O vereador e líder da oposição PS aponta o dedo à execução da Câmara.
FOTO MANUEL NICOLAU
Cortes na P.ta do Sol devem-se ao GR
Quem está a estrangular as autarquias é o Governo Regional, diz Coelho
in DN a 01-12-2007
O vereador do PS e líder da oposição na Câmara da Ponta do Sol reagiu ontem à proposta de orçamento que o presidente da autarquia pretende levar à reunião de Câmara no próximo dia 12 de Dezembro. José Manuel Coelho não só aponta o dedo à baixa taxa de execução dos últimos anos no município e descarta qualquer responsabilidade do Governo da República na matéria, como também assegura que "as transferências do Orçamento de Estado depois da nova Lei das Finanças Locais são superiores em 5% relativamente a anos anteriores".
O vereador sublinha o facto de o executivo de Rui Marques tentar justificar "o insucesso que tem tido ao nível negocial com o Governo Regional", remetendo o ónus da questão para o Governo de Alberto João Jardim. "O que está a diminuir são os contratos-programa com o Governo Regional aos longo dos anos", garante.
Mais. Para José Manuel Coelho, "quem está a estrangular as autarquias é o Governo Regional, que não cumpre a tempo e horas os contratos-programa com as Câmaras e depois são estas que têm de pagar os juros dos compromissos assumidos, uma vez que não receberam as importâncias para fazerem os pagamentos".
Sem querer adiantar qual o sentido de voto que irá tomar na reunião, até porque, salienta, ainda não está na posse do documento, José Manuel Coelho revela ao DIÁRIO que "o que estão a tentar fazer é um orçamento mais equilibrado do que nos anos anteriores, para assim conseguir ter uma taxa de execução mais alta, essa é que é a verdade".
A terminar, o vereador disse que se não fossem as verbas do Orçamento de Estado ao abrigo da Lei das Finanças Locais, "as autarquias da Região e inclusive a da Ponta do Sol teriam de fechar as portas".
Victor Hugo
No comments:
Post a Comment