Wednesday, July 25, 2007

Francisco Fernandes enaltece parcerias entre Governo e Banif



Jornal da Madeira / Economia / 2007-07-25

Na inauguração da agência do banco nos Canhas, onde houve que encontrar um padre alternativo para a bênção



Francisco Fernandes enaltece parcerias entre Governo e Banif

As parcerias entre o Governo e o Banif foram enaltecidas como um bom exemplo pelo secretário regional da Educação. Francisco Fernandes falava na inauguração da nova agência do Banif na freguesia dos Canhas, cujo concelho da Ponta do Sol, com três balcões, passa a ser o terceiro maior em termos de oferta da instituição na região autónoma. Pela parte do banco, Machado Andrade, administrador com responsabilidade pela área de negócios da Madeira, sublinharia a pujança do grupo, que mereceu já rasgados elogios suíços, e que provocaram, mesmo, uma forte valorização das acções.

O secretário regional da Educação enalteceu as parcerias que o governo da Madeira tem estababelecido com o Banif que, como sublinhou na inauguração da agência da instituição financeira nos Canhas, tem sido importante, sobretudo nesta conjuntura. Uma conjuntura, recorde-se, onde a Madeira tem encontrado contratempos na obtenção de apoios do Estado e de Bruxelas.

Mais referiu Francisco Fernandes que o Banif, além da componente comercial que tem, no fundo, a razão da sua existência, tem tido uma atenção especial com as causas sociais. Aos que passam a trabalhar na nova agência, o governante sensibilizou-os para que tenham um cuidado particular com a comunidade residente naquela área, que, atendendo à situação menos boa que o país atravessa, a atenção pessoal será cada vez mais importante.

No fundo, esta leitura seria expressa pelo padre Bernardino, da vila da Ponta do Sol, que substituiu o padre Paulo, que deveria dar a bênção do novo espaço comercial.

Assim, um pouco para além do tempo previsto, o pe. Bernardino centraria as palavras que antecederam a benção, precisamente na sensibilização para o bom atendimento, com pequenos gestos de bondade que fazem as pessoas sentirem-se vistas e reconhecidas. No fundo, expressou votos que assimilou nos Estados Unidos da América, onde viveu e reconhece haver esse cuidado.

Pela parte do Banif falou Machado Andrade, administrador da instituição, reponsável pela área de negócio da Madeira.

Acentuou a presença da instituição no concelho da Ponta do Sol, que, com a abertura da nova agência, passa a ser a terceira maior na região autónoma, onde o banco dispõe de 36 agências.

Fez referência igualmente ao crescimento do Banif pelo país e pelo mundo e o reconhecimento que uma reputada instituição suíça teve com o que disse ser uma pérola no Atlântico, referindo-se ao Banif e aos resultados brilhantes que apresenta. O suficiente para que as acções do banco madeirense valorizassem seis vezes.

Outro orador seria o presidente da câmara municipal da Ponta do Sol. Reconhecendo a presença do Banif no concelho, Rui Marques quis sublinhar o dinamismo económico que a freguesia dos Canhas tem conhecido, o que terá motivado o Banif a apostar numa terceira agência que, segundo Machado Andrade, veio permitir à instituição redefinir a oferta no concelho. Uma oferta que passou, segundo disse, pela manutenção da agora denominada agência do Livramento, a qual sublinhou manter-se devido à sensibilidade que houve em relação aos pedidos da população nesse sentido.


Paulo Alexandre Camacho

No comments: