Wednesday, January 31, 2007

Acordos de geminação não passam do papel

Em 2000, quando Jardim passou em Bora Bora, nasceu a intenção de geminar aquela paradisíaca ilha com Porto Santo. E por aí ficou.

in DN a 31-01-2007


Acordos de geminação não passam do papel

O Funchal concentra metade dos 26 acordos de irmandade assinados com a Madeira; quatro concelhos não têm nenhum


Cooperação, intercâmbio, colaboração, troca de experiências e amizade são expressões vulgarizadas nos acordos de geminação, também designados de irmandade, que têm sido assinados pelos nossos concelhos, cidades e até a própria Região Autónoma da Madeira. No total, estão em vigor 26 acordos de geminação, com a cidade do Funchal a chamar a si quase metade desse número. Segue-se a Região Autónoma da Madeira, com cinco acordos assinados. Da pesquisa efectuada pelo DIÁRIO junto de todas as entidades envolvidas na Madeira, constata-se que quatro concelhos não têm ou não querem acordos do género.

O mais recente protocolo de irmandade foi assinado na última terça-feira, entre a RAM e a ilha sul-coreana Jeju. Ali se repetiram o leque de intenções que normalmente faz parte dos acordos do género: cooperação, intercâmbio, amizade. Na altura, Jardim disse que gostaria que o acordo não ficasse apenas no papel, mas dificilmente essa pretensão será cumprida. Pelo menos isso é o que se deduz dos efeitos práticos da esmagadora maioria dos acordos em vigor: depois das promessas, seladas por vezes com alguma emoção, pouco ou nada se concretiza. Ficam as boas intenções e a retribuição da visita, às vezes.

A cidade do Funchal já assinou 12 protocolos de irmandade, que levaram o nome da capital madeirense aos Estados Unidos (Oakland, na Califórnia, Honolulu e Wailuki Maui, no Hawai, e ainda New Bedford, em Massachusetts), Austrália (Marrickville e Fremantle), África do Sul (Cape Town), Brasil (Santos), Alemanha (Leichlingen), Zâmbia (Livingstone), Israel (Herzliya) e Cabo Verde (Praia).

Com cinco geminações, a Região Autónoma da Madeira abriu as portas ao Valle d'Aosta (Itália), Jersey, Transval (actual Gauteng, na África do Sul) e Província do Cabo Ocidental (também na África do Sul), para além da já referida ilha sul-coreana Jeju. Em preparação estão os acordos com Nueva Esparta (Isla Margarita, Venezuela) e Crimeia (Ucrânia).

Machico surge logo a seguir no 'ranking' das geminações. Para além do caso caricato de Madeira Beach (ver destaque), o município machiquense tem ainda outros dois acordos de irmandade com concelhos açorianos, Lajes (Ilha do Pico) e Povoação (Ilha de São Miguel), fundamentados na forte influência de pescadores de Machico.

O Porto Santo mantém duas geminações com outras duas ilhas. A primeira com o concelho de Velas, na ilha açoriana de São Jorge, e a outra com a Ilha de Maio, em Cabo Verde. No 'baú' das intenções continua a geminação com a paradisíaca Bora Bora, no Taiti, aventada aquando da passagem de Jardim pela Polinésia, em 2000, bem como a intenção manifestada pela 'alcaldia' de El Hatillo, na Venezuela.

Com apenas um acordo firmado há quatro municípios: Santa Cruz (São Vicente-Cabo Verde); Ribeira Brava (São Nicolau-Cabo Verde); São Vicente (Nordeste-Açores); e Ponta do Sol (Ribeira Grande-Cabo Verde). Câmara de Lobos, Calheta, Santana e Porto Moniz ainda não se deixaram seduzir por esta abertura além-fronteiras...

Madeira Beach 'desconhecida'

O caso recente sobre a geminação da cidade norte-americana Madeira Beach, na Florida, com a Região Autónoma da Madeira, causou perplexidade nos Estados Unidos e por cá. Tal como o DIÁRIO anunciou oportunamente, o 'city manager' Jill Silverboard propôs um acordo de irmandade com a RAM, tendo alguns responsáveis políticos de Madeira Beach recusado a ideia. A divulgação dessa discussão alertou o antigo presidente da Câmara de Machico, Rufino Teixeira, dado que em 1974 o município machiquense havia celebrado um acordo de geminação com Madeira Beach.

Essa revelação viria a surpreender tudo e todos, em Machico e em Madeira Beach.

O imbróglio causou algum incómodo, dado que aparentemente o acordo de irmandade ainda continua em vigor, apesar de serem nulas as relações entre as cidades madeirense e norte-americana.

A semana passada, Jill Silverboard informava o nosso jornal que Madeira Beach julgava que o acordo de 1974 havia caducado em 2003. Contudo, já está a decorrer uma averiguação para avaliar a validade do protocolo assinado há 33 anos. Caso haja interesse de Machico, a geminação poderá ser reactivada, afiança Silverboard.


Agostinho Silva

No comments: