Monday, April 23, 2007

DRAC continua aposta na recuperação




in JM a 19-04-2007


Dependendo do orçamento de 2008

DRAC continua aposta na recuperação

A Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) está a “apoiar-se” num decreto legislativo regional que foi criado e aprovado para enquadrar os apoios à manutenção da arquitectura tradicional. Essa lei, que já funciona há três anos a esta parte, tem sido utilizada para peças de arquitectura, de construção, de edifícios de habitação e de moínhos do concelho de Santana. Até agora, a recuperação tinha sido feita apenas naquele concelho mas, em breve, irá estender-se a outros concelhos, nomeadamente, à Ponta do Sol. De acordo com o director regional dos Assuntos Culturais, também neste concelho, existem mais exemplares da arquitectura tradicional madeirense, como seja, a casa de pedra coberta por colmo, o moínho a água, ou até a antiga mercearia.

O objectivo da DRAC é, através da exposição inaugurada ontem no Centro Cultural John dos Passos, denominada “Património da Ponta do Sol”, «divulgar e sensibilizar a população para a importância deste património», realçou João Henrique Silva.
Assim sendo, a DRAC espera que o orçamento de 2008 possa contemplar verbas que permita a recuperação dos melhores exemplares que normalmente são casas habitadas.
No que respeita ao trabalho que já foi feito na Ponta do Sol, o director regional recordou a obra de restauro de que foi alvo a igreja matriz e o respectivo órgão histórico. No presente, está a ser concluído o levantamento da situação do imóvel do Solar dos Esmeraldos «um imóvel que requer intervenção a breve prazo pois sofre de fissuras e infiltrações no telhado que obrigam a uma revisão próxima de toda a estrutura do edifício», como explicou João Henrique Silva.

De salientar que a exposição inaugurada ontem realizou-se no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A mostra, sobre o património edificado e natural da Ponta do Sol poderá ser visto até 29 de Abril.

Lúcia Mendonça da Silva

No comments: