Monday, November 20, 2006

Câmara vai exigir renda pela esquadra da PSP


in JM a 20-11-2006

Se o Governo da República não construir um novo posto policial

Câmara vai exigir renda pela esquadra da PSP

Rui Marques lembra que o terreno previsto para a esquadra ficará junto ao futuro jardim municipal e posto de venda de artesanato.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol vai exigir, ao Ministério da Administração Interna, renda pelo edifício onde agora está instalada a PSP. A autarquia diz que não tem tomado essa posição até agora devido ao excelente trabalho desenvolvido por aquela força policial, mas afirma-se cansada de esperar que seja construída uma nova esquadra no local.

Rui Marques diz que o aumento não será para já, mas assume que a questão está em cima da mesa e que será uma realidade se o Governo da República continuar sem apresentar uma solução viável para a PSP local, em termos de instalações.

O presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol recorda que o edifício em causa apresenta alguns sinais de degradação e que, neste momento, face aos cortes financeiros, a autarquia não tem meios de o recuperar.

«Tudo vai depender da posição que o Governo da República tiver com a Ponta do Sol. Se Lisboa não tiver consideração connosco, nós também não temos que ser solidários com as dificuldades deles» — acentua.

O nosso interlocutor lembra ainda que já tem o terreno disponível para a construção de uma nova esquadra da PSP. Fica localizado junto à rotunda da Ponta do Sol, no local onde esteve para ser construído o centro lúdico e desportivo e também o mercado municipal, infra-estrutura esta que será construída mais a norte, na zona de expansão da vila.

O presidente da CMPS diz que nesse terreno será construído um jardim municipal, com estacionamento subterrâneo e ainda uma pequena zona de lazer, com parque infantil, bem como uma área de bar e esplanada e uma outra destinada à venda de artesanato. A autarquia reservará uma parte do terreno para a construção da esquadra, intenção essa que, conforme enfatiza, já foi transmitida, por mais de uma vez, ao Comando Regional da PSP-Madeira.

O edil diz que ainda não reuniu com o actual responsável (superintendente Guedes da Silva), mas que já o fez com o seu antecessor (superintendente Pinto do Carmo). E mostra-se aberto a conversar com o primeiro sobre este problema.

Rui Marques diz ainda que já está cansado de falar sobre o assunto e que agora compete à PSP ou ao MAI dar o próximo passado. O autarca reconhece que os tempos são difíceis, mas lembra que o terreno será cedido…

O nosso interlocutor faz ainda questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pela PSP no local, frisando que o seu agastamento é com o MAI e não com os agentes, «que têm sido notáveis no empenho e dedicação a este concelho». Aliás, «com esta posição até estamos a defendê-los, a lutar pela melhoria das suas condições de trabalho».

Fechar a avenida está fora de questão

Rui Marques diz que fechar a Avenida Primeiro de Maio ao trânsito está fora de questão, porque isso iria contribuir para que a vila ficasse mais vazia.
O autarca refere que o projecto da edilidade passa por criar condições para uma praça de táxis e ainda para o estacionamento de autocarros de turismo. De resto, uma ou outra melhoria ao nível de mobiliário urbano e das zonas verdes.

O presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol diz-nos ainda que a remodelação do centro da vila já está realizada, com a requalificação das artérias, o fecho das ruas ao trânsito e a recuperação de fachadas de edifícios. O edil releva ainda o facto de estar em curso o reforço do abastecimento de água aos Canhas. E acrescenta que, o próximo passo, àquele nível, passará pela melhoria da ligação aos domicílios.

Fechar a avenida está fora de questão

Rui Marques diz que fechar a Avenida Primeiro de Maio ao trânsito está fora de questão, porque isso iria contribuir para que a vila ficasse mais vazia.
O autarca refere que o projecto da edilidade passa por criar condições para uma praça de táxis e ainda para o estacionamento de autocarros de turismo. De resto, uma ou outra melhoria ao nível de mobiliário urbano e de zonas verdes.

O presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol diz-nos ainda que a remodelação do centro da vila já está realizada, com a requalificação das artérias, o fecho das ruas ao trânsito e a recuperação das fachadas de edifícios. O edil revela ainda o facto de estar em curso o reforço do abastecimento de água aos Canhas. E acrescenta que, o próximo passo, àquele nível, passará pela melhoria da ligação aos domicílios.

Miguel Angelo

1 comment:

amsf said...

nova esquadra da PSP. Fica localizado junto à rotunda da Ponta do Sol, no local onde esteve para ser construído o centro lúdico e desportivo e também o mercado municipal, infra-estrutura esta que será construída mais a norte, na zona de expansão da vila.
Parece-me que não conhece as dimensões do espaço! Ao longo dos últimos 2 anos já ouvi tanta versão oficial! Portanto a última versão é:
"um jardim municipal, com estacionamento subterrâneo e ainda uma pequena zona de lazer, com parque infantil, bem como uma área de bar e esplanada e uma outra destinada à venda de artesanato. A autarquia reservará uma parte do terreno para a construção da esquadra"