Tuesday, January 30, 2007

PS pede ajuda para os floricultores

Alerta foi feito ao Governo Regional relativamente ao escoamento de produtos

PS pede ajuda para os floricultores

in JM a 30-01-2007


O PS apela o Governo Regional e as associações de agricultores para «deitar a mão» àqueles que se dedicam à floricultura, sobretudo os que possuem pequenas explorações, e «fazer prospecção de novos mercados». De acordo com José Manuel Coelho, a dimensão das explorações que são algumas delas muito diminutas, a insularidade e o facto de a Região estar afastada dos grandes centros de mercado, são factores que não ajudam este tipo de exploração.


Numa visita a uma floricultura no Sítio das Terças, na Ponta do Sol, uma estufa de sucesso com 17 anos de existência, este deputado na Assembleia Regional disse que, apesar de existirem várias explorações de floricultura com sucesso, há outras que se deparam com dificuldades, nomeadamente no que respeita ao escoamento dos produtos.
A floricultura «é uma área que tem sido uma aposta do Governo Regional, mas nem sempre tem sido uma área de sucesso», referiu, adiantando que embora com incentivos da Comunidade Europeia e apoios do governo o sucesso nem sempre é garantido, sobretudo devido «à falta de comercialização».


A este respeito, entende que «o governo deveria organizar o mercado regional e saber as suas necessidades, os excedentes que tem em determinadas produções e as carências».


Para além disso, defendeu que os apoios deveriam ser dados aos jovens agricultores e «não às culturas que já são excedentárias». É que «se o governo só se preocupar em por a produzir e depois não haver escoamento de produtos, a agricultura está condenada», concluiu.

C.S.

No comments: