Monday, January 22, 2007

Rui Marques rejeita culpas nos reparos do TC

Rui Marques diz não haverem procedimentos viciados.


in DN a 19_01-2007


Rui Marques rejeita culpas nos reparos do TC

Autarca da Ponta do Sol diz que as infracções referidas no relatório são anteriores à sua gestão


Rui Marques na sequência da publicação do relatório do Tribunal de Contas que aponta actos de má gestão à Câmara da Ponta do Sol, considera "lamentável que as pessoas não se recordem que o seu mandato teve início somente no fim do segundo semestre de 2005, quando as infracções apontadas já estavam efectivamente consumadas".

A sua única responsabilidade nestes dois casos apontados pelo TC - violar regime jurídico das despesas públicas , prende-se, segundo o presidente, "com o facto de ter autorizado os pagamentos, que faziam já parte das despesas assumidas pela Câmara, sendo portanto os respectivos valores devidos às empresas".

Relativamente às recomendações do procedimento para o fornecimento dos combustíveis, a Câmara vai acatar as recomendações. Rui Marques disse ao DIÁRIO que "o TC já tinha detectado tal facto anteriormente, mas que foi também verificado em primeira análise que não havia procedimentos viciados nem que se estava a agir de má-fé, pelo que continuou a se abastecer nos mesmos sítios." A Câmara vai agora providenciar medidas no sentido de criar um concurso para o fornecimento, "que ainda não foi feito porque não é tão simples como para requerer um equipamento, pelo facto do valor dos combustíveis ser variável. Teremos de encontrar uma solução." Questionado sobre as despesas com as reparações de automóveis que também foram objecto de reparos pelo TC, salienta que por ter carros de várias marcas, a autarquia não pode "estar a abrir concursos para as reparações de cada viatura individualmente, nem a prever se as viaturas vão avariar ou não de modo a abrir concurso antes. No ano passado foram 9.000 euros mas não se pode prever o que será em 2007".


Roberto Varela, Correspondente

1 comment:

amsf said...

Recorda que em 2005 só foi presidente a partir de Novembro e afirma que vai tomar em consideração as críticas do Tribunal de Contas.Quando a Câmara receber a avaliação de 2006 que desculpa vai dar?! Pelas suas palavras conclue-se que em 2006 passou-se o mesmo que agora foi denunciado pelo TC relativo a 2005!