Thursday, January 25, 2007

Carta do Leitor - Papel higiénico nas escolas

O Chefe de Gabinete

Papel higiénico nas escolas

in DN a 25-01-2007


A fim de ser reposta a verdade, a propósito da notícia de anteontem, sob o título "Escola pede papel higiénico e guardanapos a alunos" esclarecemos o seguinte:

1) É falso que alguma vez, e em alguma escola de 1º Ciclo com Educação Pré-Escolar da Região Autónoma da Madeira, os materiais referidos no artigo tenham sido ou sejam fornecidos pela Secretaria Regional de Educação, já que os mesmos são da responsabilidade das autarquias que, no caso vertente, até têm cumprido a sua função, quer a Junta de Freguesia respectiva, quer a Câmara Municipal da Ponta do Sol!

2) É falso, por isso mesmo, que a Secretaria Regional de Educação tenha "cortado" esses apoios. Não se pode cortar algo que nunca existiu! 3) É falso que havia verbas pagas pelos alunos para alimentação. Embora tal serviço seja susceptível de ser cobrado às famílias, como acontece no resto do País, os respectivos custos têm sido assumidos, até agora, pela Secretaria Regional de Educação.

4) É falso que a SRE tenha passado a "ficar" com essas verbas (que nunca existiram). O que acontece é que as verbas cobradas a professores e funcionários devem ser entregues nos cofres do Governo Regional, como determina a lei, e assim é feito.

5) Estranha-se que a Directora do estabelecimento, conhecendo esta realidade, e dispondo ainda de verbas que, para este efeito, lhe foram entregues pela autarquia, tenha proferido as afirmações que o jornalista lhe atribui, pelo que se procederá de imediato a inquérito para apuramento de eventual responsabilidade disciplinar, nos termos da lei.

6) É lamentável que, antes de publicadas notícias destas, não sejam ouvidas as entidades nelas visadas, neste caso a Secretaria Regional de Educação e as autarquias.

Nota de redacção

1 - É falso que em alguma parte a notícia refira que o material em apreço (papel higiénico e guardanapos) já tenha sido fornecido pela SRE.

2 - É falso atribuir à notícia a informação de que se cortaram apoios.

3 - Os restantes pontos do 'esclarecimento' têm a ver com declarações recolhidas pelo jornal.

4 - De posse de um documento concreto e de declarações de responsáveis, o jornalista narrou um facto objectivo, sem necessidade de recurso ao contraditório, sem prejuízo de se publicar, hoje e sempre, qualquer posição sobre este e outros temas.

No comments: