A proposta de orçamento vai ser votada dia 12.
foto TERESA GONÇALVES
Política
Ponta do Sol com menos um milhão em 2008
IN DN a 30-11-2007
A Câmara da Ponta do Sol vai ter menos um milhão de euros no orçamento de 2008 comparativamente ao ano que termina. O documento está concluído e as verbas cifram-se aproximadamente nos 15 milhões de euros para apoios e investimentos nas três freguesias do município.
A redução de despesa camarária e o garrote financeiro que o Governo da República impôs às autarquias, são as razões apontadas pelo presidente Rui Marques para justificar este corte substancial.
A proposta de orçamento deverá ser submetida a votação na próxima reunião de câmara, marcada para o dia 12 de Dezembro, não se prevendo grandes surpresas no desfecho final da votação. Ainda assim e a prever alguma reacção da oposição, o presidente adianta que face às actuais condições este é "o orçamento possível" na linha política do executivo, e que "naturalmente contará com apoio do governo regional através de vários contratos-programa que temos previsto estabelecer".
O destaque do orçamento para o próximo ano será a grande fatia destinada no melhoramento das acessibilidades internas. Entre adjudicados e previstos para 2008 contam-se 12 caminhos municipais distribuídos entre Madalena do Mar, Canhas e Ponta do Sol. Nos Canhas o plano de actividades contempla igualmente o melhoramento do reforço do abastecimento de água potável e a introdução rede de esgotos.
Rui Marques sublinhou que a par deste investimento, a Câmara está a elaborar várias candidaturas a fundos comunitários para melhorar caminhos agrícolas. "Estamos a ultimar alguns pormenores no sentido de poder conseguir mais verbas que garantam sobretudo um acesso adequado e melhor aos agricultores".
o destino de 15 milhões
Investimento em 12 caminhos municipais.
Constinuação da construção da rede esgotos do concelho - Ramal Canhas.
Abastecimento de água potável à freguesia dos Canhas - Lombo da Piedade, Lombo do Meio e Lombo do Alho ao Sítio da Cova do Pico.
235 mil euros para as 7 associações culturais e desportivas do concelho. Esta rubrica foi reforçada com mais 50 mil euros, tendo em conta o êxito alcançado pelas diversas colectividades em 2007.
Continuação na aposta de eventos culturais. Ponta do Sol foi o primeiro Município da Cultura e Rui Marques promete não deixar de apostar nesta área.
Atribuição de uma bolsa de estudos no valor 50 euros aos cerca de 110 estudantes universitários.
Victor Hugo
No comments:
Post a Comment