Falta de verbas não permite inovar nos festejos de Natal.
Artur Campos
Orçamento 'aperta' Natal das câmaras
Marítimo diz que vai fazer o possível para reduzir o barulho causado pela feira
in DN, Madeira, a 30-10-2007
Em época de contenção financeira, as câmaras da Madeira anunciam um Natal mais poupado. Há autarquias que reduziram as verbas destinadas à animação natalícia e outras que vão tentar manter o mínimo previsto no programa do ano passado.
No Funchal, as tradicionais actividades do Natal vão realizar-se no cais Norte do porto do Funchal, a partir do dia 14 de Novembro. A feira está a cargo do 'Club Sport Marítimo' e inclui os carrinhos de choque e um palco para actuações.
Prestes a arrancar, a mostra tem suscitado alguma apreensão da parte do sector hoteleiro que teme enfrentar reclamações despoletadas pelo barulho. Carlos Marques Pereira, relações públicas do clube, garante, contudo, que "vão ser tomadas todas as precauções possíveis para minimizar o problema do ruído".
Em fase de negociações está a pista de gelo que, caso se realize, vai ser integrada, segundo Ricardo Nunes, da empresa FrenteMar Funchal, no mesmo recinto da mostra organizada pelo clube verde-rubro.
Mais a Oeste, em Câmara de Lobos, os cortes orçamentais inviabilizam a apresentação de grandes atracções de Natal, como os carrosséis ou o circo. O programa de Natal centra-se nas iluminações, nos presépios e na animação de rua, com destaque para a actuação da banda municipal e dos grupos de folclore.
Com a redução de verbas e os condicionamentos impostos pela Lei de Finanças Locais, também o Porto Moniz preferiu reduzir as verbas para a animação de natalícia. Marco Costa, chefe do gabinete da presidência, diz que os cortes vão centrar-se nas ornamentações e na iluminação.
A política de contenção vai chegar também a Machico e à Ponta do Sol. Apesar das restrições, a autarquia machiquense vai tentar manter o mínimo previsto no programa do ano passado.
António Nóbrega, do gabinete da presidência, garante que a câmara vai fazer um esforço para manter o calendário de animação, com acções previstas para o Fórum e para os centros cívicos do Caniçal e do Porto da Cruz. O concelho volta a recorrer ao folclore e à actuação das bandas municipais para alegrar a quadra natalícia, estando previsto o acender das luzes de Natal para o dia sete de Dezembro.
Iluminação também não vai faltar na Ponta do Sol. A autarquia aposta nos tradicionais presépios para atrair mais visitantes aos Canhas e ao centro da vila e pretende reduzir o número de luzes natalícias, optando por aumentar a potência das mesmas. Inácio Silva, vereador da Cultura, lembra que em época de contenção financeira não é possível grandes inovações.
Patrícia Gaspar
No comments:
Post a Comment