Monday, January 15, 2007

Escarpa do Lugar de Baixo “desmanchada” em taludes


in JM a 14-01-2007

Consolidação da falésia da Calheta avançará após conclusão do estudo

Escarpa do Lugar de Baixo “desmanchada” em taludes



Santos Costa diz que o tráfego continuará normal na via expresso entre a Ribeira Brava e a Ponta do Sol, durante o período de obras na escarpa.



Santos Costa anunciou que a consolidação da escarpa do Lugar de Baixo vai avançar, em breve. Quanto à do talude sobranceiro à marginal da Calheta a mesma ficará mais para a frente, uma vez que estão ainda a ser terminados os estudos sobre a falésia em questão.

O secretário regional do Equipamento Social diz ainda que a empreitada de consolidação da escarpa do Lugar de Baixo vai obrigar à retirada de material, em taludes, e à colocação de redes de protecção, à semelhança do que se fez recentemente na Calheta, no sítio do Massapez.

Lembre-se que a escarpa do Massapez começou a abrir frechas, ameaçando a segurança das residências no sítio da Fajã.

Contudo, diz que a operacionalidade da via expresso não estará em causa, uma vez que não será atingida pelos trabalhos, o mesmo acontecendo com a marina. Apenas a zona a oeste desta infra-estrutura, sobretudo o parque de estacionamento, poderá ficar condicionado durante os trabalhos.

Recorde-se que a consolidação das escarpas da marginal da Calheta e do Lugar de Baixo foi decidida, na quarta-feira, durante a reunião entre o Governo Regional e os executivos camarários da Calheta e da Ponta do Sol.

Expropriações vêm “emperrando” ligações
Santos Costa disse ao JORNAL da MADEIRA que o Governo Regional espera que as estradas entre os Piornais e São Martinho (com ligação à via rápida), entre Santa Rita e Santo Amaro (nas proximidades do “MadeiraShopping) e entre o Campo da Barca e o Chão da Loba (a denominada Saída Leste) estejam concluídas em breve.
O secretário regional do Equipamento Social e Transportes refere que são obras que estão em curso e que têm apresentado algumas dificuldades com as expropriações, que o governante espera ver resolvidas a médio prazo. O nosso interlocutor lembra que, no caso da saída leste, falta apenas um pequeno troço, entre a Rua do Acciouli e a Rua da Alegria. Contudo, escusa-se a avançar com prazos para a conclusão das três empreitadas, lembrando que tudo vai depender da evolução dos processos de expropriação.


Miguel Angelo

2 comments:

amsf said...

Violando a lei, o Governo Regional ofereceu os terrenos onde está implantada a Marina do Lugar de Baixo à Sociedade Ponta Oeste e agora vai pagar as obras que permitirão garantir a segurança da referida extrutura. Só não vê quem não quer!

amsf said...

Aliás, este trabalho foi adjudicado directamente a uma empresa (sem concurso público) há mais de 6 meses por motivos de urgência e até agora nada!