Thursday, January 25, 2007

Esgotos transportados no calhau da Madalena

Os esgotos serão transportados num colector junto à muralha, 3 a 4 metros de profundidade.


in DN a 25-01-2007

Esgotos transportados no calhau da Madalena


Colector da rede de saneamento básico está a ser instalado à cota do nível da água do mar
"Como qualquer obra marítima, tem sempre o seu risco se houver um grande temporal", salvaguarda o director regional.




A freguesia da Madalena do Mar vai estar brevemente ligada à rede pública de saneamento básico, integrada no projecto de distribuição de águas residuais no concelho da Ponta do Sol, obra da responsabilidade do Governo Regional. O estranho da empreitada, já em curso, é o facto de o colector estar a ser instalado no calhau, junto à muralha da marginal. A avaliar pela quantidade de terras e pedras extraídas pela máquina escavadora (volume esse que está amontoado na praia), leva a crer que a tubagem de esgotos será instalada a uma profundidade de, pelo menos, três a quatro metros, a uma cota já muito próxima do nível médio da água do mar - o que levanta algumas questões ambientais.

O DIÁRIO confrontou a director regional do Saneamento Básico, entidade executante e fiscalizadora da empreitada, para saber se há perigo de contaminação do mar. João Correia respondeu que se tratou de uma opção de engenharia que não é inédita e que irá permitir transportar as águas residuais da Madalena do Mar ao longo da marginal, até à estação elevatória existente junto ao cemitério.

Quanto às características dos materiais, referiu que o colector "não vai ficar à vista", mas também não será enterrado sem qualquer critério: "vai ficar devidamente 'amaciçado' em betão armado e cravado na muralha". Garantiu que a estrutura vai estar protegida dos fenómenos erosivos derivados da exposição marítima (águas e ondas) que, com o passar do tempo, desgasta a protecção exterior do colector. "Agora como qualquer obra marítima, tem sempre o seu risco se houver um grande temporal". A erosão poderá obrigar, também, a uma revisão futura do material. "Se calhar daqui a vinte anos poderá precisar de algum reforço para a protecção", salientou.

Rui Marques, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, que é também engenheiro de formação, explicou que a estrada regional da Madalena do Mar é plana e, como tal, não permite o escoamento das águas residuais porque não apresenta inclinação. "A estrada está praticamente à mesma cota e o tubo tinha de ter um desnível porque o sistema do tubo funciona por gravidade", apontou o autarca. Por um lado, evitou transtornos ao tráfego automóvel. Por outro, tornou mais fácil (e barato) o trabalho de escavação.

Ainda assim, está prevista a criação de uma estação elevatória a meio da marginal da freguesia, de modo a evitar escavações no calhau a grandes profundidades.

As águas residuais recolhidas na Madalena do Mar serão transportadas até à estação elevatória e bombeadas para a ETAR existente ao fim do túnel do cais da vila da Ponta do Sol.


Ricardo Duarte Freitas

No comments: