Tuesday, November 20, 2007

Dança inclusiva no John dos Passos




Jornal da Madeira / Cultura / 2007-11-20

Dança inclusiva no John dos Passos

Já na recta final do programa do Município da Cultura 2007, o próximo espectáculo a ser levado ao palco pela Câmara Municipal da Ponta do Sol será da responsabilidade do Grupo Dançando com a Diferença. Trata-se do espectáculo “1 Apaixonado e Passion”, duas produções deste grupo de dança inclusiva que ontem foram divulgadas em conferência de imprensa na Ponta Sol.

De todas as coreografias apresentadas pelo Grupo Dançando com a Diferença, “Passion” é a mais antiga. Teve a sua estreia a 29 de Maio de 2003 no âmbito do I Encontro de Educação Especial da RAM. promovido pela DREER.

O próximo espectáculo a ser levado ao centro Cultural John dos Passos, no âmbito do Município da Cultura, será pelo Grupo Dançando com a Diferença, da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação. Trata-se da apresentação de “1 Apaixonado” e “Passion”, duas coreografias da autoria de Ivonice Satie e Henrique Rodovalho respectivamente, que subirão ao palco nos dias 23, 24 e 25 deste mês. No primeiro dia (23) as duas sessões previstas são destinadas exclusivamente às escolas da Região, sendo que os espectáculos acontecerão às 11h00 e às 15h00. Nos restantes dias (24 e 25) os espectáculos são para o público em geral, decorrendo as sessões às 21h30 e 18h00. Os ingressos custam 2,50 euros para os alunos e 5 euros para o público em geral e podem ser adquiridos no Centro Cultural John dos Passos.
Sobre as coreorafias que serão apresentadas, refira-se que “Passion” é, de entre todas, a mais antiga do grupo. Da autoria de Ivonice Satie, este espectáculo foi apresentado a 29 de Maio de 2003 e já percorreu vários palcos da Região, do país e até estrangeiros (França e Rússia). Quanto à coreografia “1 Apaixonado”, esta tem, segundo o director do grupo Dançando com a Diferença, a assinatura de um dos mais aclamados coreográfos brasileiros da actualidade, Henrique Rodovalho.


Grupo tem novos projectos para 2008 apesar de nada estar confirmado

Para 2008, Henrique Amoedo referiu ontem que «projectos e convites para levar os seus espectáculos lá fora são muitos» mas que todos eles ainda estão por receber confirmação. «Já recebemos convites para voltar à França e em 2009 actuarmos na Suíça e Lisboa. Também já recebemos convites para iniciarmos parcerias de modo a expandirmos o projecto lá fora», anunciou o responsável, adiantando que em Junho de 2008 vai ser estreado um novo espectáculo na Casa das Mudas que será dirigido «em princípio» pelo coreógrafo Rui Horta.

No comments: