in DN a 8/5/2006
O convite partiu do director do GCEA durante a digressão do Coro de Câmara do GCEA ao continente
Entre os dias 21 e 25 de Abril, o Coro de Câmara do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA) realizou a sua primeira digressão ao continente português, iniciativa coroada de sucesso.
Carlos Gonçalves, director de serviços do GCEA, que acompanhou esta digressão, aproveitou a oportunidade para fazer um convite ao Coro de Câmara de Lisboa para se deslocar à Madeira entre os dias 30 de Novembro e 3 de Dezembro do corrente ano, para, em conjunto com o Coro de Câmara do GCEA, realizarem alguns concertos na Madeira.
O convite, esse, foi aceite prontamente, sendo que, por agora, Funchal, Machico e Ponta de Sol são os locais mais prováveis para os três concertos, uma «oportunidade fantástica a não perder pelos muitos coristas que existem na Madeira e sobretudo pelo público em geral».
Refira-se que o Coro de Câmara de Lisboa, com quase 30 anos de existência, tem muitos CDs gravados, várias digressões internacionais, prémios em concursos, etc.
Já sobre a digressão do Coro de Câmara do GCEA ao continente, Carlos Gonçalves revela que «o coro teve muitas críticas positivas à qualidade do trabalho que está a desenvolver, nomeadamente à diversidade do seu repertório e empenho visível dos seus coristas e do maestro José Carlos Bago d´Uva durante os concertos». Além disso, adianta, o Coro de Câmara teve a oportunidade de contactar com outros bons coros nacionais, destacando-se, como já referimos, o Coro de Câmara de Lisboa e sua maestrina Teresita Gutierrez, de nacionalidade argentina.
Recorde-se que esta digressão teve como ponto de partida o convite para a participação no 3.º Festival de Coros de Câmara de Olhão, no Algarve, onde realizou concertos nos dias 21 e 22 de Abril, na igreja de Moncarapacho e na igreja matriz de Olhão, respectivamente. No dia 23, em Lagos, o coro actuou, a convite da autarquia, no Centro Cultural local. Finalmente, a 25, o coro realizou o seu último concerto, desta feita na Basílica dos Mártires, no Chiado - Lisboa.
CORO DE CÂMARA DO GCEA
O Coro de Câmara do Gabinete Coordenador de Educação Artística foi criado em 2003, na dependência da Secretaria Regional de Educação, através do Gabinete Coordenador de Educação Artística.
Formado por professores ligados ao ensino da música na Madeira, o grupo apresenta um trabalho de formação na área do canto coral, assente num repertório diversificado e adequado ao número de elementos que em cada ano lectivo o integram. Desde a sua criação, já realizou dezenas de actuações na Madeira e no Porto Santo, e agora no continente português.
No presente ano lectivo, o coro é constituído por 14 vozes e tem como responsável artístico, desde a sua criação, o professor José Carlos Bago d´Uva.
João Filipe Pestana
No comments:
Post a Comment