Os adeptos do sol já há muito que começaram a fazer praia, mas nem todas contam com a presença de um nadador-salvador
MARTA HENRIQUES in Tribuna da Madeira
Apesar de as autarquias poderem iniciar a época balnear em qualquer altura do ano, todas optam pelo mês de Junho para abrir ao público as respectivas zonas balneares. O Tribuna rondou o Norte e Sul da Madeira e verificou que os nadadores-salvadores só estarão ao activo no próximo mês. Até lá os banhistas estão por sua conta e risco.
O sol já anda a dar um “ar da sua graça”. O Verão ainda não começou, porque oficialmente só se inicia a 21 de Junho, mas há quem opte por ir à praia antes da data oficial e comece os banhos logo aos primeiros raios de sol. Nem sempre as condições encontradas pelos banhistas são as melhores. Isto é, a falta de vigilância, os balneários a funcionar ainda a “meio gás”. Mas nem todos se importam com esta situação, e mesmo assim fazem praia.
Deste o ano passado que as câmaras municipais ganharam o poder de decidir a data para a abertura oficial da época balnear. A nova Lei, aprovada por unanimidade na Assembleia da República, permite às autarquias definirem até ao final de Janeiro de cada ano, a época balnear em vigor para cada área. Assim, cada câmara pode abrir mais cedo a época balnear da sua zona. Mas, actualmente não é isso que acontece. Numa ronda realizada por algumas praias do Norte, foi possível observar a ausência de nadadores-salvadores, e que muitas das instâncias balneares estão a funcionar com o mínimo de condições.
Ponta do Sol – últimos preparativos para a abertura da época balnear
Para os lados da Ponta do Sol, a praia local ainda não está apostos para receber os primeiros banhistas. Os balneários estão em obras, o calhau apresenta grandes “pedregulhos”, não existe no local as mínimas condições para que um dia de praia seja feito com segurança. Mas mesmo assim existe quem arrisque.
Segundo informações prestadas pela Câmara Municipal da Ponta do Sol ainda não existe nenhuma data prevista para a abertura oficial da época balnear devido aos trabalhos de limpeza que estão a ser feitos na encosta.
Luísa Santos, residente na Ponta do Sol, refere que como não tem viatura própria a única solução que tem para ir à praia é só naquele local. “Eu sei que esta praia ainda não está em condições”, reconhece. “Mas, como está bom tempo, não podia deixar de cá vir.”
No comments:
Post a Comment