Todas as praias candidatas foram aprovadas
Publicada a 13-05-2006
Quinze praias madeirenses vão ostentar, no próximo Verão, a Bandeira Azul. Exactamente o mesmo número de candidaturas apresentadas pela Região. Domingos Abreu sublinha o pleno e refere que a Madeira só apresenta aquelas que têm certeza de virem a receber o galardão. O ano passado foram 14, das quais três saíram da lista, devido a obras: Nova e Arieiro (Funchal) e Laje (Seixal). Em contrapartida entraram quatro: Calheta, Madalena do Mar, Ponta do Sol e Ribeira Brava.
A Madeira viu as suas 15 candidaturas (mais uma do que no ano passado) a Bandeira Azul aprovadas pela Associação Bandeira Azul de Portugal, que garante a qualidade das praias portuguesas.
Domingos Abreu sublinha que o objectivo tem sido conseguir 100% de aprovação, pelo que só são apresentadas candidaturas de praias com reais possibilidades de alcançarem o galardão.
O director regional do Ambiente, em declarações ao JORNAL da MADEIRA, destaca que o objectivo a médio prazo é ter todos os concelhos com, pelo menos, uma Bandeira Azul. Neste momento, ainda não as têm os concelhos de Machico, São Vicente e Câmara de Lobos, já que no momento da candidatura as referidas praias estavam em obras.
Aliás, pela mesma razão ficaram de fora, este ano, as praias Nova e do Arieiro, no Funchal, que fazem parte do Complexo Balnear da Praia Formosa e que se encontram em obras: construção da promenade entre Funchal e Câmara de Lobos, uma obra da Vice-Presidência, através da Sociedade de Desenvolvimento, que se encontra na última fase.
Também de fora ficou a praia da Lage, no Seixal (Porto Moniz), igualmente devido a obras de beneficiação, executadas pela Câmara local.
No entanto, apesar destas três situações, a verdade é que a Região ainda apresenta mais uma candidatura do que no ano passado, devido à entrada de quatro novas praias: Calheta, Ponta do Sol, Madalena do Mar e Ribeira Brava.
O governante lembra que as regras de candidatura são severas. Mas, no caso da Região, «só por falta de qualidade das praias ou das suas águas que não houve candidatura. É que o regulamento impõe que não serão aprovadas aquelas onde decorre obras ou nos seus acessos, o que é o caso das existentes nos concelhos de Machico, Câmara de Lobos e São Vicente e das praias Nova, do Arieiro e da Laje.
Este ano, a Direcção Regional do Ambiente, que coordena o processo, em colaboração com as autarquias, candidatou seis praias do Funchal: Barreirinha, Lido, Clube Naval do Funchal, Ponta Gorda/Poças do Governador, Poças do Gomes/Doca do Cavacas e Praia Formosa.
Os concelhos da Ponta do Sol e da Ribeira Brava, após alguns anos sem ostentarem qualquer "Bandeira Azul", voltam este ano ao grupo. Novidade absoluta é o da Calheta, com a praia da vila.
Para além destas, receberão a Bandeira Azul as praias do Porto Moniz (piscinas), Fontinha (Porto Santo), Palmeiras e Galo Mar (Santa Cruz) e ribeira do Faial.
A "Bandeira Azul" é um galardão instituído em 1987 no âmbito do Programa Europeu do Ambiente e apresenta-se em três vertentes: praias, portos e embarcações de recreio.
207 recebem galardão em todo o País
O galardão da qualidade balnear "Bandeira Azul" foi este ano atribuído a 207 praias, o que representa cerca de metade do total de zonas balneares designadas, anunciou ontem a Associação Bandeira Azul de Portugal.
Na campanha Bandeira Azul para este ano registou-se a estreia de 16 zonas balneares (que se juntam às 191 atribuídas no ano passado) e seis municípios que, pela primeira vez, têm praias galardoadas: Arouca, Aveiro, Figueiró dos Vinhos, Calheta, Ribeira Brava e Ponta do Sol.
A região do Algarve voltou a ser a que recebeu maior número de Bandeiras Azuis no país, com 55 praias este ano (mais sete do que em 2005), tendo registado também o maior aumento do número de bandeiras em resultado de quatro novas candidaturas (Ingrina, Carvoeira, Pintadinho e Oura-Leste).
Miguel Angelo, JM
Madeira obtém pleno com 15 Bandeiras Azuis
No comments:
Post a Comment