Monday, May 22, 2006

Derrocada nos Anjos

Derrocada nos “Anjos” destrói zona agrícola
Publicada a 14/05/2006

Na freguesia dos Canhas — Ponta do Sol
Derrocada nos “Anjos” destrói zona agrícola
Vários terrenos agrícolas foram ontem destruídos por uma derrocada, causando um grande susto à população. Alguns respingos de pedras chegaram a atingir as residências mais próximas, partindo algumas telhas e danificando parte da pintura de alguns carros.


Uma derrocada de grandes dimensões destruiu vários terrenos agrícolas no sítio dos Anjos, na freguesia dos Canhas, concelho da Ponta do Sol, ontem à tarde, mas em princípio não há vítimas a lamentar.
Um estrondo fez estremecer uma das partes do sítio dos Anjos, acima da estrada, provocando um grande susto à população que se viu ainda ameaçada com alguns respingos de pedras que atingiram diversas casas e carros.
A derrocada surgiu de forma brusca, cobrindo uma grande parte da falésia e de terrenos agrícolas, sem que desse tempo da população se ter apercebido se alguém teria ficado atingido na zona afectada. De acordo com as pessoas do local, os terrenos atingidos pertencem a diversos proprietários onde os agricultores costumam regar e tratar a terra.
Um dos residentes mostrou à reportagem de JM algumas telhas partidas e alguns carros com a tinta danificada resultante dos respingos de pedras da derrocada que cobriu algumas centenas de metros de terrenos agrícolas.
A quebrada destruiu ainda uma furna que dava acesso a um poço de rega e que se destinava a abastecer as zonas agrícolas daquela zona.
Segundo um dos moradores, o alerta foi dado de imediato à Protecção Civil, tendo ficado combinado que a Polícia iria se deslocar ao local para fazer o balanço da situação. Com efeito, a população reclamava no local a presença de técnicos para avaliarem toda a falésia e, eventualmente, procederem ao isolamento daquela área sobranceira aos terrenos agrícolas em caso de necessidade.


Ferdinando Bettencourt


Agricultura dos “Anjos” em risco de se perder
Publicada a 21/05/2006

No comments: