Monday, January 29, 2007

Ponta do Sol é 'Município da Cultura 2007'

Cerimónia de abertura teve lugar no Centro John dos Passos.

in DN a 28-01-2007

Ponta do Sol é 'Município da Cultura 2007'

Contemplada com este primeiro galardão de 'Município da Cultura', a Ponta do Sol pretende proporcionar um ano culturalmente rico


O Centro Cultural John dos Passos acolheu, ontem à tarde, a cerimónia de início das actividades do 'Município da Cultura 2007', um ciclo de eventos com o objectivo de descentralizar a cultura.

No arranque da iniciativa, o presidente da Câmara local, Rui Marques, disse ser "um dia marcante, que vem dar início a uma nova era na descentralização da cultura". "Por ser a Ponta do Sol o concelho mais antigo da Região foi o escolhido para acolher pela primeira vez este galardão", explicou o autarca, que considerou ser esta iniciativa "uma mais-valia para o concelho, pois permitirá aos ponta-solenses assistir a uma série de espectáculos e de eventos culturais ao longo do ano, para além de revitalizar a cultura local". Grande parte dos eventos terão lugar no Auditório John dos Passos e outros terão lugar um pouco por todo o concelho.

O director regional dos Assuntos Culturais felicitou a autarquia, pelo empenho que teve para acolher esta iniciativa do Governo Regional, para dinamizar e descentralizar, trazendo a cultura aos municípios e às populações locais. "Tendo o concelho da Ponta do Sol um lastro histórico, tem uma valiosa entidade sociocultural e um vasto conjunto de entidades culturais que serão chamados a dar de forma mais activa o seu contributo à série de eventos programados". Salientou ainda que "a cultura serve para reavivar a memória histórica do concelho que deve ser consolidada". João Henrique Silva anunciou iniciativas, como a valorização do património, artes, conferencias, música e teatro.

Depois da cerimónia oficial, teve lugar um concerto da Orquestra de Bandolins da Madeira que contou com sala cheia. O slogan desta iniciativa é 'A cultura vive-se aqui' e aposta na atracção dos turistas ao concelho para assistir aos vários eventos programados.


Roberto Varela, Correspondente

No comments: