Wednesday, January 24, 2007

Música, arte, teatro e palestras no 'Município da Cultura'


A Ponta do Sol anuncia hoje o seu programa de 'Município da Cultura'.

in DN a 24-01-2007

Música, arte, teatro e palestras no 'Município da Cultura'

A Ponta do Sol apresenta, em 2007, um conjunto de eventos culturais em diversas áreas de expressão



A Ponta do Sol, 'Município da Cultura' em 2007, inicia a sua programação no dia 27 de Janeiro, pelas 19 horas, com um 'Concerto de Abertura' protagonizado pela Orquestra de Bandolins da Madeira (da Associação Recreio Musical União da Mocidade) no auditório do Centro Cultural John dos Passos (CCJP). O evento principiará com a interpretação do Concerto em Sol maior para dois bandolins e orquestra, de Vivaldi (com André Martins e Petra Abreu como solistas), seguindo-se peças de diversos compositores, nomeadamente A. W. Ketèlbey, R. Chapi, R. Calace, E. Waldteufel, V. Monti, Johann Strauss Jr. e A. Ponchielli.

No capítulo musical, estão também previstos recitais pelo Orfeão Madeirense (a 3 de Fevereiro, na igreja de Nossa Senhora da Luz); pela 'Dixieband' do Gabinete Coordenador de Educação Artística, GCEA (a 11 de Fevereiro, no CCJP); pela Banda Municipal da Ponta do Sol (a 24 de Março, no mesmo local); e pelo ensemble 'Madeiras OCM', da Orquestra Clássica da Madeira (a 25 de Março, na igreja de Santa Maria Madalena, na Madalena do Mar). Já em Abril, no dia 27, haverá o 26º Festival Infantil da Canção, na 'frente-mar' da Ponta do Sol, e, a 20 de Maio, um concerto do Orfeão Madeirense no Centro John dos Passos. No dia 27 de Maio, a igreja de Nossa Senhora da Luz, na Ponta do Sol, receberá um 'Concerto Renascentista'. Para Junho estão previstas actuações dos grupos 'Regina Pacis', do GCEA, e da 'Madeira Camerata' (da Orquestra Clássica da Madeira) no Centro John dos Passos.

O programa do 'Município da Cultura' prevê também várias conferências. A primeira será a 2 de Fevereiro, no CCJP, pelas 15 horas. João Adriano Ribeiro, docente da UMa, falará sobre 'O Presidente Manuel de Arriaga'. Em Março (dia 3, à mesma hora e no mesmo local) António Marques da Silva abordará o tema 'Visitantes Ilustres na Ponta do Sol'. A 23 de Março, haverá um recital de poesia portuguesa, pelos docentes e alunos da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, no CCJP, pelas 19 horas. José Luís Cabrita falará também ali, no dia 4 de Maio, sobre 'O Comendador Joaquim Sequeira Cabrita'. E Gabriela Relva fará uma palestra em Junho, intitulada 'A mulher da Ponta do Sol em destaque', no CCJP. Estão também previstas várias exposições, como 'Técnicas e Materiais da Arquitectura Tradicional', no CCJP, em Fevereiro, pela Direcção de Serviços do Património da DRAC.

Teatro, exposições e palestras

O teatro também consta da programação do 'Município da Cultura': a 24 de Fevereiro, estreia 'Nunca nada de ninguém', de Luísa Costa Gomes, adaptada por Margarida Relva, no CCJP. A encenação é da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol (EBSPS). Em Março, no mesmo local, estreia a peça 'Mééééééé... tudo é como é', do TEF. A 15 de Abril, estreia no CCJP a peça 'X da questão', pelo grupo de teatro do GCEA. A 27 de Abril, a EBSPS apresenta 'As Barbas de Sua Senhoria', de Teresa Rita Lopes,. no CCJP. Dia 10 de Junho, estreia 'Auto da Índia' e 'Auto da Barca do Inferno', de Gil Vicente, e dia 29, 'Trinta Anos a Educar'. Vão realizar-se também exposições de fotografia em 2007, entre outros eventos.


Luís Rocha

No comments: