Wednesday, January 24, 2007

Escola pede papel higiénico e guardanapos a alunos


A decisão tomada pela Escola da Lombada, concelho da Ponta do Sol, não foi bem aceite por alguns encarregados de educação.

in DN a 24-01-2007

Escola pede papel higiénico e guardanapos a alunos


Por causa da "escassez dos recursos", os pais foram convidados a colaborar com o estabelecimento de ensino

Data: 24-01-2007

A directora do Conselho Executivo da Escola Básica do 1º Ciclo da Lombada, concelho da Ponta do Sol, enviou um 'comunicado' aos encarregados de educação a pedir "um rolo de papel higiénico" e "um maço de guardanapos" por cada período.

A ideia foi discutida entre todos os professores que fazem parte do Conselho Executivo e bem aceite pelos docentes.

O 'comunicado', a que o nosso matutino teve acesso, é assinado pela directora da escola. Em apenas quatro frases pede a colaboração dos encarregados de educação para enviarem o papel higiénico e os guardanapos para a escola, em virtude da escassez de recursos.

Em declarações ao DIÁRIO, a directora do estabelecimento de ensino, Bernardete Gonçalves, disse tratar-se de "uma solução" que já tinha sido praticada em anos anteriores por outros directores.

A responsável pela escola contou que, em tempos, o valor pago pelos alunos referente ao almoço revertia para a direcção da escola que depois utilizava o dinheiro na compra de produtos em falta, entre eles o papel higiénico e os guardanapos.

A Secretaria Regional da Educação decidiu ficar com o dinheiro e a escola, que via na pequena contribuição uma ajuda na aquisição de material, de um momento para outro viu 'cortado' esse apoio.

O Conselho Executivo depressa considerou ser necessário arranjar uma alternativa: pedir a colaboração dos pais.

Foi então que os professores da Escola da Lombada optaram por pedir a colaboração dos encarregados de educação para contribuírem com o envio do material.

Alguns pais acederam, sem relutância, ao pedido anunciado pela directora. "Muitos encarregados de educação trouxeram mais rolos e guardanapos do que aqueles que tinham sido pedidos", acrescentou Bernardete Gonçalves. No entanto, outros encarregados de educação mostraram-se indignados com a situação.

Recusaram a ideia de ser a escola a arranjar soluções por causa do corte de verbas a que foi sujeita. Defendem que a Secretaria Regional da Educação devia avançar com o pagamento deste tipo de recursos, tal como fazia em anos anteriores.

Uma mãe fez saber ao nosso matutino que tem um filho com mais de 20 anos e os professores nunca lhe pediram para levar para a escola aquele tipo de materiais.


Filipe Gonçalves

1 comment:

amsf said...

De acordo com a lei é da responsabilidade das autarquias locais (Câmara e Junta) providenciarem o material administrativo e de limpeza a ser utilizado nas escolas da sua área. Eventualmente o material de higéne (papel higiénico e guardanapos) poderá ser enquadrado no tal material de limpeza.
A verdade é que as escolas vêem pedindo que os pais colaborem monetáriamente quando a lei não prevé tal situação. Tanto assim é que normalmente as escolas não passam recibo desses montantes. Oficialmente é como se não existissem (saco azul)!