Thursday, January 04, 2007

Madeira acumula dívidas para não fazer figura de tonta


O sistema de reservatórios das Rabaças tem capacidade para 6.000 metros cúbicos de água e é o quarto maior da Região.


in DN a 4-01-2007

Madeira acumula dívidas para não fazer figura de tonta



Jardim garante que o seu Governo vai manter o modelo de desenvolvimento, com recurso ao endividamento
Alberto João Jardim diz que quem critica o recurso ao endividamento age com "má-fé" e "cinismo".



O presidente do Governo Regional assegurou, ontem, numa inauguração na Ponta do Sol, que a Madeira vai manter o mesmo modelo de desenvolvimento assente no investimento público e, se necessário, com recurso ao endividamento. Se não tivesse tomado esta opção, a Região faria "figura de tonta e não se fazia nada para não gastar dinheiro" e "os outros" é que tinham as obras.

Na inauguração do novo reservatório das Rabaças, Alberto João Jardim disse que age com "má-fé" e "cinismo" quem critica os seus executivos de recorrerem ao endividamento. "No fundo o que queriam era que nós estivéssemos parados, que não fizéssemos nada, que nós não fizéssemos dívidas, que era para o povo ficar descontente e pode ser que votasse neles nessa altura", argumentou o governante.

Segundo o presidente do Executivo, "todos os Estados, mesmo os mais ricos, têm a sua dívida pública para fazerem as infra-estruturas de que a população necessita". A Madeira limitou-se a seguir o exemplo dos outros e tinha um motivo adicional para o fazer - a União Europeia disponibilizava apoios para obras e projectos e que se perderiam caso a Região não tivesse verbas para a sua comparticipação.Por outro lado, Jardim voltou a referir que o Estado Português está mais endividado que a Madeira, na proporção dos respectivos Produtos Internos Brutos (PIB).

O sistema de reservatórios das Rabaças é o quarto maior da Madeira, com capacidade para 6.000 metros cúbicos de água. A obra, executada pela IGA - Investimentos e Gestão de Água, no valor de 1,8 milhões de euros, vem reforçar o abastecimento da Ponta do Sol e Ribeira Brava.


Miguel Fernandes Luís

1 comment:

amsf said...

"Madeira acumula dívidas para não fazer figura de tonta"

Quando ele diz Madeira quer dizer Alberto João Jardim. Daqui a 20, 25, quando for necessário pagar o capital e os avales começarem a nos cair em cima os que lá chegarem vão perceber quem foi o espertalhão que nos enganou. Ele não fará figura de tonto mas os madeirenses sim!