Thursday, January 25, 2007

Dinamizar entidades


in JM a 25-01-2007

Ponta do Sol Município da Cultura orçado em 100 mil euros

Dinamizar entidades



A Ponta do Sol é o primeiro Município da Cultura, um estatuto criado através de decreto legislativo regional que estabelece um conjunto de critérios para a candidatura dos concelhos a esta designação anual. Ontem, o presidente da edilidade e o director regional dos Assuntos Culturais apresentaram em conferência de imprensa os objectivos que a iniciativa visa alcançar, como a descentralização cultural e a dinamização de várias entidades culturais locais e regionais, incluindo ainda as escolas.


Sob o slogan “A cultura vive-se Aqui”, o programa da Ponta do Sol apresenta iniciativas na área de espectáculos, conferências, teatro, música, exposições e literatura, entre outros eventos. O orçamento é de 100 mil euros, sendo que 60 por cento é suportado pela DRAC e 40 por cento pela edilidade, como divulgou o autarca Rui Marques, que sublinhou que “o plano de actividades foi elaborado dentro das possibilidades financeiras da Câmara. A Lei de Finanças Locais não contribui para facilitar o nosso trabalho”, disse. No entanto, “mesmo assim, foi elaborado um programa muito diversificado”.


João Henrique Silva, por seu turno, salientou a importância de descentralizar os eventos culturais, não apenas como forma de ajudar os diversos agentes culturais a não se sentirem “desamparados”, mas também na perspectiva de criar novos públicos culturais. Um dos aspectos do programa, cujos eventos foram divididos por trimestres, é o de promover a memória cultural de Ponta do Sol, um dos mais antigos concelhos da Madeira, e de reforçar a sua identidade histórica. Os eventos irão acontecer na sua maioria o auditório John dos Passos, estando previstos eventos para as restantes freguesias de Ponta do Sol.


Paula Abreu

No comments: