Wednesday, January 31, 2007

Ondas gigantes atingem marina do Lugar de Baixo e Ribeira Brava

A infra-estrutura conseguiu manter-se firme face à violência do embate da maré.


Ondas gigantes atingem marina do Lugar de Baixo e Ribeira Brava

No cais, a ondulação provocou estragos em duas viaturas ligeiras. Uma delas por pouco não foi arrastada para o mar.

in DN a 31-01-2007

A marina do Lugar de Baixo, no concelho da Ponta do Sol, voltou a ser 'atacada' pela fúria das ondas. O mar alteroso galgou a barreira de protecção mas apesar da fúria das ondas a infra-estrutura não sofreu danos. Por volta do meio-dia, o mar começou a ficar bastante agitado e, em poucos minutos, formaram-se ondas de grande dimensão.

A violência do mar também atingiu a Ribeira Brava, onde a situações foi pior.

Com base em informações avançadas ao nosso matutino por algumas testemunhas, a forte ondulação fez estragos em dois carros estacionados no cais da Ribeira Brava.

As viaturas ligeiras ficaram parcialmente destruídas, sendo que uma delas, por pouco, não foi arrastada para o mar.

Valeu a intervenção de alguns trabalhadores que com a ajuda de um reboque conseguiram trazer um dos carros para uma zona segura.

Ao que foi possível apurar, a proprietária da viatura que sofreu maiores danos entrou em estado de choque quando chegou ao local e encontrou o carro destruído. A senhora terá sido assistida no Centro de Saúde da Ribeira Brava.

O Observatório de Meteorologia do Funchal (OMF) disse não ter conhecimento da existência de ondulação na zona Oeste da Madeira.

Uma técnica acrescentou não ter existido aviso de forte ondulação para o zona afectada. E nos próximos três dias as ondas não devem atingir 1.5 metros, salientou. A única explicação apresentada pela técnica do OMF foi a de se tratar de uma situação local.

De novo a marina do Lugar de Baixo volta a ser 'engolida' pela força das ondas. A última vez foi a 27 de Fevereiro de 2005.


Filipe Gonçalves

Muitos curiosos assistiram ao rebentar das ondas.

No comments: