Thursday, January 25, 2007

Aplicação de dinheiros da banana inquieta PS

José Manuel Coelho foi o porta-voz da iniciativa na Madalena do Mar.

in DN a 24-01-2007

Aplicação de dinheiros da banana inquieta PS

Os socialistas dizem que as cooperativas estão instrumentalizadas pelo Governo



A aplicação dos oito milhões de euros/ano do novo Quadro Comunitário de Apoio destinados à banana está a preocupar o PS.

José Manuel Coelho, em iniciativa do partido, ontem na Madalena do Mar, manifestou o receio de que esse dinheiro não vá parar aos agricultores.

Os socialistas fizeram as contas, tendo como referência a 14,5 mil toneladas de 2006, e concluíram que se os milhões fossem para os agricultores, as ajudas ascenderiam a 54 cêntimos por quilo.

O PS teme que a secretaria de Manuel António Correia utilize tais dinheiros "para pagar as dívidas das cooperativas e que aos agricultores nada chegue".

José Manuel Coelho diz mesmo que as cooperativas estão instrumentalizadas pelo Governo e que a prova disso mesmo foi a recusa de receberem o PS.

Os socialistas querem saber o que é que a Secretaria do Ambiente e dos Recursos Naturais vai fazer com o sector. Manuel António Correia já prometeu uma reestruturação no sector, mas tarda em informar em que moldes será feita essa mudança.


Élvio Passos

1 comment:

amsf said...

Infelismente os bananicultores não sabem o que é uma cooperativa pelo que são fácilmente instrumentalizados e enganados pelas direcções da cooperativas. As direcções das cooperativas mais do que zelar pelos interesses dos seus sócios tratam os bens e dinheiros das cooperativos como se fossem seus. O Governo Regional enquanto identidade fiscalizadora é cúmplice desta situação.