In Jm a 25-12-2006
Postal de... Ponta do Sol
Rui Marques pede melhoria financeira
O Presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol não tem dúvidas quanto à prenda que gostaria de receber do Pai Natal ou do Menino Jesus nesta época festiva. Rui Marques desejava que a situação financeira da Autarquia a que preside, viesse a melhorar, de modo a permitir satisfazer o maior número de necessidades e desejos dos munícipes. Necessidades essas que muitas vezes ficam por resolver exactamente porque não há dinheiro para todas as obras que seriam necessárias implementar em prol da população.
Por outro lado, o edil pontassolense gostaria de ter também da população do concelho, «alguma paciência, compreensão e solidariedade para que possamos desenvolver o nosso trabalho da melhor maneira, a pensar sempre no bem-estar de todos». Já a nível pessoal, o jovem presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, diz desejar saúde e bem-estar para toda a população. Já agora, o jovem autarca pede também alguma estabilidade financeira para todos, para que a população possa, também ela, concretizar todos os seus desejos.
PS pediu a Manuel António para ajudar Pai Natal
José Manuel Coelho, do Partido Socialista da Ponta do Sol pediu ao Pai Natal mais desenvolvimento para o seu concelho. Na opinião deste socialista, este é, aliás, o desejo de grande parte dos pontassolenses. José Manuel Coelho queria que o Plano Director Municipal fosse revisto o mais brevemente possível e que os problemas da agricultura não se agravassem.
José Manuel Coelho garante que há muitos agricultores com dinheiros em atraso. Deste modo, o socialista é de opinião que o secretário regional do Ambiente, sendo natural do concelho da Ponta do Sol, poderia colaborar com o Pai Natal na resolução dos dinheiros em atraso aos produtores de banana. A finalizar, aquele socialista da Ponta do Sol deixa o desejo de que, neste Natal, todos os pontassolenses gozem de saúde e paz. Dois ingredientes necessários para uma Festa feliz.
"Balão" proíbido cuscuz está lá
A brincadeira do "balão" era tradição do concelho da Ponta do Sol nesta altura do ano. As pessoas daquele concelho costumavam fazer balões, os quais eram lançados à custa de um gás. No entanto, houve alguns incêndios o que fez com que esta tradição passasse a ser proibida. O que não foi proíbido foram os jogos tradicionais, sendo que ainda há quem, neste dia, vá para a rua jogar ao lenço, à roda ou à cabra cega.
Ao nível da gastronomia, refira-se que naquele concelho, é hábito levar à mesa, no dia de hoje, cuscuz e bolo doce. Este último é parecido com o bolo de noiva, de São Vicente, mas leva especiarias, mel e nozes.
António Vale, do grupo de folclore da Ponta do Sol, diz-nos que no dia 25, também é hábito confeccionar febras de porco que, no dia antes, foram passadas na banha do porco. Os licores, esses não são diferentes daqueles que se fazem nos outros concelhos. Na Ponta do Sol, não faltam o "Tin-tan-tun", os licores de tangerina, morango e baunilha. Há também quem não se esqueça da aguardente velha.
António Vale fala ainda da romagem que costuma realizar-se na noite de 24 de Dezembro e que é feita unicamente por rapazes, uma situação que difere daquilo que acontece noutras localidades.
JM
No comments:
Post a Comment