Jornal da Madeira / 1ª Página / 2007-10-19
Câmara de Lobos, Porto Moniz e Ponta do Sol
Há menos dinheiro mas a “Festa” está assegurada
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos admite: «as iluminações vão manter-se sem novidades por causa do corte orçamental». Em declarações prestadas ao JORNAL da MADEIRA, o vereador Antelmo Gonçalves refere, sem precisar o valor da diferença, que este ano há menos dinheiro para as iniciativas de Natal mas que, mesmo assim, tudo será feito para que não fique nenhuma rua de fora e para que «a magia da época continue a ser vivida muito intensamente».
O vereador sublinha, por isso, que a aposta vai para «a manutenção do que já existe porque não há dinheiro para mais. No entanto, «não só vamos ter todas as freguesias iluminadas, a exemplo de anos anteriores, como também todas elas vão ter os seus presépios».
O concelho do Porto Moniz segue pelo mesmo diapasão. Menos verbas mas a iluminação e todas as actividades relacionadas com a época mantêm-se. O que acontece, conforme nos disse o vereador António Santos, é que não vamos poder inovar. «Os desenhos do ano passado vão ser os mesmos para este ano», adiantou, para logo garantir que a edilidade «vai tentar ser criativa e fazer muito, mesmo muito com muito pouco dinheiro».
Para além de garantida a iluminação em todo o município, o vereador da Cultura na Autarquia do Porto Moniz assegura, inclusive, que haverá presépios em todas as freguesias, assim como será realizada a festa de fim de ano nas piscinas do Porto Moniz.
A Câmara da Ponta do Sol, por seu lado, vai procurar levar iluminação aos pontos mais importantes do concelho mas está com a ideia de diminuir o número de lâmpadas. O adjunto do gabinete do presidente referiu-nos que pouco mais será feito, uma vez que, face à falta de dinheiro, «é preciso nos cingirmos ao que já temos. Não podemos inovar».
Iluminações de Natal foram assunto da reunião de ontem da Câmara Municipal da Ribeira Brava
Calheta mantém programa na íntegra
A Autarquia da Ribeira Brava levou o assunto sobre as iluminações de Natal à reunião semanal de ontem, que decorreu durante toda a tarde. À hora do nosso contacto, foi-nos dito que «está na altura de começar a pensar o que vamos fazer na época festiva, mas ainda é cedo para dizer se vai haver cortes ou não. Uma coisa é certa: o dinheiro é pouco...».
Já a edilidade da Calheta vai manter o programa de Natal na íntegra. O presidente da Câmara diz que, tal como a população em geral, que guarda dinheiro ao longo do ano, para comprar as prendas da família e amigos, a Autarquia «economizou noutras áreas para que não falte nesta época festiva. O Natal é um acontecimento muito importante em que não podemos esquecer-nos de nada», afirma Manuel Baeta.
Deste modo, todas as igrejas e capelas do concelho vão ser iluminadas, assim como as principais artérias do município. O presépio na Praceta 24 de Junho vai contar, novamente, com o apoio da edilidade, assim como todos os presépios feito na via pública por instituições particulares.
A Câmara da Calheta promete ainda uma festa de Natal para os idosos do concelho, para a qual já convidou o secretário regional dos Assuntos Sociais.
«A despesa de Natal vai ser a mesma», adiantou o autarca. «Não deixamos de fazer nada por causa do corte de verbas», finalizou.
Celso Gomes / Carla Ribeiro
JM
No comments:
Post a Comment