Sol Social tem como objectivo a divulgação de notícias publicadas sobre o concelho da Ponta do Sol. Embora muitos poderiam associar o nome "Sol Social" a algo ligado ao social, ao "mundo vip", a ligação entre estas duas palavras surge de "Ponta do Sol" e de "Comunicação Social". Assim, teremos o Sol Social que pretende recolher informações sobre este concelho... serendipitymg@gmail.com
Thursday, March 27, 2008
Canhas revive jogos d’outrora
in Jornal da Madeira / Cultura / 2008-03-24
Como jogar o pião
Canhas revive jogos d’outrora
Manuel Andrade tem 68 anos e recorda-se, com saudade, dos jogos que lhe deram alegria nos tempos de juventude, em que se esquecia até de comer. Sentado num banco de rua da freguesia do Canhas, olhava, atentamente para o “rolar” do pião. «Isto é muito bonito... Mas, no meu tempo (de jovem), era eu que fazia os piões, de urze, para a gente brincar», contou Manuel Andrade ao JM. «Às vezes, passávamos dias inteiros a jogar. Nem se comia... a pensar no jogo», recordou. «Agora, já não posso, não tenho força nos braços», lamentou.
Fernando é um menino de 12 anos e é adepto de jogar ao pião. Em parte, porque, como disse, nunca teve uma playstation nem um computador, ao contrário da maioria das crianças de hoje. «O meu pai e a minha mãe ensinaram-me a jogar ao pião... Também gosto de futebol», revelou Fernando.
Tanto Manuel Andrade como Fernando — duas gerações distintas mas enfeitiçadas pela magia do pião — assistiam, na tarde de ontem, aos “Jogos Tradicionais da Páscoa”, uma iniciativa dinamizada há cerca de seis anos pela Associação dos Canhas com o objectivo de manter "vivas" estas brincadeiras. Segundo Mirla Fernandes, vice-presidente da Associação do Canhas, «de ano para ano, tem-se verficado um acréscimo em termos de afluência de pessoas aos jogos», disse.
Este evento, a que assistiram algumas dezenas de pessoas, contou com a colaboração dos comerciantes daquele concelho, que ofereceram prémios simbólicos aos vencedores de cada jogo. Além do pião, o programa incluiu a macaca, o “saltar à corda”, a barra do lenço, as gincanas e as cartas.
Odília Gouveia
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment