Monday, October 29, 2007

Ponta do Sol ganha novas infra-estruturas

Taxistas estão satisfeitos.
Foto Victor Hugo

in DN a 29-10-2007

Ponta do Sol ganha novas infra-estruturas

auto-silo, praça de táxis e jardim municipal são as obras previstas para a vila


Por iniciativa da Câmara Municipal, a vila da Ponta do Sol terá até final do próximo ano um auto-silo para 80 viaturas, distribuído por dois pisos, uma praça de táxis para 6 a 8 lugares e ainda um jardim municipal situado no topo da infra-estrutura.

A garantia foi dada a conhecer por Rui Marques, presidente da autarquia, que adianta igualmente a concretização no mesmo projecto de um espaço pedonal e, um outro, com diversos equipamentos pensado para o divertimento das crianças.

Na mesma obra, a ser edificada junto à rotunda, contempla um quiosque destinado à restauração e outro reservado ao comércio de artesanato regional, "permitindo que os nossos artesãos possam vender as suas peças, num local que espero venha a ser um pólo de concentração, não só de populares da Ponta do Sol, mas consiga atrair turistas", referiu.

Tudo somado, o investimento de 2,4 milhões de euros é visto pelo autarca como "uma importante infra-estrutura que vem dar outra imagem à vila, possibilitando, naturalmente, outras condições aos nossos munícipes".

O local outrora foi visto como ideal para a construção da nova esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP). Rui Marques rejeita que para ali alguma vez estivesse pensado a edificação da unidade.

Ao DIÁRIO garantiu estar disponível para sentar-se à mesa com responsáveis do Ministério da Administração Interna para resolver o impasse da construção da esquadra da Polícia de Segurança Pública. "Dentro das nossas possibilidades, estamos receptivos a colaborar no sentido de dotar outras condições à PSP da Ponta do Sol", salientou.

Taxistas concordam mas…

Quem está a favor da nova praça de táxis são os profissionais do sector. Luís Macedo, por exemplo, aplaude a iniciativa, mas recorda que "é preciso outra no centro da vila". Apesar da crise instalada, é apologista de duas praças em vez de "concentrar todos os 16 taxistas numa só".

Gabriel Vale, de 56 anos, 29 dos quais passados ao volante, congratula-se por ver melhoradas as condições de serviço. "É uma medida positiva e felicito o presidente por essa tomada de decisão. Mas acho que se deve tomar mais atenção à actual praça no centro da vila. O sol que incide sobre os táxis aquece e de que maneira quem trabalha diariamente na estrada. Deveria haver abrigos que protegessem os táxis do sol".

Afinal, não é fácil passar o dia inteiro, dentro de um automóvel, à espera da clientela.

Victor Hugo

No comments: