Tuesday, August 28, 2007

Ponta do Sol 'descura' escultura dos 500 anos


Cultura e espectáculos

Ponta do Sol 'descura' escultura dos 500 anos

in DN a 28-08-2007

O 'motivo escultórico' construído em comemoração dos 500 anos da fundação do concelho da Ponta do Sol, no centro da rotunda da vila, tem estado com muito mau aspecto devido à sujidade acumulada e a necessitar de manutenção, nomeadamente em termos de iluminação e nos motores das bombas de água que activam a cascata.

Esta obra foi inaugurada a 2 de Dezembro de 2001 pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, sendo sempre feita manutenção para mantê-la em funcionamento pela vereação anterior, já que é um dos cartões-de-visita do concelho e se encontra num sítio central com muita exposição.

Já esta vereação, nos últimos tempos, tem de facto dado pouca atenção a este 'ex libris' do concelho do século XXI. Resultado: desde o lago vazio à sujidade de terra sobre todo o azul que o compõe, à iluminação nocturna que não funciona há vários meses. Somente a relva tem sido mantida.

Este 'motivo' idealizado pelo escultor Amândio Manuel Abreu Sousa veio também marcar a expansão da vila a norte, estando estrategicamente localizado na rotunda que liga a nova estrada do Quinto Centenário, que veio trazer novas possibilidades de alargamento.

Ora, para mais numa fase onde a expansão da vila está de facto a acontecer ainda mais para norte, com a nova estrada neste momento já em construção, o motivo escultórico está a dar má imagem à vila e já foi motivo de críticas por vários ponta-solenses, razão pela qual a autarquia decidiu agora resolver o problema.

Esta obra considerada artística só deveria estar composta com todos os seus elementos presentes: a cascata e a água límpida, assim como o fundo do lago azul, em vez de castanho, e com a iluminação nocturna a funcionar.


Roberto Varela, Correspondente

No comments: