Friday, March 16, 2007

PSP descobre condutor





Apanhado com carro já reparado oito dias depois do atropelamento mortal

PSP descobre condutor

in JM a 16-03-2007

A viatura que atropelou mortalmente um homem na Madalena do Mar, no passado dia 6, foi descoberta pela PSP oito dias depois do acidente e o condutor constituído arguido para responsabilidades criminais. Em causa está a fuga, omissão de auxílio e, eventualmente, homicídio por negligência.
Recorde-se que o motociclista foi atropelado mortalmente depois de efectuar uma ultrapassagem mal calculada e colidir num carro que seguia em direcção contrária, ou seja entre a Madalena do Mar e a Calheta.
Neste embate, o motociclista foi projectado e, quando se preparava para levantar-se, foi colhido fatalmente por uma viatura que circulava no mesmo sentido da motorizada e que se pôs em fuga sem reduzir a velocidade.
O condutor em fuga, trata-se de um homem, de 33 anos, natural e residente nos Canhas. Regressava do trabalho, na Calheta, e, como dado novo, transportava na altura outros trabalhadores do mesmo serviço. Foi descoberto pela PSP no seguimento de complexas investigações. Curiosamente, o visado é da mesma freguesia do falecido, de 39 anos, assim como, este também trabalhava na Calheta e fazia o mesmo trajecto à frente do carro atropelante.
A informação foi ontem confirmada oficialmente pelo responsável do trânsito, Adelino Pimenta. Confirmou assim as suas expectativas que o condutor em causa seria mais cedo ou mais tarde identificado face a experiências anteriores do mesmo género. “A Polícia partiu para averiguações apenas com uma determinada marca da viatura em causa através de testemunhas do local — Opel Corsa — e de uma pequena peça do carro que caiu no local do acidente”, referiu aquele responsável. “O Opel Corsa, com uma listagem preta no capot, quando foi detectada pela Polícia da Ponta do Sol já tinha sido reparada numa determinada oficina e já se encontrava a circular como se nada tivesse acontecido”, confirmou o comissário da PSP.
O condutor já se encontra devidamente identificado para assumir responsabilidades criminais, tendo o processo “baixado” para inquérito.

Condutor atropelante
trazia outros trabalhadores

Segundo o que apurámos, o condutor em causa trazia outros trabalhadores na mesma viatura, de uma obra na Calheta, na ocasião do atropelamento, os quais podem ser arrolados no mesmo processo como cúmplices dado que, ao que tudo indica, à semelhança do condutor, omitiram um crime desta natureza.

Recorde-se que o atropelamento mortal aconteceu ao fim da tarde do dia 6 (terça-feira), e o condutor em fuga só foi identificado nesta quarta-feira (dia 14), ou seja oito dias após o acidente. Sabe-se que a Polícia andou de oficina em oficina, em vários pontos da ilha, a tentar descobrir o infractor, sendo que estava sempre confiante com o sucesso destas buscas. Refira-se que nestas investigações a Polícia teve do seu lado a população que sempre ia dando algumas informações sobre eventuais suspeitas no âmbito de uma campanha para descobrir o Opel Corsa, de cor clara e que possuía uma listagem preta no capot.

Mais um caso de investigação de sucesso que pode servir de exemplo para comportamentos que, à partida, são condenados por toda a gente.


Ferdinando Bettencourt

No comments: