Wednesday, August 29, 2007

Encontro cultural na praia



Jornal da Madeira / Cultura / 2007-08-25


Organizado pela Associação dos Canhas

Encontro cultural na praia

Aproximar diversas vertentes culturais da população em tempo de praia, é um dos objectivos do I Encontro de Cultura que decorre, desde ontem, na promenade da Madalena do Mar. Inserida no programa do Município da Cultura da Ponta do Sol, esta iniciativa organizada pela Associação dos Canhas tem ainda por missão, apresentar artes que se estão a perder no tempo e mostrar os talentos regionais, com obras de escritores, artistas plásticos, escultores ou ainda objectos antigos guardados por algumas pessoas.

De acordo com o vereador da Cultura, Inácio Silva, as expectativas para o trimestre em curso no âmbito da programação do Município da Cultura têm sido ultrapassadas. Os eventos ao ar livre, como as “Noites de Verão — Sons do Mundo” têm atraído várias pessoas à Ponta do Sol.

No que se refere ao Encontro de Cultura, um dos elementos da Associação dos Canhas, Mirla Fernandes, explicou que a localização escolhida visou descentralizar os eventos da Ponta do Sol. Salientou ainda que já foi manifestado o desejo de realizar o segundo encontro numa outra freguesia do concelho.

Estão presentes cerca de 30 artistas. Em termos de animação musical, hoje actuam o Grupo de Dança da Casa do Povo da Ilha, Grupo Juvenil de Dança da Ribeira Funda, “Madeira em Festa” e “Reis Magos”.


Paula Abreu

Beto e Pólo Norte na Ponta do Sol



Jornal da Madeira / Cultura / 2007-08-29

Beto e Pólo Norte na Ponta do Sol

Foi ontem apresentado o programa das Festas do Concelho da Ponta do Sol, com actividades que decorrem entre os dias 1 e 9 de Setembro. Em termos musicais, destaque para as actuações de Beto, CAIM e Pólo Norte, para além de festivais de folclore e de bandas.

O cantor português Beto junta-se aos já anunciados Pólo Norte no programa das Festas do Concelho da Ponta do Sol, que decorrem entre os dias 1 a 9 de Setembro.

O músico de “Porto de Abrigo” e “Influências” actua na noite do dia 7, sexta-feira, na vila Marginal pelas 22 horas, logo após ao concurso “Caça Talentos” que se vai premiar concorrentes na área da Voz, do Instrumento e da Pintura, como anunciou ontem o vereador da Cultura, Inácio Silva, em conferência de imprensa. Recorde-se que Beto tem sido um dos cantores preferidos para temas de bandas sonoras de telenovelas portuguesas.

Dando continuidade ao programa da Ponta do Sol, na noite de sábado, dia 8, a música ficará garantida pelos Pólo Norte, de Miguel Gameiro. Antes, sobem ao palco os CAIM, grupo nacional que conta com dois elementos naturais da Ponta do Sol.

Saliente-se ainda que nas noites de sexta e sábado haverá discoteca ao ar livre, com “Soldance@luar” e com as Vespas, respectivamente.

No sábado de manhã, realizar-se-á a sessão solene do dia do concelho para além da entrega do prémio literário John dos Passos e lançamento do livro “Notas Históricas e outras Estórias da Ponta do Sol”.

O programa inclui vários eventos desportivos, como torneios de badminton, futebol infantil, madeiraball, futsal e ainda rally papper, um Festival de Folclore (dia 2) e um Festival de Bandas (dia 9), entre outras iniciativas.


Paula Abreu

Música, arte e desporto nas festas da Pt.ª do Sol

Cultura e espectáculos

Música, arte e desporto nas festas da Pt.ª do Sol

in Dn a 29-08-2007

Inácio Silva, vereador da Cultura, em exercício, na Câmara Municipal da Ponta do Sol, apresentou ontem, em conferência de imprensa, o programa das festas do concelho da Ponta do Sol que têm início a 1 de Setembro próximo.

A autarquia preparou, em conjunto com as várias colectividades do concelho, uma série de eventos desportivos, musicais e culturais para comemorar os 506 anos da fundação do concelho.

No próximo dia 1 de Setembro, as actividades serão predominantemente desportivas, com o II torneio de badminton a ter lugar no pavilhão gimnodesportivo local às 10 horas e um torneio de futsal da Associação Desportiva Pontassolense, no mesmo recinto, das 17 às 23 horas. Ao ar livre têm lugar os 'Jogos do Sol', na marginal e no mar, às 19h. Pela noite dentro tem lugar a música da "Banda Fixe".

No dia seguinte decorre um 'Rally Paper' com início às 10h, a tradicional Rampa de motos TT no sítio da Amoreirinha e, para terminar o dia em grande, terá lugar também o já tradicional Festival de Folclore na marginal a partir das 21h, seguido de fogo-de-artifício. 'Dia do Mar' e 'II Torneio de Madeiraball' estão reservados para dia 3 de Setembro.

No dia 4, há mais folclore no John dos Passos, às 20h30, e um torneio de ténis-de-mesa no pavilhão, às 19h30. Dia 6, o concerto da banda Lira do Rosário, proveniente dos Açores, com entrada gratuita, no John dos Passos, às 21 horas.

No dia 7, o destaque vai para o 'XI Torneio de Futebol Infantil - Sol 2007' no estádio municipal; as actuações do concurso 'Caça ao Talento' às 22 horas na marginal e pela noite dentro discoteca ao ar livre na praia da vila (ver peça ao lado). O penúltimo dia de festas é o mais intenso em actividades, com destaque para o II Torneio 'Sol Rolante', às 9:30; o habitual hastear das bandeiras e sessão solene, seguidos da entrega do Prémio Literário John dos Passos e lançamento do Livro 'Notas Históricas e outras Estórias da Ponta do Sol'. À noite haverá mais música, com os Caim e Pólo Norte, às 21 horas, seguidos de Vespas ao ar livre.

A terminar as festividades no dia 9 de Setembro, a já habitual prova de atletismo, um passeio de bicicletas nos Canhas e o Festival de Bandas na marginal da vila, às 20h30.

Roberto Varela, Correspondente

Fernando Alvim anima festa de praia

O apresentador da SIC Radical vai ser o DJ convidado da festa Sol_Dance@Luar, na Ponta do Sol.


Cultura e espectáculos

Fernando Alvim anima festa de praia


In DN a 29-08-2007

O grande público, sobretudo o mais jovem, ainda identifica Fernando Alvim apenas com o 'Curto Circuito' e o 'Perfeito Anormal', programas marcantes na SIC Radical, desconhecendo que o carismático apresentador é, actualmente, o anfitrião do 'talk-show' do mesmo canal, intitulado 'Boa Noite Alvim'.

Mas a faceta menos conhecida de Alvim deverá ser mesmo a de animador musical de festas na qualidade de DJ.

Agora, todos aqueles que não conhecem os dotes do apresentador na mesa de som têm a oportunidade de o ver ao vivo na Madeira, mais precisamente na Ponta do Sol, no dia 7 de Setembro.

Fernando Alvim vai estar na Madeira para ser o DJ da noite Sol_Dance@Luar, uma festa animada que decorrerá na praia da Ponta do Sol e visa ser uma pedrada no charco em termos de descentralização da diversão nocturna na Madeira.

O evento é organizado pelo Art Caffé (Estreito da Calheta) e conta também com a presença do DJ residente deste espaço de animação, Maciel Ferreira, e ainda do VJ Vircious.

Comunicador nato

Aos 33 anos, Fernando Alvim tem já mais de uma década de currículo radiofónico e televisivo, e continua a ser considerado um dos mais promissores comunicadores em Portugal.

E, além de uma carreira como DJ e apresentador de programas televisivos, Fernando Alvim está também presente na rádio. Neste momento, apresenta 'Prova Oral' com Raquel Bulha e 'Topless', ambos na rádio pública.

Mas é na SIC Radical, no 'Boa Noite Alvim', que dá a conhecer ao público os últimos momentos do seu dia. Contudo, o horário tardio do programa e o facto de estar na TV Cabo condicionam a 'mensagem' do programa que tem tido convidados como Adelaide de Sousa, Inês Meneses, Marco Horácio, João Garcia, entre outros.


João Filipe Pestana

Tuesday, August 28, 2007

Ponta do Sol 'descura' escultura dos 500 anos


Cultura e espectáculos

Ponta do Sol 'descura' escultura dos 500 anos

in DN a 28-08-2007

O 'motivo escultórico' construído em comemoração dos 500 anos da fundação do concelho da Ponta do Sol, no centro da rotunda da vila, tem estado com muito mau aspecto devido à sujidade acumulada e a necessitar de manutenção, nomeadamente em termos de iluminação e nos motores das bombas de água que activam a cascata.

Esta obra foi inaugurada a 2 de Dezembro de 2001 pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, sendo sempre feita manutenção para mantê-la em funcionamento pela vereação anterior, já que é um dos cartões-de-visita do concelho e se encontra num sítio central com muita exposição.

Já esta vereação, nos últimos tempos, tem de facto dado pouca atenção a este 'ex libris' do concelho do século XXI. Resultado: desde o lago vazio à sujidade de terra sobre todo o azul que o compõe, à iluminação nocturna que não funciona há vários meses. Somente a relva tem sido mantida.

Este 'motivo' idealizado pelo escultor Amândio Manuel Abreu Sousa veio também marcar a expansão da vila a norte, estando estrategicamente localizado na rotunda que liga a nova estrada do Quinto Centenário, que veio trazer novas possibilidades de alargamento.

Ora, para mais numa fase onde a expansão da vila está de facto a acontecer ainda mais para norte, com a nova estrada neste momento já em construção, o motivo escultórico está a dar má imagem à vila e já foi motivo de críticas por vários ponta-solenses, razão pela qual a autarquia decidiu agora resolver o problema.

Esta obra considerada artística só deveria estar composta com todos os seus elementos presentes: a cascata e a água límpida, assim como o fundo do lago azul, em vez de castanho, e com a iluminação nocturna a funcionar.


Roberto Varela, Correspondente

19 concorrentes mostram talentos

Cultura

19 concorrentes mostram talentos

in DN a 25-08-2007

Estão já apurados os 19 finalistas do concurso de 'caça ao talento' organizado pela Câmara Municipal da Ponta do Sol, no âmbito das Festas do Concelho e do Município da Cultura 2007. Este espectáculo realiza-se na marginal da vila, às 22 horas, no dia 7 de Setembro, e contará com a actuação do artista nacional Beto.

Foram apurados oito concorrentes na categoria de voz: Liliana Ideia (Ponta do Sol), Cláudia Sousa e Victor Balanco (Calheta), Denisa Silva, Rui Sousa e Cristina Coelho (Funchal), Laura Gouveia (Santana) e Carlos Costa (Porto Moniz).

Na categoria de instrumentos foram apurados Bruno Lobo e Dinarte Abreu (Ponta do Sol), Moisés (Ribeira Brava), Victor Filipe (Santa Cruz) e Eva Mendonça (Funchal).

Por fim, na categoria de pintura foram apurados seis concorrentes: Sandra Teixeira, Filipa Góis, Américo Olival e Marta Pita (Ponta do Sol), Sónia Jesus e Rafaela Rodrigues (Machico) que irão mostrar os seus dotes nas artes plásticas.

Segundo Jorge Conduto, responsável pela organização do evento, este é "um espectáculo com suporte de banda ao vivo que não é muito comum, pois normalmente usa-se sempre a base de 'play-backs', pelo que o espectáculo promete". Adiantou ainda que "o objectivo é descobrir e promover jovens talentos das diversas áreas, neste caso, canto, instrumentos e pintura", adiantou.

Este evento já vai na terceira edição, contudo, já não se realizava desde 2000.

"O concurso teve uma adesão apreciável, e até recebemos muitas chamadas depois do prazo, mas como é necessário ensaiar com todos os concorrentes, não pudemos aceitar mais candidatos", sublinhou o responsável.

"É garantido um espectáculo com muita qualidade no dia forte das festas do concelho", terminou.


Roberto Varela - Correspondente

Thursday, August 23, 2007



Jornal da Madeira / Região / 2007-08-21


Populares da Lombada serão alvo de homenagem

Monumento recorda os que lutaram pela água

Hoje é um dia histórico para o Sítio da Lombada, no concelho da Ponta do Sol. Os residentes vão poder ver perpetuada a memória dos filhos daquela terra que em 1962 lutaram pela posse da água de rega, da qual o Estado se queria apoderar. Foi uma luta de meses, entre vigilâncias e muita persistência por um bem ao qual tinham direito. Gabriela Relva tinha 10 anos e assistiu à luta da família por esta causa, na qual perdeu a irmã.

No Sítio da Lombada, Ponta do Sol será hoje descerrado um monumento em homenagem a todos os que em 1962 lutaram pela posse da água de rega.

O monumento ficará situado no início da Levada do Moinho, junto à igreja paroquial onde é feita a divisão do ramal deste curso de água.

A obra é do escultor prof. Silvio Cró e procura retratar, o melhor possível, as razões da luta encetada pelos ponta-solenses na década de 60. A acompanhar esta obra de arte encontra-se uma frase bem alusiva à luta, “Nesta levada corre sangue e água”.
O monumento invoca os que deram muito de si numa luta que, por força da polícia de então, fez jorrar o sangue dos inocentes populares que só queriam velar pelo que era seu.

Gabriela Relva tinha, na altura, 10 anos, e perdeu, na ocasião, uma das irmãs. Chamava-se Conceição Gonçalves, mais conhecida por Sãozinha. Tinha 17 anos e foi atingida na testa por uma bala. A morte foi imediata.

Enquanto Sãozinha caía numa das poças de água, um dos irmãos tentou socorrê-la mas um dos policias impediu-o, fazendo-o cair noutra poça.

Gabriela Relva viu a família sair para a luta, mas não pode ir pois um problema que tem na perna não permitiu que acompanhasse a multidão.

Recorda a dor da sua família mas, também, das pessoas da Lombada pelo sucedido.
De acordo com a responsável, o Estado havia comprado terras na Lombada, directamente aos colonos e depois vendeu-as em parcelas aos locais que foram pagando durante perto de 20 anos.

Juntamente com as parcelas de terreno, o contrato de venda implicava, também, a venda da água de rega.

Alguns familiares dos compradores que, na altura, emigraram para a Venezuela e Curaçau ajudaram a pagar esses mesmos terrenos. O que acontece é que nos anos 60, quando alguns dos compradores já tinham a dívida quase paga, o Estado começou a exigir que, também pagassem a água, senão ia gerir como bem quisesse deixando os populares à mercê da sua vontade.

Os residentes recusaram-se a aceitar estes termos até porque a água já estava incluída nos contratos de compra e venda. A tensão foi-se agudizando de maneira que em 1962 os populares fizeram frente ao Estado e começaram a fazer vigílias à gestão da água.

A luta intensificou-se entre Maio e Agosto desse ano, com a presença permanente das pessoas no Cabo da levada a guardar as águas. A população resistou durante esses três longos meses.

Durante este período houve ameaças por parte da polícia, houve pessoas, inclusive, que foram notificadas para comparecem na PSP (Ex-Pide), na Ponta do Sol e no Funchal
O dia mais marcante foi o 21 de Agosto, em que o Estado recorreu ao policiamento para fazer valer a sua vontade.

Gabriela Relva lembra-se que eram mais de 200 agentes e militares que compareceram na Lombada. O comandante de então deu ordem para que as pessoas se retirassem. Como tal não aconteceu, deu ordem de fogo, foram atiradas granadas para as poças da ribeira e feriram muita gente, acabando por fazer um morto, a Sãozinha.

Desta luta resultaram, ainda, muitos feridos e presos. Recorda esta responsável que os que foram hospitalizados, conforme iam melhorando eram enviados para a prisão. Alguns acabaram por seguir para o Tarrafal. Reza a história que eram maltratados e mal alimentados. De maneira que a população reunia dinheiro e mantimentos para lhes oferecer quando os iam visitar.

Hoje, a população da Lombada, novos e menos novos, decerto, irão recordar a luta daqueles que, há 45 anos, não vacilaram quando os seus direitos foram postos em causa. Um exemplo para o futuro, conforme sublinhou Gabriela Relva.
E, para bem dos que, ainda, cultivam a terra, a água continua a correr, fruto da persistência dos antepassados que deram muito da sua vida e se sacrificaram para que hoje o precioso líquido esteja, sempre, a jorrar.


Élia Freitas