Thursday, September 27, 2007

Programação está na recta final



Jornal da Madeira / Cultura / 2007-09-27

Na Ponta de Sol

Programação está na recta final

Há nove meses que a Ponta de Sol ostenta o título de Município da Cultura. Um compromisso lançado àquele concelho e que teve como principal objectivo descentralizar a cultura na Região, bem como dinamizar e promover iniciativas de índole cultural junto da população local.

O compromisso, de acordo com o vereador da Câmara Municipal da Ponta do Sol, não poderia ter obtido melhores resultados. A três meses do fim, Inácio Silva referiu ontem, na conferência de imprensa que serviu para apresentar a programação do quarto trimestre, que o balanço destes nove meses foi «bastante positivo», sobretudo tendo em conta o grande impacto que as iniciativas realizadas neste âmbito tiveram junto da população.

De acordo com este responsável, a afluência de público, quer nos eventos realizados no centro cultural, quer ao ar livre, tiveram uma procura que veio comprovar que há fiabilidade em continuar com iniciativas do género, para além do facto de ser ou não “município da cultura”.

Para Inácio Silva resta agora manter junto da população o interesse que foi conquistado logo no início deste ano, de modo a que, até ao final de Dezembro, a afluência se mantenha nos mesmos níveis.

Por esta razão, foi escolhida para os últimos três meses de 2007 uma programação bastante abrangente, que passa por exposições documentais, encontros culturais, espectáculos, conferências e lançamentos de livros.

Entre estes eventos, destaque para a realização do III Encontro Literário e Cultural organizado pela Associação de Escritores da Madeira e o Encontro Regional de Orquestras e Tunas de Bandolins que acontece no último fim-de-semana de Outubro. Para além destes, é de salientar também o espectáculo, em Novembro, com o grupo “Dançando com a Diferença” e ainda o concerto de Natal que será protagonizado em Dezembro com os Xarabanda e Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Ponta do Sol.

Para além dos espectáculos, a organização realça ainda o facto de, em Dezembro, o Centro Cultural John dos Passos apresentar uma conferência de imprensa com o músico e compositor Francisco Loreto, subordinada ao tema “Música: compreender com a razão para ouvir a emoção”.


Lucia Mendonça da Silva

Ponta do Sol revela programa cultural

Cultura e espectáculos

Ponta do Sol revela programa cultural

in DN a 27-09-2007

Foi apresentada, ontem, a programação do 4.º e último trimestre do Município da Cultura - Ponta do Sol 2007, que continua a apostar numa programação variada, predominantemente a ter lugar no Centro Cultural John dos Passos. Estão previstos eventos musicais, teatro, dança e literatura (ver quadro de cima).

A exposição documental 'Terra de Jornais: a imprensa ponta-solense, 1909 - 1923' abre a programação do 4.º trimestre do Município da Cultura já no próximo dia 1 de Outubro, às 18 horas, no Centro Cultural John dos Passos. Esta mostra ficará patente ao público até ao dia 31 de Dezembro de 2007 e poderá ser visitada livremente ou através de visitas orientadas pelo Serviço Educativo do Arquivo Regional da Madeira. De destacar, em Novembro, a estreia do grupo de dança inclusiva 'Dançando com a Diferença' no palco do Centro John dos Passos.

Roberto Varela, Correspondente

Centro paroquial da Madalena adiado

Jornal da Madeira / Região / 2007-09-26


Acessibilidades serão feitas dentro dos prazos previstos



Centro paroquial da Madalena adiado


A construção do centro paroquial da Madalena irá deslizar no tempo e a escola da mesma freguesia já não sofrerá uma intervenção de fundo, mas apenas «pequenas obras de remodelação», disse ontem o presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Rui Marques, no final da reunião com o Governo Regional.

Em contrapartida, as acessibilidades previstas no Programa de Governo para o concelho da Ponta do Sol serão feitas dentro dos prazos previstos.

A variante da Madalena irá arrancar em 2008 e as restantes irão iniciar-se no final deste ano ou no princípio do próximo.

Também as escolas previstas terão as suas obras nos prazos estipulados, ou seja, «dentro de pouco tempo», explicou Rui Marques.

Na reunião de ontem com o Governo Regional, o presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol disse ter feito uma proposta de substituição da construção da estrada que liga as zonas altas dos Canhas e da Calheta por «outras obras fundamentais para a freguesia dos Canhas». Alberto João Jardim aceitou a proposta.

Rui Marques falou também no túnel que fará a ligação ao norte da Ponta do Sol, tendo dito que esse projecto está, neste momento, a ser objecto de um estudo, após o qual a obra terá início. Os trabalhos estão previstos iniciarem-se em 2008.

O edil confirmou, por outro lado, que o Mercado Municipal já não será feito, tendo sido substituído pela construção de uma nova escola preparatória na nova extensão a norte da Ponta do Sol.

Rui Marques explicou ainda que este reajustamento das obras do Governo Regional no concelho decorre da necessidade de, com as eleições antecipadas de 6 de Maio, «reestruturar o Programa de Governo». Perante as dificuldades que se apresentam às câmaras e ao Governo, houve a necessidade de «redefinir prioridades», disse o edil.


Alberto Pita

Monday, September 10, 2007

Novo modelo de gestão para a água e resíduos




Governo Regional vai apresentar medidas para melhor articulação dos sistemas


Novo modelo de gestão para a água e resíduos

Jornal da Madeira / Região / 2007-09-09

O Executivo madeirense vai apresentar, em breve, iniciativas legislativas e administrativas que visam a aplicação de sistemas integrados de gestão dos resíduos e da água, incluindo, águas residuais.

De acordo com o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, estes novos sistemas visam “o exercício concentrado das funções, hoje, ineficientemente, dispersas entre o Governo Regional e os 11 municípios e dentro destes”.

Segundo Manuel António Correia, esta solução integrada de gestão vai garantir um melhor serviço ao cidadão, através da redução dos custos que, actualmente, são suportados pelos deficitários orçamentos públicos.

Desta forma, vai ser possível potenciar sinergias e proveitos e assegurar a sustentação dos sectores, bem como a realização dos investimentos necessários e o aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis.

A propósito, o governante criticou o facto da Madeira ser acusada de esbanjadora, enquanto aproveita os fundos, melhora a qualidade de vida dos madeirenses e cresce mas que “os madeirenses recusam e combaterão até à exaustão a inércia e as amarras ditadas pelo Estado à Madeira”.

Lamentou, ainda, que o actual sistema constitucional atribui responsabilidades políticas e financeiras às Regiões e aos municípios mas não lhes proporciona os meios tendo defendido a necessidade de “melhor Autonomia Política”, através da consagração da Unidade Diferenciada a concretizar na próxima Revisão Constitucional de 2009.

Já perante a UE, sublinhou que é necessário continuar a reivindicar e obter apoios à gestão dos equipamentos e serviços criados, tendo por base os princípios da Coesão Económica, Social e Territorial.

Em dia de festa para os pontassolenses, o governante enalteceu o trabalho dos seus conterrâneos e de todos quantos, nas mais diversas áreas, têm contribuído para o desenvolvimento da Ponta do Sol e garantiu que todos os compromissos constantes do Programa de Governo para aquele concelho serão executados até 2011.

Rui Marques, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol aproveitou a ocasião para reivindicar a intervenção na Estrada Regional 222, que liga a Vila da Ponta do Sol à freguesia dos Canhas, cujo pavimento se encontra bastante degradado.

A somar quase dois anos de mandato, o autarca reiterou que, perante o cenário de alguma complexidade em termos financeiros, decorrente da nova Lei de Finanças Regionais, há que revitalizar o investimento privado para compensar a diminuição do investimento público.

Contudo, sublinhou que, tendo em conta a revisão do Plano Director Municipal, cuja conclusão está prevista para o próximo Verão, o investimento será feito, mas sempre preservando o que o concelho tem de melhor, a beleza natural e o rico património.
Na oportunidade, foi entregue o prémio ao escritor açoriano, Mário Cabral, vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário John dos Passos, com a obra “O Acidente”.

Foi, também, apresentado o livro “Notas históricas e outros apontamentos históricos da Ponta do Sol”, uma compilação do historiador Gabriel Luís Pita dos textos publicados pelo Pe. João Vieira Caetano, que esteve 54 anos ao serviço do apostulado paroquial pontassolense.


Élia Freitas

Dificuldades acrescidas para os escritores ilhéus

Jornal da Madeira / Cultura / 2007-09-08

Prémio Literário John dos Passos

Dificuldades acrescidas para os escritores ilhéus

É entregue hoje na Câmara Municipal da Ponta do Sol o Prémio Literário John dos Passos, cujo vencedor foi o escritor açoriano Mário Cabral, com o romance “O Acidente”. Foi escolhido entre 19 concorrentes e mereceu a recompensa de 2.500 euros.
Ontem, o autor manteve uma conversa com os jornalistas e explicou que a obra experimental relata o encontro de várias personagens após um acidente. Com vários anos de escrita literária este foi o primeiro prémio recebido por Mário Cabral.

Recordando as dificuldades de publicação e de reconhecimento fora dos centros literários do País, Mário Cabral salientou que “levei muitos anos a tentar. Aliás, cheguei a pensar que nunca iria conseguir publicar, porque não estava em Lisboa, um clube em que funcionam muitas coisas não da maneira mais clara e objectiva”.

Mário Cabral disse ainda que, como não se encontrava na capital portuguesa, “não ia às festas nem conhecia as pessoas certas”. De qualquer modo, conseguiu publicar alguma poesia, pela editora Campo de Letras. Considera, no entanto, que “por um lado não me posso queixar porque estou numa ilha mais recuada do que a Madeira, menos aberta ao mundo e consegui”.


Paula Abreu

Alvim “curte” Madeira até segunda-feira


Jornal da Madeira / Cultura / 2007-09-08



Nas festas da Ponta do Sol


Alvim “curte” Madeira até segunda-feira

Com ou sem polémicas por causa da realização de eventos nocturnos na vila da Ponta do Sol, a verdade é que ontem à noite, aquela zona estava bem animada e composta por uma imensidão de gente, para ouvir o cantor português Beto.

Antes da entrada em palco do músico romântico, que durante alguns anos fez parceria com Rita Guerra (com quem gravou o CD “Desencontros”), as Festas do Concelho da Ponta do Sol promoveram o concurso “Caça Talentos”, com participantes na música e na pintura.

Um bom “aperitivo” para os sons que se fariam ouvir depois, com a voz intensa do cantor de “Porto de Abrigo” e de “Influências”. Contudo, e devido ao avançado da hora para o fecho da nossa edição, não nos foi possível fazer a cobertura do concerto do cantor.

Conversamos, no entanto, com Fernando Alvim, o DJ de serviço para o evento “Soldance@luar”. Com o sentido de humor que lhe é característico, o locutor de rádio disse que não fazia “a menor ideia” do que iria sair dali, no que se refere aos seus comandos da mesa de mistura. Mas estava certo de que o público iria aderir às músicas e às suas brincadeiras. De improviso, iria passar temas actuais, bem dançaveis, como também iria passar músicas pimbas. “Normalmente misturo essas músicas com os sons mais actuais”. Prometeu uma interacção muito forte entre o próprio e o público, “não apenas verbal, mas sobretudo a nível musical”. Humorista por natureza, referiu ainda que a dose de humor desta sua prestação estava precisamente na mistura musical que iria fazer.

Na televisão, Fernando Alvim vai dar início no próximo dia 18 de Setembro, à segunda série do programa “Boa Noite Alvim”, no ar até Dezembro. Mantém-se na “Prova Oral” da Antena 3 e, a par disso, tem uma revista, escreve para o jornal “Metro” e organiza festival de música “Termómetro”, entre outras tarefas. Admite que nem sempre consegue fazer tudo a que se predispõe. A solução ideal seria o dia ter 36 horas, das quais dormia cinco. “Seria perfeito!”

Com pouco tempo para si próprio, Fernando Alvim admite que, actualmente tem apostado mais na qualidade de vida. Prova disso é que, tendo sido contratado para animar uma noite da Ponta do Sol, o humorista vai ficar na Madeira até segunda-feira. “Vou curtir”


Paula Abreu

Pontassolense 0-0 Infesta

Pontassolense 0-0 Infesta


Festival de golos perdidos e não só


in DN a 10-09-2007

O Pontassolense não foi além de uma igualdade a zero, numa partida marcada pela gritante falta de eficácia do seu sector ofensivo.

Glauco e Ruben estiveram em plano de destaque ao desperdiçarem inúmeras oportunidades para fazer funcionar o marcador. O Pontassolense, apesar de lhe ter pertencido o total controlo da partida e as melhores oportunidades, revelou elevados índices de ansiedade. A transposição da defesa para o ataque nem sempre foi conseguida. Os processos ofensivos foram efectuados de forma lenta e bastante denunciada. A equipa da casa desde cedo instalou-se no meio- campo do adversário, na procura do golo.

Cientes do valor do adversário, os homens do Infesta apostaram numa estratégia defensiva, mas sempre na espreita do contra- golpe.

Uma táctica que iria surtir o efeito desejado. Os nortenhos saíram da Ponta do Sol com um ponto conquistado ante um adversário que nunca soube destronar uma 'muralha' defensiva superiormente comandada pelo seu 'capitão' Nelson.

João Roque esteve em plano irregular.

Opiniões

João Luís (treinador do Pontassolense): " Não foi o que nós queríamos. No entanto, fizemos o mais que suficiente para sair daqui com um vitória. Não demos qualquer oportunidade ao adversário. Trabalhamos muito contra uma equipa, que se fechou lá atrás. Contudo, conseguimos criar inúmeras oportunidades para vencer".

Manuel António (técnico do Infesta): " Fizemos um jogo calculista, apesar de não estarmos rotinados neste tipo de campo. Conseguimos parar, em certa medida, o maior fluxo atacante do Pontassolense. Aqui e ali, tivemos alguma sorte, que faz parte do jogo. Contudo, no cômputo geral a igualdade acaba por justificar-se pelo nosso excelente trabalho defensivo".

Martinho Fernandes