Friday, June 08, 2007

Quatro clubes ganham na Ponta do Sol



in JM a 22.05.2007

Ténis-de-mesa

Quatro clubes ganham na Ponta do Sol




ACM Madeira e CSD Câmara de Lobos, cada qual com duas vitórias, CD 1.º de Maio e GD Estreito, com uma, foram os grandes vencedores do Torneio Aberto “Grupo Vasconcelos”, em ténis-de-mesa, prova que decorreu domingo no pavilhão gimnodesportivo da Ponta do Sol. Em acção estiveram os escalões de iniciados, infantis e cadetes, de ambos os sexos, com as seguintes classificações: cadetes masc. — 1.º Luís André Freitas (ACM Madeira), 2.º João Abreu (CD São Roque), 3.º Nuno Miguel Freitas (ACM Madeira). Na final, Luís André Freitas venceu frente a João Abreu por 3-1 (11/3, 7/11, 11/9 e 11/7). Cadetes fem. — 1.ª Sofia Diniz (GD Estreito), 2.ª Marta Gouveia (GD Estreito), 3.ª Nicole Agrela (ACD São João). No encontro decisivo Sofia Diniz venceu frente a Marta Gouveia por 3-0 (11/6, 11/8 e 11/5). Infantis masc. — 1.º Rodolfo Pedra (ACM Madeira), 2.º Wilson Fernandes (ACM Madeira), 3.º José Pedro Ferreira (CSD Câmara de Lobos), 4.º João Gonçalves (CD São Roque), 5.º Pedro Nunes (ACM Madeira). Na final, Rodolfo Pedra venceu frente a Wilson Fernandes por 3-1 (10/12, 11/4, 11/6 e 11/5). Infantis fem. — 1.ª Ana Beatriz Santos (CSD Câmara de Lobos), 2.ª Adriana Silva (CD 1.º de Maio), 3.ª Ana Margarida Santos (ACM Madeira), 4.ª Carolina Castanheira (ACM Madeira). No encontro decisivo, Ana Beatriz Santos venceu frente a Adriana Silva por 3-0 (11/7, 11/9 e 11/7). Iniciados masc. — 1.º Duarte Mendonça (CD 1.º de Maio), 2.º João Reis (CSD Câmara de Lobos), 3.º João Freitas (CSD Câmara de Lobos), 4.º Elson Gouveia (GD Estreito), 5.º José Melim (CD São Roque), 6.º José Gonçalves (ACD São João). Na final, Duarte Mendonça venceu frente a João Reis por 3-0 (11/7, 11-9 e 14-12). Iniciados fem. — 1.ª Mónica Oliveira (CSD Câmara de Lobos), 2.ª Joana Fernandes (CD 1.º de Maio), 3.ª Raquel Faria (CTM Ponta do Sol), 4.ª Carla Caldeira (CD São Roque), 5.ª Marlene Freitas (CTM Ponta do Sol), 6.ª Sara Nunes (CTM Ponta do Sol). Na final, Mónica Oliveira venceu frente a Joana Fernandes por 3-2 (11/6, 9/11, 11/9, 7/11 e 13/11). No torneio estavam inscritos mais de uma centena de atletas em representação de dez clubes.



Vasco Sousa

Modalidade instrumental tema de encontro

A acção, na Ponta do Sol, encerrou o ciclo de ensino da actividade

in DN a 20.05.2007

Cultura e espectáculos

Modalidade instrumental tema de encontro


O Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, acolheu, na última quinta-feira, no seu auditório, o Encontro Regional de Modalidade Instrumental.

Um total de 19 apresentações envolveu 650 alunos que, nas actividades de enriquecimento curricular, se dedicam à modalidade artística de grupo instrumental.

As escolas de Machico, Calheta, Santa Cruz, Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Ponta do Sol participaram na iniciativa.

O evento, organizado pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), foi o último do conjunto de encontros realizados pelo GCEA e teve o apoio da Câmara Municipal da Ponta do Sol, que integrou a acção nas comemorações de Município da Cultura 2007.

Roberto Varela, Correspondente

Torneio “Grupo Vasconcelos” na Ponta do Sol

in JM a 20.05.2007

Torneio “Grupo Vasconcelos” na Ponta do Sol

O pavilhão da Ponta do Sol é palco hoje do Torneio Aberto “Grupo Vasconcelos”, em ténis-de-mesa, evento destinado aos escalões de iniciados, infantis e cadetes, em ambos os sexos. Neste torneio estão inscritos mais de uma centena de atletas, em representação de dez clubes — ACM Madeira, São João da Ribeira Brava, Ponta do Pargo, Câmara de Lobos, 1.º de Maio, São Roque, CTM Ponta do Sol, CTM Santa Teresinha, Estreito e Sp. do Porto Santo. O programa geral deste Torneio Aberto Grupo Vasconcelos é o seguinte: 9h00: início da 1.ª fase, 11h20: início da fase Final, 13h00: finais e 13h30: cerimónia de entrega de prémios. Refira-se que este será o penúltimo torneio aberto do calendário regional de provas da presente época (2006/07), sendo que o último será o 5.º Torneio Aberto Cidade de Santa Cruz, agendado para os dias 16 e 17 de Junho e a disputar em todos os escalões etários.
Em termos nacionais, a ACM Madeira “B” termina em Alhos Vedros/Moita (concelho de Setúbal) a qualificação nacional de acesso à 3.ª divisão masculina da próxima época.

CTM Ponta do Sol “vice”



Patinagem de Velocidade — “Nacionais” de cadetes e seniores



CTM Ponta do Sol “vice”


in JM a 18.05.2007

Em termos individuais, o destaque vai para a campeoníssima Carolina Noronha, que no seu 1.º ano de sénior continua a conquistar títulos, juntando agora ao seu currículo os 500 metros séries, que venceu sobre a rival Patrícia Leal, do Roller Lagos. Nos 300 metros contra-relógio ficou no 2.º lugar, a 52 centésimos da 1.ª classificada, nos 10.000 metros pontos/eliminar arrecadou o 4.º posto, atrás do pódio do Roller Lagos, e o 3.º lugar nos 10.000 metros a eliminar. Refira-se ainda que a atleta bateu os seus recordes pessoais dos 300 e 500 metros, com 29s047 e 46s923 respectivamente. Quanto a Ana Amante, conseguiu o 6.º lugar nos 300 metros contra-relógio, nos 10.000 metros a eliminar e nos 10.000 metros pontos/eliminar, e o 5.º posto nos 500 metros séries. Já Maria João Miguel, que regressou à competição após uma paragem de sete meses, ficou-se pelo 12.º posto nos 300, 11.º nos 500 e 13.º nos 10.000 pontos/eliminar e 10.000 eliminar. A equipa do CTM foi desclassificada na estafeta à Americana, por uma infracção na zona de transmissão. No que respeita aos masculinos, também João Santos, de regressa à competição após interregno prolongado, obteve a 12.ª posição nos 300 metros contra-relógio, a 16.ª nos 500 mts séries, a 18.ª nos 10.000 mts pontos/eliminar e nos 15.000 mts a eliminar. A estreante em termos nacionais Cácia Santos, rapidamente ultrapassou o nervosismo inicial demonstrado nos 300 mts contra-relógio e 500 mts séries (18.ª em ambas) e foi-se sentido mais à vontade nas provas de resistência (16.º e 17.º nos 3.000 mts pontos e 5.000 mts eliminar, respectivamente), sendo que conseguiu também bater os seus recordes pessoais nos 300 mts e 500 mts.

Madeirenses integram selecção nacional

Destaque, por outro lado, para a convocação de Carolina Noronha e Ana Amante para o 1.º estágio de preparação para o Campeonato da Europa 2007, que se disputará precisamente em Canelas (pista) e Válega (estrada) nos próximos dias 23 a 29 de Julho. Assim, a 2 e 3 de Junho, as duas atletas do CTM Ponta do Sol integrarão os trabalhos da selecção nacional de Patinagem de velocidade. A próxima prova em que o CTM estará envolvido, a nível nacional, será o Campeonato Nacional de estrada, a disputar em Válega (Ovar) nos dias 9 e 10 de Junho.

Vasco Sousa

Viagem ao longo dos séculos

in JM a 17.05.2007

Viagem ao longo dos séculos

De acordo com o director geral do espectáculo, António Vale, neste evento, haverá a representação da evolução da indumentária, música, dança, teatro e audiovisuais ao longo dos tempos. No palco, estarão garantidos efeitos especiais, sendo o espectáculo projectado em simultâneo para o público por dois ecrãs gigantes.
Tendo como ponto de partida o povoamento da ilha da Madeira (séculos XV e XVI), esta “Viagem ao Longo dos Séculos” aborda os séculos XVII, XVIII passando pelos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX até à actualidade, apresentando grandes marcas internacionais e chegando ao futuro, imaginando-se como será a indumentária daqui a muitos anos.
Este espectáculo contará com a colaboração de alunos da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, do Conservatório-Escola Profissional de Artes da Madeira (dos Cursos de Dança e Teatro), da Agência Moda "ModAge" e da dupla "DDiarte". A direcção artística ficou a cargo de Zé Abreu enquanto que a direcção geral é da responsabilidade de António Vale.
Os textos são da autoria de Margarida Relva, Zé Abreu e Eduardo Luíz.
Este espectáculo conta com o apoio da Câmara Municipal da Ponta do Sol, da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) e Juntas de Freguesia da Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar.

Encontro das modalidades artísticas na Ponta do Sol

O Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, acolhe, a partir das 10h30 de amanhã, o Encontro Regional da Modalidade Artística e Instrumental, organizado pelo do Gabinete Coordenador de Educação Artística e que conta com o apoio da Câmara Municipal da Ponta do Sol. Integrado nas comemorações do programa do Município da Cultura, este espectáculo contará com 19 apresentações em palco, envolvendo 650 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, que nas actividades de enriquecimento curricular se dedicam à prática da modalidade artística de grupo instrumental.
Quanto à Modalidade de Grupo Instrumental, que é praticada pelos alunos do ensino básico e secundário, esta vai contar com a presença de um total de 4.345 alunos espalhados por várias escolas da RAM.
De referir que este encontro Regional será o último do conjunto de Encontros já realizados pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística, nomeadamente, os de Cordofones Tradicionais Madeirenses; Expressão Dramática/Teatro; Canto Coral e Dança.

Lucia Mendonça da Silva

Ponta do Sol celebra “Ascensão do Senhor”

in JM a 17.05.2007

Em conformidade com a tradição

Ponta do Sol celebra “Ascensão do Senhor”


A paróquia da Ponta do Sol celebra hoje a festa da Ascensão do Senhor, em conformidade com a tradição, a religiosidade popular, que se realizava numa quinta-feira. Assim, pelas 17 horas, haverá Missa na igreja matriz com o pároco local, Pe. Pascoal; sendo de destacar ainda uma característica afecta a esta festa e que é o facto de se fazer “o lançamento de pétalas de flores durante a cerimónia”.

Máquina do tempo

Máquina do tempo

'Viagem ao Longo dos Séculos' junta passado, presente e futuro, com arte

in DN a 17.05.2007

Um regresso ao passado, um piscar de olhos ao futuro. 'Viagem ao Longo dos Séculos' é isto e mais. A cultura volta a convergir para a zona Oeste este fim-de-semana com este espectáculo, uma iniciativa do Grupo de Folclore da Ponta do Sol, em parceria com o Conservatório - Escola Profissional de Artes da Madeira, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Modage e Ddiarte.

Trata-se de um trabalho multidisciplinar, integrado na programação do Município da Cultura, que junta várias artes para mostrar a evolução da indumentária, da música, da dança, do teatro e dos audiovisuais ao longo dos tempos.

A produção tem como ponto de partida o povoamento da ilha, numa passagem pela história até à actualidade. Do século XV ao XX a viagem é feita através do teatro e da dança. A actualidade pela moda, num desfile com participação de vários modelos madeirenses. O futuro está entregue à imaginação dos alunos da escola secundária local.

O espectáculo começa pelas 21 horas, na antiga praça de táxis, no centro da Vila. É aberto à população e será transmitido em ecrãs gigantes para facilitar o acompanhamento.

Margarida Relva, Eduardo Luís e Zé Abreu são os autores dos textos para 'Viagem ao Longo dos Séculos', dirigido por este último.

Paula Henriques