Thursday, March 27, 2008

Homens de meia idade dominam as Juntas


Mulher e jovem, Sandra Teixeira constitui uma excepção ao retrato-tipo do presidente de junta de freguesia da Madeira.
foto RUI MAROTE



Homens de meia idade dominam as Juntas

Em termos médios, o presidente de junta de freguesia já está no cargo há dez anos

in DN a 27-03-2008

Homem, de meia idade, funcionário público e militante do PSD. Em duas linhas, eis o perfil tipo do presidente de junta de freguesia da Madeira. Contudo, nem todas estas características serão dominantes entre os 1.100 participantes no Congresso da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que tem início amanhã, no Tecnópolo. Isto porque a realidade regional destoa em alguns aspectos da nacional.

As diferenças verificam-se desde logo nas cores políticas. A nível nacional há um equilíbrio entre PSD e PS, e até a CDU está à frente de várias juntas de freguesia. Na Madeira, das 54 juntas de freguesia 50 estão na mão dos social-democratas. Nas eleições de 2005, o PS apenas conquistou três juntas de freguesia. Hoje, Avelino da Conceição preside em Água de Pena, Miguel Lucas nas Achadas da Cruz (interino, por morte do presidente) e Nazário Coelho em Gaula. Acontece que este último anunciou recentemente a passagem a independente. Há ainda o caso da Junta dos Prazeres, que Paulo Ferreira ganhou para o CDS/PP.

Mais velho tem 87 mais novo 26

A hegemonia masculina é também mais notória no panorama regional. Há apenas duas mulheres a presidir a juntas: Sandra Teixeira na Madalena do Mar e Maria de Fátima Camacho no Arco de S. Jorge. Podemos ainda considerar que o autarca tipo, na Madeira, é de meia-idade. A média etária dos 54 presidentes assume um número redondo: 50 anos. O decano dos autarcas madeirenses é simultaneamente o decano nacional. Trata-se de António dos Ramos Rodrigues, presidente da Junta da Tabua, que tem 87 anos de idade e cerca de 60 de vida autárquica. Este comerciante é também o único presidente de junta na Madeira que foi eleito nas nove eleições autárquicas realizadas desde 1976.

Longe, bem longe, surgem Alcino Ferreira (Sé) e João Caldeira de Jesus (Ponta Delgada), que somam cinco mandatos no cargo. Em termos médios, o autarca de freguesia da Madeira está no poder há dez anos, o equivalente a dois mandatos e meio. O benjamim dos presidentes de junta é Martinho Gouveia (Santo António da Serra/Santa Cruz), agora com 26 anos de idade. A nível profissional, os funcionários públicos são o grupo melhor representado na presidência de juntas (16, sendo 6 professores), seguindo-se 7 empresários, 5 aposentados, 5 comerciantes, 4 agricultores e 4 motoristas.

receio e preconceito

A presidente da Junta de Freguesia da Madalena do Mar explica a fraca representatividade das mulheres e dos jovens nas autarquias locais com o receio destes grupos sociais em se envolverem na actividade política. "Eu própria tenho incentivado alguns jovens da Madalena do Mar em participarem. Noto que há algum receio, principalmente das mulheres, de enfrentarem certas situações num mundo onde prevalece a opinião dos homens", descreve Sandra Teixeira, que vai estar presente no Congresso da ANAFRE. A jovem, nascida na África do Sul e que assumiu a presidência da Junta em 2005, confessa que as pessoas estranharam-na nos primeiros tempos, mas que "hoje aceitam muito melhor". Diz-se realizada no papel de autarca, o qual é quase uma extensão natural da sua profissão - assistente social.


Miguel Fernandes Luís

No comments: