Thursday, January 04, 2007

Engenharia extraordinária




in JM a 04-01-2007

Presidente do Governo apela à população para que valorize trabalho da IGA

Engenharia extraordinária

1,8 milhões de euros é quanto custou o reservatório das Rabaças. O Governo Regional suportou 27 por cento do investimento (486 mil euros), sendo que o restante foi financiado pela União Europeia.


O presidente do Governo Regional deslocou-se, ontem, ao Sítio das Adegas, na zona alta da Ponta do Sol, onde procedeu à inauguração do reservatório das Rabaças. Conforme salientou, na oportunidade, o governante, esta é uma das maiores obras que a IGA tem na Região. «Esta obra aproxima-se dos 400 mil contos e é fundamental, quer para o abastecimento de água potável às populações da Ponta do Sol e na Ribeira Brava, como também vem reforçar os caudais destinados à rega para a lavoura», explicou.

O governante fez mesmo questão de elogiar a IGA pelo «extraordinário trabalho que tem sido feito», quer na ilha da Madeira quer no Porto Santo. «São obras de engenharia notáveis, na medida em que o carácter montanhoso da Madeira torna a procura da água e a realização destas obras muito mais difícil do que em qualquer zona do mundo que tenha muitos rios, lagos e seja plana. Aqui há um trabalho notável de engenharia e gostaria que um dia toda a população tivesse a noção deste maravilhoso trabalho que o Instituto de Gestão da Água vem fazendo nesta Região», concluiu.

Já o presidente da IGA, Pimenta de França, salientou que o novo reservatório tem capacidade para 6 mil metros cúbicos de água, que serão essenciais para a regularização do abastecimento à Ribeira Brava e Ponta do Sol. Mas, a localização desta infra-estrutura permitirá também aumentar a pressão nas condutas, fazendo, dessa forma, passar mais água e resolver um problema que já é sério em termos de abastecimento na zona da Apresentação, no concelho da Ribeira Brava, e ainda no Carvalhal, Madalenas e Canhas, no concelho da Ponta do Sol.

No acto falou ainda Rui Marques, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, que se mostrou orgulhoso por mais esta obra que, conforme salientou, «é fundamental para o concelho e toda a população». Da parte do autarca, ficou ainda a promessa de que vai concluir a estrada de acesso aos novos reservatórios, ainda que com novos prazos.


Celso Gomes

No comments: