Muitos curiosos assistiram ao rebentar das ondas.
Acordos de geminação não passam do papel
Em 2000, quando Jardim passou em Bora Bora, nasceu a intenção de geminar aquela paradisíaca ilha com Porto Santo. E por aí ficou. in DN a 31-01-2007
Acordos de geminação não passam do papel
O Funchal concentra metade dos 26 acordos de irmandade assinados com a Madeira; quatro concelhos não têm nenhum
Cooperação, intercâmbio, colaboração, troca de experiências e amizade são expressões vulgarizadas nos acordos de geminação, também designados de irmandade, que têm sido assinados pelos nossos concelhos, cidades e até a própria Região Autónoma da Madeira. No total, estão em vigor 26 acordos de geminação, com a cidade do Funchal a chamar a si quase metade desse número. Segue-se a Região Autónoma da Madeira, com cinco acordos assinados. Da pesquisa efectuada pelo DIÁRIO junto de todas as entidades envolvidas na Madeira, constata-se que quatro concelhos não têm ou não querem acordos do género.
O mais recente protocolo de irmandade foi assinado na última terça-feira, entre a RAM e a ilha sul-coreana Jeju. Ali se repetiram o leque de intenções que normalmente faz parte dos acordos do género: cooperação, intercâmbio, amizade. Na altura, Jardim disse que gostaria que o acordo não ficasse apenas no papel, mas dificilmente essa pretensão será cumprida. Pelo menos isso é o que se deduz dos efeitos práticos da esmagadora maioria dos acordos em vigor: depois das promessas, seladas por vezes com alguma emoção, pouco ou nada se concretiza. Ficam as boas intenções e a retribuição da visita, às vezes.
A cidade do Funchal já assinou 12 protocolos de irmandade, que levaram o nome da capital madeirense aos Estados Unidos (Oakland, na Califórnia, Honolulu e Wailuki Maui, no Hawai, e ainda New Bedford, em Massachusetts), Austrália (Marrickville e Fremantle), África do Sul (Cape Town), Brasil (Santos), Alemanha (Leichlingen), Zâmbia (Livingstone), Israel (Herzliya) e Cabo Verde (Praia).
Com cinco geminações, a Região Autónoma da Madeira abriu as portas ao Valle d'Aosta (Itália), Jersey, Transval (actual Gauteng, na África do Sul) e Província do Cabo Ocidental (também na África do Sul), para além da já referida ilha sul-coreana Jeju. Em preparação estão os acordos com Nueva Esparta (Isla Margarita, Venezuela) e Crimeia (Ucrânia).
Machico surge logo a seguir no 'ranking' das geminações. Para além do caso caricato de Madeira Beach (ver destaque), o município machiquense tem ainda outros dois acordos de irmandade com concelhos açorianos, Lajes (Ilha do Pico) e Povoação (Ilha de São Miguel), fundamentados na forte influência de pescadores de Machico.
O Porto Santo mantém duas geminações com outras duas ilhas. A primeira com o concelho de Velas, na ilha açoriana de São Jorge, e a outra com a Ilha de Maio, em Cabo Verde. No 'baú' das intenções continua a geminação com a paradisíaca Bora Bora, no Taiti, aventada aquando da passagem de Jardim pela Polinésia, em 2000, bem como a intenção manifestada pela 'alcaldia' de El Hatillo, na Venezuela.
Com apenas um acordo firmado há quatro municípios: Santa Cruz (São Vicente-Cabo Verde); Ribeira Brava (São Nicolau-Cabo Verde); São Vicente (Nordeste-Açores); e Ponta do Sol (Ribeira Grande-Cabo Verde). Câmara de Lobos, Calheta, Santana e Porto Moniz ainda não se deixaram seduzir por esta abertura além-fronteiras...
Madeira Beach 'desconhecida'
O caso recente sobre a geminação da cidade norte-americana Madeira Beach, na Florida, com a Região Autónoma da Madeira, causou perplexidade nos Estados Unidos e por cá. Tal como o DIÁRIO anunciou oportunamente, o 'city manager' Jill Silverboard propôs um acordo de irmandade com a RAM, tendo alguns responsáveis políticos de Madeira Beach recusado a ideia. A divulgação dessa discussão alertou o antigo presidente da Câmara de Machico, Rufino Teixeira, dado que em 1974 o município machiquense havia celebrado um acordo de geminação com Madeira Beach.
Essa revelação viria a surpreender tudo e todos, em Machico e em Madeira Beach.
O imbróglio causou algum incómodo, dado que aparentemente o acordo de irmandade ainda continua em vigor, apesar de serem nulas as relações entre as cidades madeirense e norte-americana.
A semana passada, Jill Silverboard informava o nosso jornal que Madeira Beach julgava que o acordo de 1974 havia caducado em 2003. Contudo, já está a decorrer uma averiguação para avaliar a validade do protocolo assinado há 33 anos. Caso haja interesse de Machico, a geminação poderá ser reactivada, afiança Silverboard.
Agostinho Silva
Tuesday, January 30, 2007
PS pede ajuda para os floricultores
Alerta foi feito ao Governo Regional relativamente ao escoamento de produtos
PS pede ajuda para os floricultores
in JM a 30-01-2007
O PS apela o Governo Regional e as associações de agricultores para «deitar a mão» àqueles que se dedicam à floricultura, sobretudo os que possuem pequenas explorações, e «fazer prospecção de novos mercados». De acordo com José Manuel Coelho, a dimensão das explorações que são algumas delas muito diminutas, a insularidade e o facto de a Região estar afastada dos grandes centros de mercado, são factores que não ajudam este tipo de exploração.
Numa visita a uma floricultura no Sítio das Terças, na Ponta do Sol, uma estufa de sucesso com 17 anos de existência, este deputado na Assembleia Regional disse que, apesar de existirem várias explorações de floricultura com sucesso, há outras que se deparam com dificuldades, nomeadamente no que respeita ao escoamento dos produtos.
A floricultura «é uma área que tem sido uma aposta do Governo Regional, mas nem sempre tem sido uma área de sucesso», referiu, adiantando que embora com incentivos da Comunidade Europeia e apoios do governo o sucesso nem sempre é garantido, sobretudo devido «à falta de comercialização».
A este respeito, entende que «o governo deveria organizar o mercado regional e saber as suas necessidades, os excedentes que tem em determinadas produções e as carências».
Para além disso, defendeu que os apoios deveriam ser dados aos jovens agricultores e «não às culturas que já são excedentárias». É que «se o governo só se preocupar em por a produzir e depois não haver escoamento de produtos, a agricultura está condenada», concluiu.
C.S.
PS pede ajuda para os floricultores
in JM a 30-01-2007
O PS apela o Governo Regional e as associações de agricultores para «deitar a mão» àqueles que se dedicam à floricultura, sobretudo os que possuem pequenas explorações, e «fazer prospecção de novos mercados». De acordo com José Manuel Coelho, a dimensão das explorações que são algumas delas muito diminutas, a insularidade e o facto de a Região estar afastada dos grandes centros de mercado, são factores que não ajudam este tipo de exploração.
Numa visita a uma floricultura no Sítio das Terças, na Ponta do Sol, uma estufa de sucesso com 17 anos de existência, este deputado na Assembleia Regional disse que, apesar de existirem várias explorações de floricultura com sucesso, há outras que se deparam com dificuldades, nomeadamente no que respeita ao escoamento dos produtos.
A floricultura «é uma área que tem sido uma aposta do Governo Regional, mas nem sempre tem sido uma área de sucesso», referiu, adiantando que embora com incentivos da Comunidade Europeia e apoios do governo o sucesso nem sempre é garantido, sobretudo devido «à falta de comercialização».
A este respeito, entende que «o governo deveria organizar o mercado regional e saber as suas necessidades, os excedentes que tem em determinadas produções e as carências».
Para além disso, defendeu que os apoios deveriam ser dados aos jovens agricultores e «não às culturas que já são excedentárias». É que «se o governo só se preocupar em por a produzir e depois não haver escoamento de produtos, a agricultura está condenada», concluiu.
C.S.
Subscribe to:
Posts (Atom)