Monday, January 22, 2007

Dois golos enublaram a Ponta do Sol


in JM a 22-01-2007

Sp. Braga, 2 - Pontassolense, 1


Dois golos enublaram a Ponta do Sol




Os aurinegros entraram em campo dispostos a jogar de igual para igual com o primodivisionário Sp. Braga e conseguiram-no durante pouco mais de um quarto de hora: eis senão quando a paciência bracarense deu frutos e Nem fez um passe para isolar Zé Carlos, que com toda a calma atirou cruzado à saída de Vítor Pereira.
Parecia que os minhotos tinham aberto caminho a uma vitória tranquila. Puro engano. A alma madeirense resistiria ao ímpeto pós golo que imediatamente imprimiram os comandados de Rogério Gonçalves e reagiria pouco depois da meia-hora de jogo. Aos 32 minutos Ângelo deixou para trás três bracarenses e foi travado em falta à entrada da área. Oportunidade mestra para Pires que curiosamente foi formado no Sp. Braga medir a baliza, voltar a medi-la, e atirar em jeito, por fora da barreira, para bater o guardião espanhol Dani Mallo. Estava feita a igualdade no marcador, que não seria desfeita até ao intervalo. Para isso muito contribuíram duas defesas em cima do risco de golo, com recargas à mistura, do guarda-redes pontassolense Vítor Pereira, tendo Wender enviado a bola à barra no útimo dos lances.

No segundo tempo, e quando a impaciência bracarense já começava a notar-se, um rápido ataque dos arsenalistas deu a Zé Carlos a hipótese de assistir João Pinto, que entrando na área livre de marcação encheu o pé e rematou para o golo da vitória.
A perder, Lito Vidigal arriscou de imediato e colocou Carlo no lugar de Celso, mas aos pontassolenses faltavam argumentos, e sobretudo pernas, para criar perigo junto da baliza de Dani. Até ao final, a formação insular esteve perto do empate num livre de Adriano (aos 80). Contudo, foi o Sp. Braga, mais matreiro, a mostrar a diferença de escalões, tentando aproveitar o adiantamento do Pontassolense para criar um grande número de oportunidades de golo.

Ainda assim, apesar da segunda parte bracarense, a equipa da Ponta do Sol e o seu treinador Lito Vidigal mostraram que a eliminação foi sobretudo uma contingência. Sendo que o melhor dos elogios que se poderá fazer aos madeirenses é o facto de não se ter notado nada ao longo de 90 minutos o enorme fosso competitivo que separa a I Liga da II Divisão Nacional.

Uma dúvida quanto a um lance em que os bracarenses pediram grande penalidade sobre Bruno Gama e pouco mais. Olegário Benquerença e os seus auxiliares estiveram bem tanto em termos técnicos como disciplinares, no cômputo geral.
Não fosse o referido lance e o juiz leiriense teria nota máxima.

Um lance rápido, com Zé Carlos, que já marcara o primeiro tento, a atrair as atenções do eixo da defensiva do Pontassolense. Inteligente, o brasileiro abriu para João Pinto, que apareceu na área e disparou para acabar com o sonho madeirense. Uma fatalidade para os madeirenses, num lance que podia ter sido resolvido na zona intermediária.


O melhor

Adriano
Um batalhador no meio-campo, que quase via o seu esforço premiado aos 80 minutos. Todo o est·ádio susteve a respiração quando apontou um livre que saiu rente ao poste. Além de ter provado boa capacidade de remate e liderança, esteve fisicamente irrepreensível. Foi dos poucos que não quebrou no final do jogo, numa excelente exibição onde tacticamente também provou estar ao melhor nível.

Vitor Pereira - Foi protagonista de um par de defesas inacreditáveis em cima do intervalo. Cotou-se como um dos melhores em campo, não tendo quaisquer culpas nos golos sofridos.

Hugo Gomes - Não deu grandes espaços a Wender. A única pecha foi não ter subido mais pela ala direita.

Calado - Uma pequena desatenção no lance do primeiro golo. A infelicidade valeu-lhe a concretização de Zé Carlos.

Elton - O patrão da defensiva pontassolense apenas não teve pernas para acorrer a João Pinto no golo que decidiu a eliminatória.

Paulo Pereira - Bruno Gama caiu sobre o seu flanco e isso é sinónimo de problemas. Ainda assim, o lateral esquerdo soube fazer face à rapidez do extremo e ainda teve tempo para apoiar o ataque.

Celso - Esteve bem no processo defensivo da zona intermediária, mas veio a decair bastante com o avanço do cronómetro. Foi sacrificado por Carlo após o segundo golo bracarense.

Gleibson - A jogar na retaguarda do trio ofensivo, o criativo brasileiro destacou-se pela sua habitual capacidade de passe. Começou a segunda parte com dois remates à baliza e deu sempre bom seguimento aos lances de ataque, até ser substituÌdo aos 84 minutos.

Mário Rondon - Um venezuelano supersónico. Rapidez e habilidade sobre o flanco direito da ofensiva pontassolense foram um quebra-cabeças para os minhotos. Pena que só tenha durado 45 minutos.

Pires - Livre irrepreensível marcado por fora da barreira, com a bola a anichar-se no fundo das redes de Dani Mallo. Foi um momento sublime, a colorir uma exibição de bom nível.
Ângelo - Um perigo eminente, nunca desistiu até aos minutos finais. Aos 31m livrou-se de três bracarenses e só foi travado à entrada da ·área. Do livre resultaria o golo do empate.

Carlo - Entrou para atacar, mas teve de ajudar a conter o Sp. Braga no seu período mais ofensivo.

Glauco - Pouco tempo para fazer esquecer Gleibson.

Ismael - Cinco minutos em campo, sem qualquer influência no encontro.

José Pedro Gomes


JM

No comments: