Wednesday, January 31, 2007

Marés vivas assustam na Ribeira Brava e Lugar de Baixo


in JM a 31-01-2007

No cais da Ribeira Brava verificou-se estragos em viaturas

Marés vivas assustam na Ribeira Brava e Lugar de Baixo



Ondas de grande dimensão surpreenderam ontem de manhã vários condutores que tinham os carros estacionados no terminal do cais da Ribeira Brava, sendo que uma delas abateu-se em cima de uma das viaturas, a ponto de amolgar o tejadilho e partir o pára-brisas. A proprietária acabou por receber assistência no Centro de Saúde devido a ferimentos sofridos pelos estilhaços dos vidros. Os veículos foram removidos daquele local pelos bombeiros da Ribeira Brava. A Polícia tomou conta da ocorrência, procedendo ao encerramento daquele terminal quer a viaturas quer a transeuntes.

Por seu lado, nesta mesma manhã, a Marina do Lugar de Baixo foi fustigada por ondas alterosas sem que causasse consequências ao nível de danos materiais, fazendo recordar as marés vivas que ocorreram nos finais de Fevereiro do ano transacto.

Enquanto por um lado a forte ondulação batia forte na muralha da Marina, atingindo por vezes dezenas de metros de altura, naquelas imediações podia-se ver um grupo de surfistas a se regozijar com as condições do mar próprias para a prática daquela actividade.

Uma alteração repentina da ondulação do mar que assolou a costa sul da Região que foi explicada no local pela mudança da Lua, que origina o aparecimento temporário das chamadas marés vivas e que tende a agravar-se nos próximos dias.


Ferdinando Bettencourt

No comments: