Monday, January 29, 2007

Pólo de atractividade cultural


in JM a 28-01-2007


Concerto da Orquestra de Bandolins da Madeira abriu programa do Município da Cultura 2007

Pólo de atractividade cultural



Um concerto pela Orquestra Clásssica da Madeira abriu ontem, no auditório do Centro Cultural John dos Passos, o programa do Município da Cultura 2007.

A Ponta do Sol é o primeiro concelho a adquirir o estatuto de Município da Cultura, criado pelo Governo Regional em colaboração com os vários municípos da Região.

Ontem, na abertura oficial, o director regional dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva, em representação do presidente do Governo Regional, lembrou que esta iniciativa visa, por um lado, descentralizar a cultura tornando-a acessível a toda a população madeirense, e por outro lado, dinamizar várias entidades e agentes culturais locais e regionais.

João Henrique Silva explicou que a Ponta do Sol foi o primeiro concelho a ser designado Município da Cultura, devido ao seu «lastro histórico de mais de 500 anos», «à sua identidade sócio-cultural muito vincada» e por dispor de infra-estruturas que proporcionam a realização de eventos culturais de qualidade».

«A cultura é um pólo que contribui para reforçar e consolidar a identidade sócio-cultural das populações, revivendo a sua memória histórica», salientou o director da DRAC.

Neste sentido, acrescentou o responsável, «estamos confiantes que a Ponta do Sol será este ano um forte pólo de atractividade cultural, beneficiando não só a população local como de toda a Região, estando desde já convidadas todas as pessoas a se deslocarem a este concelho».

O programa para este primeiro trimestre apresenta iniciativas em diferentes áreas, nomeadamente espectáculos, conferências, teatro, música, exposições e literatura.
Os eventos decorrerão, na sua maioria, no auditório John dos Passos, estando previstos eventos para as restantes freguesias do concelho.


Odília Gouveia

No comments: