Tuesday, January 30, 2007

PS quer organismo que controle as produções

Segundo o PS, existem plantações de estrelícias abandonadas.

in DN a 30-01-2007

PS quer organismo que controle as produções


O vereador José Manuel Coelho afirma que para muitos agricultores a aposta na fruticultura não foi lucrativa







Apesar de existirem explorações de "sucesso", tal como a que foi visitada ontem na Ponta do Sol pelo PS, a aposta da maior parte dos agricultores na fruticultura não foi lucrativa. Quem o diz é o vereador socialista na Câmara da Ponta do Sol, José Manuel Coelho, que contesta a política seguida pelo Governo Regional nesta matéria.

De acordo com o autarca, embora a fruticultura tenha sido apontada como a substituta de algumas culturas em declínio na Madeira, tendo sido, por isso, alvo de apoios comunitários, ela "não tem um peso muito grande na nossa economia". Daí que, passados alguns anos, vários agricultores tenham sido 'obrigados' a "abandonar as suas produções", saindo "mais pobres do que quando se meterem nessa actividade".

José Manuel Coelho sustenta que existem plantações de estrelícia, flor que faz a promoção turística da Madeira no exterior, que estão ao abandono, uma vez que não conseguem ser escoadas no mercado. O mesmo sucede, segundo o vereador, em relação à protea.

O autarca refere que esta é uma situação que se deve a diversos factores, como o distanciamento dos principais mercados e a área reduzida das produções, havendo também uma "palavra a dizer" pelo GR, através, por exemplo, de "um organismo de mercado regional que controle as produções e que saiba o que é excedente e o que é carente". Desse modo, os possíveis investidores sabem com o que contar, devendo apenas ser concedidos apoios às produções para as quais exista mercado.


Sílvia Ornelas

No comments: