Thursday, February 21, 2008

Contadores nos edifícios públicos


Até na Câmara Municipal da Ponta do Sol será instalado um contador.
FOTO VICTOR HUGO


Contadores nos edifícios públicos

Medida pretende contabilizar água gasta e descobrir perdas na rede de distribuição

in DN a 21-02-2008

Não é uma medida inovadora, mas é sem dúvida uma acção de controlo que a Câmara Municipal da Ponta do Sol está a efectuar em todas as instituições públicas do concelho. Rui Marques, presidente da autarquia, deu ordens para avançar com a instalação de contadores de água em todos os edifícios públicos do município.

Tal como o concelho de Machico, as escolas, juntas de freguesia, tribunal, centros de saúde e até a própria Câmara Municipal vão ter contadores para aferir não só a quantidade de água que estes serviços gastam, mas conseguir perceber onde eventualmente existem desperdícios na rede. Apesar de sublinhar o investimento no melhoramento da rede de água potável, o presidente da Câmara garante que "esta é também uma forma de reestruturar o sector das águas, nomeadamente no que diz respeito à leitura, percebendo por exemplo onde existem fugas".

O autarca deixa claro que "a cobrança nestes serviços por enquanto ficará tal como está", mas avisa que "o consumo deve fazer-se moderadamente e sem exageros", até porque os índices de pluviosidade não têm sido os esperados. Assim, a redução dos metros cúbicos de consumo de água poderá ser a próxima medida. Sem querer admitir que a Câmara assume uma despesa elevada, a verdade é que actualmente sai dos cofres da autarquia em média 17 mil euros por mês pela compra de água à IGA para satisfazer os cerca de 8.200 habitantes.

Reduzir gastos

Ora, à parte da instalação dos contadores, outro dos objectivos associados à medida do executivo, é começar por "atacar" este valor. No futuro a par da contabilidade, a iniciativa avançada ao DIÁRIO permitirá descortinar a percentagem de desperdícios, um dado importante que na opinião do autarca "melhora a gestão" da autarquia, reduzindo as quantidades de consumo, incluindo na própria gestão da parte pública.


Victor Hugo

No comments: