Monday, April 23, 2007

Secretário escreve a ministro





in JM a 22-04-2007


Manuel António Correia queixa-se de sistema informático nacional

Secretário escreve a ministro



O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais disse, ontem, na II Feira Regional da Cana-de-Açúcar, nos Canhas, ter escrito ao ministro da Agricultura, Jaime Silva, a pedir a prorrogação do prazo de entrega das candidaturas dos agricultores madeirenses para beneficiarem dos apoios financeiros, nomeadamente do POSEIMA, a que têm direito. O secretário quer que o prazo seja alargado de 15 para 31 de Maio.

Manuel António Correia aproveitou ainda para pedir a intervenção do ministro da Agricultura para que o sistema informático a partir do qual as candidaturas são feitas seja regularizado.

Tudo porque a Secretaria Regional tem detectado dificuldades neste sistema informático nacional que está a ser aplicado nos cerca de 30 postos de atendimentos criados na Região para receber as candidaturas.

«Temos detectado um problema na Madeira, que é idêntico ao que sucede em todo o país. É que o Ministério da Agricultura criou um sistema informático que não suporta a quantidade de procura que tem tido, o que tem prejudicado os agricultores», disse o secretário regional, havendo casos de pessoas que «esperam horas para serem atendidas».

Daí que Manuel António tenha, na quinta-feira passada, enviado uma carta ao ministro pedindo a sua intervenção e agora espera resposta.

Para além destes pedidos, o secretário regional promete medidas na Região «para acelerar e compensar essa situação», nomeadamente permitindo inscrições dos agricultores nos postos de atendimento nos feriados e nos sábados, «de forma a dar mais ‘dias úteis’». E isso já irá acontecer no feriado de 25 de Abril.

Manuel António Correia falava durante a abertura da II Feira Regional a Cana-de-Açúcar, na freguesia dos Canhas, na Ponta do Sol, onde garantiu que os apoios vão continuar nos próximos anos, quer à produção, quer aos preços, quer ao investimento em novas explorações, com o recurso a apoios comunitários.

Inaugurações e Feira da Cana

No dia 4 de Maio, pelas 16:30 horas, o presidente do Governo Regional desloca-se a São Vicente, mais con-cretamente ao sítio do Laranjal, onde irá proceder à inauguração da canalização da ribeira.

Esta obra, que ascendeu a 700 mil euros, tem carácter urgente dada a necessidade de serem protegidos os terrenos e construções marginais dos caudais da ribeira, tendo em vista garantir a segurança às infra-estruturas existentes e a construir.

Foram construídas muralhas de canalização na margem esquerda da ribeira e travessões de regularização no leito, numa extensão total de 200 metros, para além de um arruamento marginal, com uma faixa de rodagem de 6 metros de largura e passeios de 1,2 metros. Esta estrada ficou dotada de redes de água, electricidade e telefones.
Dois dias antes, Alberto João Jardim inaugura, em São Martinho, um empreendimento de habitação colectiva, constituído por 15 apartamentos do tipo T1, T2 e T3. O mesmo possui ainda dois pisos destinados a comércio e serviços.

O valor do empreendimento privado, que é inaugurado pelas 18 horas do dia 2, ascendeu a cinco milhões de euros.

Entretanto, hoje, o presidente do Governo Regional desloca-se, pelas 15 horas, aos Canhas, onde irá visitar a II Feira da Cana-de-Açúcar da Madeira, a decorrer no Centro de Abastecimento Agrícola daquela freguesia. Trata-se de uma organização da Casa do Povo, da Junta de Freguesia dos Canhas e da Câmara Municipal da Ponta do Sol.

Produção duplica em sete anos

Nos últimos sete anos, a Madeira praticamente duplicou a produção de cana-de-açúcar, passando das 2.800 toneladas para uma expectativa de 5.700, em 2007.
«Este ano já foram entregues aos engenhos 1.800 toneladas, o que corresponde a mais de 30%», disse Manuel António durante a II Feira da Cana-de-Açúcar, nos Canhas. O secretário congratulou-se ainda por a Madeira ter aumentado a sua produção, garantindo o escoamento da cana-de-açúcar e dos seus derivados.


Alberto Pita

No comments: